Seminário sobre Alternativas de Desenvolvimento para Corumbá e Ladário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º CONGRESSO IBÉRICO de GESTÃO de DESPORTO
Advertisements

Curso de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas
FINANÇAS Prof. Ms. Reinaldo Cafeo
Articulações – Políticas Públicas
1.
Boas Práticas de Segurança para o Turismo de Natureza do Paraná
Núcleo das Escolas de Formação Profissional II Semana de Informação Profissional - 25 a 29 de outubro
Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR
FORUM PERMANENTE DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
LINHA ECOLÓGICA Educação Ambiental e Tecnologia Rural
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Prof. Ms. Vagner Custódio
OFERTA TURÍSTICA Profª. Fernanda Alves.
Financiadora de Estudos e Projetos
REFLEXÕES SOBRE ALTERNATIVAS DE TURISMO SUSTENTÁVEL EM CORUMBÁ E LADÁRIO MARCOS LOMBA.
III Seminário Internacional do Setor de Energia Elétrica GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico / UFRJ Rio de Janeiro, 18 e 19 de setembro de 2008.
O PAPEL DO GLP NA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Vírus A maior de todas as pragas virtuais.
SEBRAE NA COPA DE 2014 HISTÓRICO
Reunião grupos de trabalho de Gestão de Informação e Conhecimento na BIREME Hotel Jaraguá - 21 de Julho de 2004.
DIRETORIA DE TURISMO 1º Quadrimestre
O que é o Windows?.
TURISMO RURAL BAHIA.
Observatório de Turismo de Eventos e Negócios
Desenvolvimento do Turismo em Pirenópolis Pesquisa T Zero - Agosto de 2005 GEOR – PROJETO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO EM PIRENÓPOLIS PESQUISA T ZERO.
O COMTUR trabalhando pela competitividade do nosso turismo
Sistema de Medição do Desempenho Global. Perfil SEBRAE/MS  Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas criado em 1990, composto.
O QUE É ? É um programa para a sensibilização prática e análise da gestão financeira, gestão da qualidade no atendimento e gestão de alimentos seguros,
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
Experiências - Boas Luiz dÁvila Duração: 20 minutos.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do INPE Uma visão sobre as realizações entre 1995 e 2010 Comitê Interno - Gestão 2010/2011:
Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social
Julho de 2007.
Projeto: Articulação entre o Turismo no Parque Estadual do Ibitipoca e seu Entorno Trabalho Disciplina IF 128.
TERRAS DO PRIOLO Uma oportunidade de desenvolvimento turístico sustentável baseada numa ave.
IV Encontro Nacional 21 e 22 de Outubro de
O caso da Travessia do Pantanal MT & MS
FAZENDA SAN FRANCISCO “O melhor safári do Brasil”
 Intensa sazonalidade, notadamente nos municípios litorâneos agravada pela curtíssima “alta temporada”.  Procedência acentuada de turistas do próprio.
Aspectos Sociais Acesso à educação – 100% Empregos gerados pelo turismo- 13% Política de enfrentamento e prevenção à exploração infanto-juvenil Uso.
TURISMO DE MASSAS VS TURISMO ALTERNATIVO
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
José Alberto Ribeiro Carvalho
24, 25 E 26 DE OUTUBRO DE  Art. 2 o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de.
Ações estratégicas no turismo:
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
41 o Seminário de Aciaria – Internacional AMAN – Resende, 23-26/05/2010 Américo Bernardes Centro de Capacitação - Inmetro Formação.
III ENCONTRO DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAL DE TURISMO DO PARANÁ Curitiba, 15 de dezembro de 2009 Boas práticas das instâncias de governança de.
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
1 INSTITUTO SOLON TAVARES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL GRUPO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2007.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Profº. José Pires.  Risco Brasil Cai 5,7%  O Risco Brasil indica o nível de risco visto pelos estrangeiros, e por isso ele é negativamente correlacionado.
PROGRAMA “MARAU COMPETITIVO”. 1) HISTÓRICO: O Programa iniciou em junho de 2008, tendo em vista a necessidade de qualificar e capacitar mão-de-obra para.
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
Plano de Desenvolvimento Turístico de Caldas Novas
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
Parque Nacional da Serra da Capivara
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
MEIOS DE HOSPEDAGEM MEIOS DE ALIMENTAÇÃO AGÊNCIAS DE VIAGEM ARTESÃOS RECURSOS E ATRATIVOS TURÍSTICOS PUBLICOS E PRIVADOS.
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
"Quem não mede, não gerencia. Quem não gerencia, não melhora.” Joseph Juran.
Aprecesp 70 Cidades. Quem somos Entidade privada sem fins lucrativo Missão: “Representar os interesses e trabalhar pelo desenvolvimento turístico das.
Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 1 SEMINÁRIO CNI - ITB COMO ELIMINAR OS GARGALOS E UNIVERSALIZAR OS SERVIÇOS DE SANEAMENTO Apresentação:
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Transcrição da apresentação:

Seminário sobre Alternativas de Desenvolvimento para Corumbá e Ladário TURISMO EM BONITO/MS Seminário sobre Alternativas de Desenvolvimento para Corumbá e Ladário Elionete de Castro Garzoni Bonito, maio de 2004

DADOS DO MUNICÍPIO

BREVE HISTÓRICO 1993 - 1º Curso de formação de Guias de Turismo especializados em Atrativos Naturais (EMBRATUR/ SENAC / SEBRAE-MS / UFMS / PMB / GOV-MS) 1993 – 1 os Hotéis destinados a turismo 1994 – Seminário Estratégico de Turismo com as lideranças (SEBRAE/MS) 1995 - Lei 694/95: Proíbe uso de barcos a motor Lei 695/95: Cria o COMTUR e o FUTUR (associativismo) Lei 689/95: Cria obrigatoriedade de guia de turismo com formação específica local

COMTUR Composição: 4 representantes da PMB; 7 representantes da iniciativa privada; Presidência: Sempre da iniciativa privada Presidente da associação diferente do representante no COMTUR Reuniões: Semanais, com pauta antecipada FUTUR: Administrado com autonomia pelo COMTUR

INFRA-ESTRUTURA

INFRA-ESTRUTURA

INFRA-ESTRUTURA

ATIVIDADES

ATIVIDADES - 1996

ATIVIDADES - 1999

ATIVIDADES - 2001

ATIVIDADES - 2003

VISITAÇÃO

ÁGUAS DO MIRANDA (21) Excursionistas; Pesca extrativista; Cyrino, José Luis P., 2003 Excursionistas; Pesca extrativista; Pressão no rio Miranda; Grande fluxo nos meses de setembro e outubro; A partir do ano de 1999 começa a apresentar um declínio acentuado (diminuição da cota de pescado); Modalidade de turismo desarticulada do “SISTUR” da sede do município; Modalidade de turismo que se for melhor organizada pode figurar como um dos grandes atrativos de Bonito.

ÁGUAS DO MIRANDA (21) Cyrino, José Luis P., 2003

PARA REFLETIR Fluxo de pessoas elevado na alta temporada (a estrutura existente pode suportar?); Balneários super lotados, prejudicando o atendimento ao turista; Forte pressão ao meio ambiente natural e construído; Preço dos atrativos e qualidade dos produtos/conservação ambiental; Ausência de capacidade estratégica para resultados de médio e longo prazos; pressão por turismo de massa (qualidade e preços baixos); Trade isolado, sem expressão associativista; Limitada capacidade empresarial e qualificação de mão de obra; Falta de continuidade e coordenação das ações públicas; Vagas em passeios e balneários em Bonito – 7.690 pax/dia – n. leitos + de 4.600.