UM ENSAIO PELA REFORMA RELIGIOSA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REFORMAS PROTESTANTES
Advertisements

REFORMA PROTESTANTE. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. Foi um movimento de ruptura da Igreja Católica,
HISTÓRIA DA IGREJA.
Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto
A reforma & a contra reforma religiosa
Reforma e Contrarreforma
Reforma Prostestante.
História em quadrinhos
História em Quadrinhos Reforma e Contra-Reforma
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
Reformas Religiosas.
REFORMA PROTESTANTE (sec. XVI)
REFORMA RELIGIOSA - SÉCULO XVI - CRISE BAIXA IDADE MÉDIA CAUSAS
HISTÓRIA DA IGREJA.
Renascimento Cultural
Professor Vander História Idade Moderna
A Igreja Medieval Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Terras doadas por fiéis ao longo da vida,
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
movimento religioso de divisão do cristianismo ocorrido no século XVI
Renascimento e Reforma.
Fatores que originaram a Reforma:
REFORMA PROTESTANTE E CONTRA-REFORMA
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
A Reforma Protestante Quebra da unidade cristã na Europa
Contrarreforma Católica
A REFORMA PROTESTANTE No inicio da Idade Moderna, porém, certos religiosos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal. Alguns.
REFORMA E CONTRA-REFORMA
A Reforma Religiosa do século XVI
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA CATÓLICA
REFORMA RELIGIOSA.
Prof. Everton da Silva Correa
Reforma Protestante e Contra-Reforma
PERÍODO BARROCO
REFORMA PROTESTANTE.
A crise da Igreja Católica
Reforma Religiosa.
O papel da Igreja na Idade Média As Igrejas Reformadas.
A Reforma Religiosa.
Reforma protestante e contrarreforma católica
REFORMA PROTESTANTE As rupturas da cristandade que ocorreram no século XVI são genericamente chamadas de “Reforma protestante”. Eram denominados “protestantes”
JOAO CALVINO E O CALVINISMO
H1 – Aula 16 Prof. Fernando Gondim
REFORMA RELIGIOSA O CRISTIANISMO, DIVIDIDO EM 3 GRANDES RAMOS – CATÓLICOS,ORTODOXOS E PROSTESTANTES-, É A RELIGIÃO QUE REÚNE , ATUALMENTE, O MAIOR NÚMERO.
1.1) Motivos Contra a Igreja a) Burguesia: limitada pela usura b) Monarquia: renda da igreja, religião como elemento de centralização c) Nobres: confronto.
Reforma Protestante e Contrarreforma
Algumas considerações
Reformas Religiosas Prof. Lucas Villar.
LUTERANISMO CALVINISMO ANGLICANISMO
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
REFORMA RELIGIOSA.
Reforma Protestante A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja Católica Romana,
Reformas religiosas Prof. Delzymar Dias.
REFORMA E CONTRARREFORMA
1 Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com Na História…
O homem no centro do mundo
A Reforma e a Contrarreforma
movimento religioso de divisão do cristianismo ocorrido no século XVI
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
Professor Romildo Tavares
A REACÇÃO CATÓLICA A REFORMA CATÓLICA
Divisão da cristandade
Quebra-se a hegemonia da Igreja Católica
 Condições Gerais Políticas:  Crise do Feudalismo  Crescimento da Burguesia  Rei não aceita interferência da Igreja  Supranacionalismo Papal Econômicas:
REFORMA e CONTRARREFORMA
Conteúdo de História – 7º ano A Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica (p. 136 a 151) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Identificar as ações da Igreja.
Reforma e Contrarreforma E estados Absolutos. Reforma e Contrarreforma Difusão das ideias na Idade Moderna:  Humanismo  Racionalismo  Renascimento.
Reforma Protestante Movimento revolucionário, político e religioso, que quebrou a hegemonia da Igreja Católica na Europa Ocidental. Causas Abusos da Igreja:
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
Transcrição da apresentação:

UM ENSAIO PELA REFORMA RELIGIOSA TESE PRINCIPAL – A UNIDADE DA IGREJA CATÓLICA FOI ROMPIDA. “Em 1500, uma Igreja unia a Europa e quase que a definia” CONSEQUÊNCIA – SURGIMENTO DE NOVAS RELIGIÕES.

