PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Advertisements

Técnicas de Comunicação Escrita
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Prof. Valdenir Araújo Pessôa
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Funções da linguagem 1º ano Língua Portuguesa
AULA 12 REVISÃO PARA PROVA
AULA 21 REVISÃO PARA AVALIAÇÃO 3
AULA 1 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DA DISCIPLINA
DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO:
PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO
PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO
AULA 5 FUNÇÕES DA LINGUAGEM Página 11
AULA 16 METODOLOGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS RESUMOS
AULA 11 TEMA 5: PRODUÇÃO TEXTUAL JURÍDICA II: IMPUGNAÇÃO E DECISÃO SANEADORA
PROFA. MARISTELA DE SOUZA BORBA WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO AULA 10 PRODUÇÃO TEXTUAL JURÍDICA II PÁGINA 48 DATA:
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
Argumentação e Comunicação
Função emotiva ou expressiva
Comunicação e Expressão Profª Vania.
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
PROFͣ SABRINA LINHARES
Professora: Aíla Rodrigues
PROFA. SIBELE LETÍCIA R. O. BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
Ponto 2 Formas de Expressão Expressão Escrita
Técnicas de Comunicação Oral e Escrita
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
As funções da linguagem
PROFAS. SIBELE LETÍCIA R. O. BIAZOTTO MARISTELA DE SOUZA BORBA WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO AULA 15 TEMA 7: SENTENÇA TEMA 8: CONCORDÂNCIA VERBAL E USOS.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
07/04/2017 A comunicação Conceitos.
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
Redação Profª Ana Carolina Silva Mendonça
Estrutura do documento:
Funções da Linguagem.
A Comunicação Escrita.
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
Comunicação.
Revisão para a prova Códigos Visuais.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
Desafio Pré-vestibular
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Lojas de Informática & eletrônicos
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
Mitos sobre o ato de escrever
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
PROVA BRASIL 2015.
Conceitos Introdutórios
Engenharia de Produção 2° semestre de 2010
FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFESSORES: JULIÃO e ASSONILDE NEGREIROS Técnicas de Comunicação Oral e Escrita.
Elementos da comunicação
FALAFALA Sf.1- Ação ou faculdade de falar. 2- Voz. 3- Discurso.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Transcrição da apresentação:

PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO AULA 1 PLANO DE ENSIN0 DATA: 16-2-2006 PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO

EMENTA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS JURÍDICOS E ACADÊMICOS. LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL. CISÃO E COERÊNCIA. ARGUMENTAÇÃO. NORMAS E USOS DO PORTUGUÊS PADRÃO. RECONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DE UM PROBLEMA. UNIDADE EXPRESSIVA. ARGUMENTAÇÃO EXAUSTIVA E COERENTE.

RECURSOS RETÓRICOS PERSUASIVOS. APRESENTAÇÃO DE CONTRA-ARGUMENTAÇÃO RECURSOS RETÓRICOS PERSUASIVOS. APRESENTAÇÃO DE CONTRA-ARGUMENTAÇÃO. FINALIZAÇÃO. DISTINÇÃO ENTRE DIFERENTES USOS DO TEXTO JURÍDICO.

OBJETIVOS INCENTIVAR O DESENVOLVIMENTO REFLEXIVO-TEÓRICO SOBRE A LÍNGUA E SOBRE NÍVEIS DE LINGUAGEM JURÍDICA; LER, INTERPRETAR E REDIGIR TEXTOS DO GÊNERO JURÍDICO; CONHECER AS CONDIÇÕES ARGUMEN-TATIVAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL DE VÁRIOS GÊNEROS JURÍDICOS; DOMINAR E PERCEBER AS VÁRIAS FORMAS DE ARGUMENTAR.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL NÍVEIS DE LINGUAGEM TIPOS DE DISCURSO OPERADORES ARGUMENTATIVOS

PRODUÇÃO TEXTUAL JURÍDICA: CONTESTAÇÃO IMPUGNAÇÃO DECISÃO SANEADORA PETIÇÃO INICIAL CONTESTAÇÃO IMPUGNAÇÃO DECISÃO SANEADORA ALEGAÇÕES FINAIS SENTENÇA

CONCORDÂNCIA VERBAL E FORMAS DE PARTICÍPIO METODOLOGIAS DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS

REFERÊNCIAS ABREU, A. S. CURSO DE REDAÇÃO. 12.ED. SÃO PAULO: ÁTICA, 2004. ANDRADE, M. M. DE; HENRIQUES, A. LÍNGUA PORTUGUESA: NOÇÕES BÁSICAS PARA CURSOS SUPERIORES. 7.ED. SÃO PAULO: ATLAS, 2004 BARBOSA, E.; AMARAL, E. ESCREVER É DESVENDAR O MUNDO: A LINGUAGEM CRIADORA E O PENSAMENTO LÓGICO. 3.ED. SÃO PAULO: PAPIRUS, 1988.

