Algoritmos Escher.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I
Advertisements

Conteúdo: - Atribuição de Valores a Variáveis.
Algoritmo Exemplo: faça um algoritmo para tocar todas as músicas de um cd. Após o usuário apertar o play Algoritmo Para as músicas de 1 até última música.
Lógica de Programação Prof. Msc. Raul Paradeda Aula 4 Entrada/Saída.
Arquitetura e organização de computadores
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Algoritmos e programação de computadores Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INSTRUÇÕES DE CONTROLE – PARTE I Prof. Thiago Pereira Rique
Introdução a Algoritmos Seqüenciais
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO
Introdução a Programação Renata Freire
Programação de Computadores - 3
Conteúdo: - Variáveis Especiais.
Lógica de Programação Módulo II
Programação para Engenharia I
Algoritmos Escher.
Algoritmos Escher.
Algoritmos Escher.
Prof. Msc. Raul Paradeda Aula 3 Fundamentos
1 4.6 – Variáveis - introdução Nesta altura (ao nível da programação) interessa saber que um computador tem: Nesta altura (ao nível da programação) interessa.
Python: algoritmos básicos
Programação I Caderno de Exercícios Nome.
Sistemas Operacionais Sistema Computacional
FACENS – Engenharia da Computação Lógica Computacional I
Aux a fim início Simulação da execução de um algoritmo que troca o conteúdo de duas variáveis recebidas e apresenta o resultado da inversão: leia a,b a.
Estrutura de dados, pseudocódigo
Professor: Juliano Lucas Gonçalves
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital
Introdução a Programação
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO PROF. DANIELA PIRES
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
Operadores Relacionais, Lógicos e comandos de condição
Prof. Daniel Aula 03.  Criar Projeto  Criar Pacote  Criando classes  Meu primeiro programa  Compilar  Comentários  Variáveis.
Linguagem de programação
Listas, Filas e Pilhas Katia Guimarães.
Lógica de Programação/ Algoritmos Engenharia Produção 2014
SOMA  0 fim início Simulação do algoritmo que soma os valores dos primeiros números naturais até o número fornecido como entrada: leia N T
Faculdade Talentos Humanos - FACTHUS - Algoritmo I - Rogério Rodrigues
Profa. Mercedes Gonzales Márquez
Geração de Código aula-12-geração-de-código.pdf.
Algoritmos e Estrutura de Dados I Jean Carlo Mendes
Objetivos Representação de Algoritmos Português Estruturado
3. Introdução à Linguagem C
Projeto de Linguagens de Programação
Operadores Relacionais e Lógicos
Programação I CH: 60h Créditos: 3 Prof Me. