Inserción de da Física Moderna y Contemporánea en la Enseñanza Básica: Nivel Superior Nelson Studart UFSCar.

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Inserción de da Física Moderna y Contemporánea en la Enseñanza Básica: Nivel Superior Nelson Studart UFSCar

Força-Tarefa: Ensino de Física na Graduação Ruth Howes, RBEF 22 (4), 510 (2000) Necessidade de Mudanças  Nos Departamentos de Física Evitar a marginalização acadêmica  Na Física como Ciência Novas sub-áreas Física Computacional

 No Mercado de Trabalho (?) Informática Demanda no Ensino Médio e Superior  No Ensino de Física Novas diretrizes curriculares Física Contemporânea Analfabetismo Científico

Lições Aprendidas Há um consenso crescente, dentro da comunidade de física, que é necessário procurar ativamente a melhora da física na graduação e que isso não é fácil É importante que um número substancial dos professores, aceite e participe das mudanças necessárias Um programa de graduação envolve mais do que o currículo. Inclui recrutar alunos, monitorá-los e envolvê-los em pesquisa. É evidente que um programa de “padrão único” não se ajusta a todos

[C.H. Holbrow, Phys. Today 52 (3), 50 (1999)] Sucessos Mundiais Sears-Zemansky (48) e Halliday-Resnick (60) O Paradigma do Livro-Texto No Ensino Médio : Mudança de Paradigma Livro-textoProjeto (PSSC - Harvard – Nuffield – GREF) E no Ensino Superior?

Meios de Informação e Comunicação  Portais na Internet  CD’s  Vídeos  Revistas

Uma Boa Idéia Uma maneira diferente de apresentar um conceito Vai escrever um livro?Para divulgar esta idéia? Ir Além do Livro-Texto? Consulte uma revista de ensino Uma solução original para um problema antigo Um problema moderno Uma demonstração interessante Uma prática instigante

Revistas de Ensino de Física são um excelente fonte de material didático para a inserção da Física Moderna e Contemporânea em todos os níveis

Minhas Preferidas American Journal of Physics European Journal of Physics Revista Brasileira de Ensino de Física Física na Escola The Physics TeacherPhysics Education

Alguns Exemplos Simultaneity and Special Relativistic Kinematics Allen I. Janis, AJP 51 (3) 209 (1983) A Invenção do Conceito de Quantum de Energia segundo Planck Nelson Studart, RBEF 22 (4), 523 (2000). Aquisição de Dados Usando Logo e a Porta de Jogos do PC C. E. Aguiar e F. Laudares, RBEF 23 (4), 371 (2001).. Um Pôster para Ensinar Física de Partículas na Escola Fernanda Ostermann e Cláudio Cavalcanti, FnE 2 (1), 13 (2001)