COELHO, F. U. ROTEIRO DE LÓGICA JURÍDICA. 5. ED COELHO, F. U. ROTEIRO DE LÓGICA JURÍDICA. 5.ED. SÃO PAULO: SARAIVA, 2004. RODRÍGUEZ, V. G. ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA - TÉCNICAS DE PERSUASÃO E LÓGICA INFORMAL. 4.ED. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 2005.

TEMA 1 - LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL OBJETIVOS: CONHECER MODOS DE COMUNICAÇÃO VERBAIS E NÃO-VERBAIS E UTILIZÁ-LAS DE MODO ADEQUADO; IDENTIFICAR AS VÁRIAS FUNÇÕES DA LINGUAGEM PARA APLICÁ-LAS NO COTIDIANO.

INTRODUÇÃO SEGUNDO ANTÔNIO SUÁREZ ABREU (2001, P.11), AS CAPACIDADES DO “GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO POR MEIO DA COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA, OU SEJA, A CAPACIDADE DE LER, FALAR E ESCREVER BEM” SÃO ESSENCIAIS PARA O SUCESSO PROFISSIONAL E PESSOAL.

COMO PODEMOS ATINGIR O OBJETIVO DE “LER, FALAR E ESCREVER BEM?” A RESPOSTA É SIMPLES: LENDO, FALANDO E ESCREVENDO...

MITOS QUE CERCAM O ATO DE ESCREVER ESCREVER É UM DOM QUE POUCAS PESSOAS TÊM; É UM ATO ESPONTÂNEO QUE NÃO EXIGE EMPENHO; É UMA QUESTÃO QUE SE RESOLVE COM ALGUMAS DICAS;

É UM ATO ISOLADO, DESLIGADO DA LEITURA; ALGO DESNECESSÁRIO NO MUNDO MODERNO; UM ATO AUTÔNOMO, DESVINCULADO DAS PRÁTICAS SOCIAIS. Lucília Helena do Carmo Garcez (2001, p.2)

NOVAS ATITUDES EM RELAÇÃO À ESCRITA E À LEITURA ESCREVER E LER TODOS OS DIAS; ACREDITAR QUE PODEMOS ESCREVER BEM;

QUERER SABER MUITO MAIS, SER CURIOSO, ATIVO; E RECONHECER QUE PELA ESCRITA E LEITURA PARTICIPAMOS MAIS DO MUNDO QUE NOS RODEIA.

LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL A DIFERENÇA ENTRE A LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL É QUE A VERBAL UTILIZA PALAVRAS COMO CÓDIGOS, E A NÃO-VERBAL UTILIZA VÁRIOS OUTROS RECURSOS QUE NÃO A PALAVRA.

TODO TEXTO, PARA CUMPRIR A FUNÇÃO DE TRAZER EM SI UMA MENSAGEM, UMA SIGNIFICAÇÃO, PRECISA SER UM TODO, CONJUNTO DE PALAVRAS E FRASES QUE TENHAM SENTIDO.

PARA PRODUZIRMOS UM TEXTO PRECISAMOS TER EM MENTE O NOSSO DESTINATÁRIO PARA ADEQUARMOS A LINGUAGEM, SABERMOS QUE GÊNERO TEXTUAL UTILIZAR, QUAIS ARGUMENTOS SÃO ADEQUADOS ETC.

2. ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO CONTEXTO EMISSOR MENSAGEM RECEPTOR CANAL CÓDIGO

MANCHETE DA REVISTA JURÍDICA CONSULEX, ANO IX – Nº 204, DE 15 DE JULHO/2005.

ELEMENTOS DO CIRCUITO DA COMUNICAÇÃO MENSAGEM: TODO SIGNIFICADO QUE A IMAGEM E O TEXTO CONSEGUIRAM PASSAR PARA O RECEPTOR. EMISSOR: CLÁUDIA TIMÓTEO, ADVOGADA.

CANAL: A REVISTA EM QUE A REPORTAGEM FOI PUBLICADA. CÓDIGO: VARIADO: VERBAL: “BENEFÍCIOS PARA DEFICIENTES”, “RESPEITEM!” NÃO VERBAL: IMAGEM DE UM SÍMBOLO DE BRASÍLIA; UM DEFICIENTE EM UMA CADEIRA DE RODAS.

