As ciências nos séculos XVII e XVIII

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aristóteles Galileu Newton
Advertisements

Professor: Marcelo Alano
A origem da Filosofia e as suas relações com os mitos.
Pensamento Filosófico Moderno
A revolução científica do século xvii
Prof. Cícero Schünemann
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul
Isaac Newton: um dos grandes nomes da história.
JOHN LOCKE Filósofo - Médico - Político PAI DO LIBERALISMO = (Liberalismo de LOCKE) = Filósofo (de transição entre a maneira de ver no período medieval.
Introdução à Ciência e suas Metodologias
A visão Grega da Ciência
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Iluminismo na Europa Séculos XVII e XVIII 1.
Derivada, a linguagem do movimento
Filosofia Moderna Empirismo e Seus Desdobramentos
Arcadismo Contexto Histórico.
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
Introdução ao estudo da física I
Filosofia Contemporânea
Competências do Professor:
COLÉGIO MODERNO Profa Maísa C. Lopes Eixo Temático I:
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Uma volta no tempo TERRA E UNIVERSO.
A Revolução Científica na Europa e a permanência da tradição
Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves Andrade 2012/2013 Físico Química/ TIC Isaac Newton 09 de maio de 2013.
RENASCIMENTO PARTE 2.
CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX
Prof. Roberto de A. Martins
Iluminismo O século das Luzes.
Sir Isaac Newton ( ) A Natureza e as leis da Natureza
A filosofia está na história e tem uma história!
Introdução à Sociologia
ILUMINISMO * Movimento Intelectual europeu dos séculos XVII e XVIII – época do ápice do Estado Absoluto; * ILUMINISMO = vem do verbo iluminar – época do.
EX. 5 EX. 6 ou h = 88,4cm ± 0,6%.
O Iluminismo.
Física Grega (Aristotélica) - Thales, Aristóteles, Arquimedes, ...
Os avanços da ciência e o Iluminismo.
Eixo Temático I: Filosofia e Ciência
A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
CIÊNCIA, CONHECIMENTO E MÉTODO CIENTÍFICO
A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII
PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II Aula 06- A ciência na Modernidade e na Contemporaneidade.
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Sumário da Discussão Introdução – Cenas dos últimos capítulos!
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
AULA-22 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM
HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA
Até agora descrevemos apenas os movimentos  cinemática As forças são as causas das modificações no movimento. Seu conhecimento permite prever o movimento.
ILUMINISMO DEFINIÇÃO CONCEITOS
Ciência nos séculos XVII e XVIII
Física Grega (Aristotélica) - Thales, Aristóteles, Arquimedes, ...
Evolução Histórica do Conhecimento Científico
UDESC ESAG Disciplina: Sociologia Geral Professor: Evandro Brito.
REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS DO SÉCULO XVII
O Século das Luzes -.
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Pressupostos histórico-filosóficos para o paradigma evolucionista
Aula de Gravitação Universal O Triunfo da Mecânica Newtoniana
A revolução científica e filosófica
ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
Empirismo Francis Bacon 1561 Superar o método aristotélico/escolástico
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
PRIMÓRDIOS Arqueano (ausência de vida) Paleozóico (vida pela 1ª vez) Mesozóico (répteis) Terciário (1 a 10 milhões de anos) Quaternário ( a 1 milhão.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
3 ª. Lei de Newton do Movimento Felipe de Oliveira da Paz; Jardes Martins Alves; José Nivaldo da Paixão (Licenciandos em física / Bolsistas do Pibid) A.
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
Transcrição da apresentação:

As ciências nos séculos XVII e XVIII

Quadro geral Tendência à matematização e experimentação da Natureza se consolida Tendência à descrição minuciosa e à coleta de dados e objetos se consolida A VISÃO emerge como o sentido preeminente (os signos se separam das coisas) o microscópio surge em finais do séc. XVII: 1665, Robert Hooke publica Micrographia; Anton van Leeuwenhoek desenvolve microscópios c/ lentes de cristal cortado e polido, c/ aumento de 270x (Museu de Utrecht)

