O Maior desafio do SUS : sua imagem !

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Transcrição da apresentação:

O Maior desafio do SUS : sua imagem ! COMUNICAÇÃO O Maior desafio do SUS : sua imagem !

COMUNICAÇÃO & SAÚDE Sistema Único de Saúde (SUS), ao completar 27 anos, encara agora um dos seus maiores maior desafios : A Comunicação. Falar nesse tema exige dividí-lo entre a Comunicação “para dentro e para fora” do Universo da Saúde. Ela é consequência dos diferentes contextos históricos, políticos, epidemiológicos, teóricos e metodológicos. A Comunicação hoje ainda é vista como “transmissão de informações”, mesmo com todas as formas inovadoras de mídias que existem. Há pouco investimento na formação, atualização das equipes e conscientização dos gestores, divulgação do “SUS QUE FUNCIONA” e os profissionais chegam na área com baixo conhecimento sobre o campo da saúde pública.

Folha de S. Paulo de 9 de dezembro de 2013 : Banco Mundial, SUS e mídia: a arte da manipulação A matéria falava em desorganização crônica, financiamento insuficiente, deficiências estruturais, falta de racionalidade do gasto, baixa eficiência da rede hospitalar, subutilização de leitos e salas cirúrgicas, taxa média de ocupação reduzida, superlotação de hospitais de referência, internações que poderiam ser feitas em ambulatórios, falta de investimentos em capacitação, criação de protocolos e regulação de demanda,etc Omitiu, no entanto, a conclusão a que chegara o relatório do Banco: “Nos últimos 20 anos, o Brasil tem obtido melhorias impressionantes nas condições de saúde, com reduções dramáticas da mortalidade infantil e o aumento na expectativa de vida…Existem boas razões para se acreditar que o SUS teve importante papel nessas mudanças As críticas publicadas pelo jornal eram, no texto original, “desafios a serem enfrentados no futuro”, visando ao aperfeiçoamento do SUS.  http://www6.ensp.fiocruz.br/radis/conteudo/banco-mundial-sus-e-midia-arte-da-manipulacao

O SUS que funciona; O SUS que fracassa O movimento lançado na internet para defender o tratamento de Lula num hospital do governo demonstra falta de conhecimento sobre o sistema público de saúde. Conheça os dois sistemas brasileiros… http://revistaepoca.globo.com/tempo/noticia/2011/11/o-sus-que-funciona-o-sus-que-fracassa.html

Filosofando sobre "Mídia e saúde: quando o SUS vira notícia" Fatima Oliveira Gerar e publicar informações é um tipo de poder e um grande poder. Considerando a função social do jornalismo, as velhas e as novas mídias podem escolher: fortalecer ou detonar o SUS usando as mesmas pautas, em geral denuncistas e catastrofistas.   Sem esquecer que a grande imprensa, falada e televisada, tem lado e que o estado da arte do SUS é um processo de construção, não é um produto pronto e acabado, a pergunta é: por que detonar a política pública que mais confere cidadania ao povo brasileiro, extinguindo a figura do indigente na saúde, o seu maior mérito? http://www.vermelho.org.br/coluna.php?id_coluna_texto=4422&id_coluna=20

Cadê o médico? SUS vira alvo de chacota em game online Imagem de "SUS - The Game": corredores lotados, atendentes nas redes sociais e “só há um médico que pode tratá-lo". Sua missão é encontrá-lo   “Tenha a experiência de como é se sentir em um hospital público no Brasil (e provavelmente em qualquer país com hospitais em más condições ou mal administrados)”. É o que promete “SUS – The Game”, jogo criado por dois brasileiros para um festival de games que faz graça – e crítica social – com o Sistema Único de Saúde. A premissa é assim descrita no site do jogo: “só há um médico que pode tratá-lo, encontre-o ele ou ela antes que seja muito tarde. Ninguém se importa ou quer ajudá-lo, então boa sorte”.` http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/cade-o-medico-sus-vira-alvo-de-chacota-em-game-online

MÍDIAS SOCIAIS As mídias sociais já são a primeira fonte de consulta de informação para 72% da população nos países emergentes. E os veículos tradicionais como jornais, revistas e TV, são citados como a segunda referência para buscar informação. A pesquisa, conduzida pela Microsoft, abrangeu redes sociais como Facebook, YouTube, Twitter, QZone, Weibo, Vkontakte, Instagram e LinkedIn. http://www.unasus.gov.br/noticia/midias-sociais-sao-primeira-fonte-de-informacao