CONTEXTO: QUANDO FOI PUBLICADA, EM QUE REVISTA, QUEM ESCREVEU ETC.

3. FUNÇÕES DA LINGUAGEM QUANDO PRIVILEGIAMOS UM OU OUTRO ITEM DO CIRCUITO DA COMUNICAÇÃO, A LINGUAGEM ASSUME ALGUMAS FUNÇÕES, COMO VEREMOS AGORA.

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E SUAS FUNÇÕES CONTEXTO REFERENCIAL OU DENOTATIVA EMISSOR MENSAGEM RECEPTOR EMOTIVA POÉTICA CONATIVA OU APELATIVA CANAL FÁTICA CÓDIGO METALINGÜÍSTICA

FUNÇÃO EMOTIVA EX.: SOU A FAVOR DA LEGALIZAÇÃO DA EUTANÁSIA. É UMA LOUVÁVEL ALTERNATIVA QUE O HOMEM ENCONTROU PARA MORRER COM DIGNIDADE, PARA EVITAR O SUPLÍCIO DAS DORES VÃS. (ANDRÉ PETRY, REVISTA VEJA, 14/9/05, P. 79)

FUNÇÃO CONATIVA OU APELATIVA EX.: AS MELHORES PRÁTICAS SOBRE GESTÃO DE PESSOAS EM UM SÓ EVENTO: VII ENCONTRO DAS MELHORES EMPRESAS PARA VOCÊ TRABALHAR. (ANÚNCIO DA GUIA VOCÊS/A EXAME, REVISTA VEJA, 26/10/05, P.120)

FUNÇÃO POÉTICA EX.: “OS TEUS OLHOS SÃO FRIOS COMO ESPADAS, E CLAROS COMO OS TRÁGICOS PUNHAIS; TÊM BRILHOS CORTANTES DE METAIS E FULGORES DE LÂMINAS GELADAS.” (FLORBELA ESPANCA, FRIEZA, IN SONETOS)

FUNÇÃO REFERENCIAL OU DENOTATIVA EX.: O COMITÊ DA ONU ENTENDE QUE O DIREITO À ÁGUA DEVE SER PREVISTO CONSTITUCIONALMENTE, POIS, ASSIM, AS VÍTIMAS DAS VIOLAÇÕES PERPETRADAS A ESTE DIREITO TERÃO ASSEGURADA UMA ADEQUADA REPARAÇÃO E GARANTIA DA NÃO-REPETIÇÃO DE TAIS ATOS [...]. (REVISTA JURÍDICA CONSULEX, ANO IX – Nº 204, DE 15 DE JULHO/2005, P.53)

FUNÇÃO METALINGÜÍSTICA EX.: “ART.231. (REDAÇÃO ANTIGA) PROMOVER OU FACILITAR A ENTRADA, NO TERRITÓRIO NACIONAL, DE MULHER QUE NELE VENHA EXERCER A PROSTITUIÇÃO, OU A SAÍDA DE MULHER QUE VÁ EXERCÊ-LA NO ESTRANGEIRO: PENA – RECLUSÃO, DE 3 (TRÊS) A 8 (OITO) ANOS.”

COMENTÁRIO DE THALES TÁCITO: O LEGISLADOR ACRESCENTOU O VERBO ‘INTERMEDIAR’, BEM COMO SUBSTITUIU A EXPRESSÃO ‘MULHER’ POR ‘PESSOA’; O SUJEITO PASSIVO AGORA É MULHER OU HOMEM, TANTO FAZ. (REVISTA JURÍDICA CONSULEX, ANO IX – Nº 202, DE 15 DE JUNHO/2005, P.48)

FUNÇÃO FÁTICA EX.: BOM DIA! COMO ESTÁ QUENTE, NÃO? SERÁ QUE VAI CHOVER?

SÍNTESE DA AULA NESTA AULA DIFERENCIAMOS A LINGUAGEM ORAL DA LINGUAGEM ESCRITA; A LINGUAGEM VERBAL DA NÃO-VERBAL; CONCEITUAMOS OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E SUAS FUNÇÕES.

4. LÍNGUA ORAL E LÍNGUA ESCRITA 5. NÍVEIS DE LINGUAGEM: LEGISLATIVA JUDICIÁRIA CONVENCIONAL ADMINISTRATIVA DOUTRINAL