Quadro geral 2 grandes “grupos de ciências”: Filosofia Natural = interpretação e explicação das causas dos fenômenos; História Natural = descrição e classificação dos fenômenos segundo critérios “objetivos”. critérios = FORMA / QUANTIDADE/ RELAÇÕES COM OUTROS ELEMENTOS / GRANDEZA RELATIVA  SISTEMAS TEÓRICOS  CLASSIFICAÇÕES

Sistemas Teóricos Teorias da Terra (Descartes, Leibniz, Burnet, Woodward, etc) debates s/ os fósseis; o tempo da Terra Síntese Newtoniana (Dinâmica, Cálculo, Ótica e Astronomia) presente na teoria, na prática e na mentalidade do século XVIII  o mundo como uma grande máquina “divulgadores” de Newton: Maupertuis, Voltaire e Diderot (França), Kant (Alemanha), Boscovich (Croácia)

Página de rosto do tratado de Hobbs (? 1715 ?)

Ruder Boscovich (1711-1787) Página de rosto da principal obra de Boscovich (1758)

O que é classificar? “Animais chineses: a) pertencentes ao Imperador; b) embalsamados; c) domesticados; d) leitões; e) sereias; f) fabulosos; g) cães vadios; h) incluídos na presente classificação; i) enfurecidos; j) inumeráveis; k) desenhados com um pincel muito fino de pêlo de camelo; l) etc; m) os que acabaram de quebrar o vaso de água; n) os que, de uma grande distância, parecem moscas” (extraído da Enciclopédia Chinesa imaginada por Jorge Luis Borges)

Classificar Classificações = estáticas / convencionais / baseadas em semelhanças e diferenças / hierarquizadas São “reais” ou “convencionais” ?  continuidade do mundo natural garantia de repetição estabelecimento da ordem a experiência é fracionada = a História natural desvenda o contínuo “Toda a natureza pode entrar numa taxonomia” (Lineu, ~1735) A natureza é muito diversa e rica p/ entrar num quadro muito rígido” (Buffon, ~ 1750)

Isaac Newton (1642 - 1727) nasceu em Woolsthorpe, numa família de pequenos fazendeiros; estudos em Cambridge (Trinity College) como bolsista (1661-1697); em 1669 assume a cátedra de seu mestre Isaac Barrow; leituras juvenis e na universidade: língua universal, fonética, história e exegese bíblicas, cronologia, alquimia e magia natural, ótica, mecânica, tecnologia; John Wilkins, Robert Boyle, Paolo Gassendi, Galileu Galilei, René Descartes, Francis Bacon, Robert Hooke.

Isaac Newton (1642 - 1727) funcionário da Casa Real da Moeda “invenção” do cálculo infinitesimal (polêmica c/ Leibniz) força gravitacional e ótica (disputas c/ Robert Hooke desde 1672) leis da mecânica (mesmos princípios para o céu e para a Terra), da ótica e da dinâmica 1669 - de Analysi per aequationes numeri terminorum infinitas 1687 - Philosophiae naturalis principia mathematica 1671 - Fellow da Royal Society 1704 - Opticks

A “comunidade científica” no século XVIII > com treinamento nas universidades ou instituições de ensino equivalentes (~71%) ~31% possuía posto de trabalho nas universidades, Grandes Écoles ou instituições científicas (Jardins Botânicos, Museus, p.ex.) áreas de atuação: Astronomia (9%), Química (12%), Física experimental (10%), Geografia/ Geodésia (4%), Mineralogia/ Metalurgia (8%), Matemática (12%), Mecânica (4%), Medicina (14%), História Natural (19%), Tecnologia (5%) ...

O Iluminismo Compêndios: Dictionnaire de Trévoux; Grosses vollständiges Universal-Lexicon aller Wissenschaften und Künste; Encyclopédie. Enciclopédia de Diderot e D’Alembert (1751-1771) reorganiza outras “árvores do conhecimento” (Bacon) e subordina a Teologia à Razão: crítica por meio dos verbetes e das remissivas enaltece o papel dos filósofos e homens de letras molda a visão contemporânea s/ as “trevas”