CAUSA EFICIENTE ... TUDO TEM UMA ORIGEM PRECURSORES com apoio popular: MOVIMENTOS HERÉTICOS DE WICLIFF, o sábio de Oxforde (Inglaterra ) E HUSS, morreu queimado ( Boêmia ) “A despeito de sua posição se rival, sempre houve muita crítica à Igreja” MESMO COM A REPRESSÃO, SURGIRAM ‘SEQUELAS’. QUAIS ? MOVIMENTOS DE RENOVAÇÕES DENTRO DO SEIO DA IGREJA.

Os seguidores de Wycliff ( lolardos) e de Huss ( hussitas ) foram perseguidos e caçados pelas autoridades. Não seriam ‘eles’ quem derrubariam a Igreja.

ORIGENS DIDÁTICAS A) Religiosas – o despreparo dos membros do clero; a necessidade de uma teologia ‘aberta’ e contextualizada com os novos tempos; os abusos do clero – ‘indulgências, vendas de relíquias e cargos’. “Práticas da simonia e do Nicolaísmo”

B) POLÍTICAS: conflito entre os poderes espiritual e temporal; excessiva interferência nos assuntos internos dos estados europeus e sua insistente vocação para o universalismo.

C) SÓCIO-ECONÔMICAS: interesses da nobreza e da burguesia nas terras da igreja ( inserção do capitalismo ); necessidade de uma nova economia ( lembra-se que a Igreja até então condenava o lucro e a usura )

D) IDEOLÓGICAS: o humanismo ‘latente’ e ‘emergente’ pensava o cristianismo de uma forma diferente: revigorado e rejuvenescido; o individualismo com a máxima ‘cada um, sacerdote de si mesmo’.

ESTOPIM E O PONTO PÉ INICIAL LUTERO ( monge e Professor, logo ... Teólogo ) E SUA RUPTURA COM O PAPA LEÃO X. Igreja de Wittenberg ... MOTIVO: indulgências. AÇÃO DE LUTERO: publicação das 95 teses. RETALIAÇÃO: excomunhão. SOLIDARIEDADE DOS PRÍNCIPES ALEMÃES.

MEDIDAS OFICIAIS DIETA DE WORMS – condenação de Lutero. DIETA DE SPEYER – tentativa de conter a divisão. “Surgem os protestantes”. DIETA DE AUGSBURGO – Tentativa de conciliação – exposição da doutrina luterana. PAZ DE AUGSBURGO – conciliação oficial.

PONTOS DA DOUTRINA LUTERANA Livre interpretação das escrituras ( o início de novas tendências ). Extinção da hierarquia eclesiástica; Diminuição dos sacramentos; Bíblica como fonte de fé e livre exame; Salvação obtida exclusivamente pela fé; Simplificação dos cultos; Fim dos ícones; Fim do celibato; Uso das línguas nacionais;

Disseminação das idéias ... Outros movimentos heréticos se aproveitam da contestação ... Os ‘anabatistas’, por exemplo. Os protestos se intensificam ... Da questão religiosa à questão social. Países apóiam ... Alemanha do norte; Dinamarca; Noruega; Suécia; Holanda; Suíça; França; Inglaterra; Escócia, Irlanda ...

TODA AÇÃO REQUER UMA REAÇÃO Reforma Católica: A) Concílio de Trento – negando valor às doutrinas protestantes; criação dos Seminários; proibição da venda das indulgências; criação do INDEX; B) Companhia de Jesus – tentativa de recuperação da cristandade na América, África e Ásia;

C) TRIBUNAL DE INQUISIÇÃO – refundação do Tribunal Eclesiástico.

PRINCIPAIS REFLEXOS Rompimento da unidade cristã; crescente intolerância religiosa; ruptura do poder político do Papa; fortalecimento do poder monárquico; guerras religiosas; expansão das práticas capitalistas; expansão da educação popular; retrocesso científico e negação do racionalismo.

É importante frisar o ‘CONCEITO DE REFORMA’, pois o anti-clericalismo não significava que as pessoas quisessem renunciar à Igreja nem duvidassem da verdade do cristianismo.