Movimento CHEGA DE DESCASO ADVOCACY EM SAUDE : "Surgiu o movimento Chega de Descaso (www.chega dedescaso.com.br), organização da sociedade civil que visa estimular a consciência crítica na sociedade, de maneira a retomarmos a vertente da participação social que vem diminuindo desde a construção do SUS . Queremos promover um grande debate e uma maior interação entre profissionais de saúde e usuários. A grande mídia detona a saúde pública em seus noticiários e, em seguida, nos empurra goela abaixo propagandas de planos privados, buscando nos fazer acreditar que essa é a solução para todos os nossos problemas. Ledo engano.O governo, por sua vez, incentiva ainda mais a adesão aos planos de saúde –seja por meio de isenções e incentivos fiscais, seja através de uma agência reguladora.   LEANDRO FARIAS, 25, farmacêutico da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), é um dos integrantes do movimento Chega de Descaso – perdeu sua esposa por apendicite, apos ficar 28 horas buscando atendimento. http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2015/02/1586497-leandro-farias-chega-de-descaso-na-saude.shtml

Edição do dia 01/03/2015 Fantástico mostra situação alarmante dos postos de saúde brasileiros "Milhões de pessoas enfrentam a triste realidade de quem é obrigado a usar postos de saúde no país: faltam equipamentos, estrutura e remédios." http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/03/fantastico-mostra-situacao-alarmante-dos-postos-de-saude-brasileiros.html

Comunicação & Gestão Municipal Como aproximar o que acontece na Gestão Municipal da opinião formada pela população ? Como comprometer os colaboradores com um Discurso compartilhado e construtivo ? Como falar de Gestão com todos envolvidos além do Discurso Institucional ? UBS PAULISTAS REFORMADAS COM RECURSOS FEDERAIS DO REQUALIFICA USF Guarapua Dois Corregos - Dois Córregos/SP Posto de Saude Guapiranga - Lins/SP UBS Dr Edgardo Goncalves Chaves - Duartina/SP UBS São Gabriel – Salto/SP

Comunicação Institucional funciona no inconsciente popular ? A Assessoria de Comunicação Social é responsável pela divulgação da imagem, da missão e das ações e objetivos estratégicos do ministério, e está estruturada em três  áreas de atuação: Eventos, Imprensa e Publicidade. A Assessoria de Imprensa é responsável por responder as demandas da mídia e produzir conteúdo que valorize as ações e os resultados obtidos pelo ministério. Também é a área que coordena o Portal Saúde (www.saude.gov.br). http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/comunicacao

Representando os Secretários Municipais de Saúde de São Paulo : COSEMS SP Jornal impresso em papel reciclado mensal - 16.200 exemplares/ano http://www.cosemssp.org.br/jornal/66.html TW : 627 seguidores - Quase 5200 tweets https://twitter.com/cosemssp

Representando os Secretários Municipais de Saúde de São Paulo : COSEMS SP Site : 5000 acessos semanais - mais de 450 publicações e 25 videos no CANAL SAUDE http://www.cosemssp.org.br FB : 2185 curtidas Média de 3 publicações por dia desde 2012, e pelo menos uma delas com mais de 1.000 acessos https://www.facebook.com/cosemssp

Principais desafios : Anteceder aos fatos para promover mudanças; Combater a visibilidade apenas aos problemas, sem abordá-los com profundidade e sempre explorado o lado do espetáculo (mercadológico) Construção de agenda positiva na saúde Transcender a Comunicação segmentada ( De nós para nós ... ) Divulgação permanente do SUS que dá certo Fortalecer a imagem do SUS como alternativa pública de atenção à saúde, atraves da troca de experiencias e uso de novas tecnologias em Comunicação. Ampliar a discussão sobre todas formas de Comunicação e como isso pode ajudar os profissionais e usuários do SUS  

Claudia da Costa Meirelles Obrigada ! Claudia da Costa Meirelles Diretora de Comunicação COSEMS/SP claumeirelles@uol.com.br Colaboração : Jornalistas Bruno Quiqueto (COSEMS/SP) / Caroline Rocha (DEGES/MS)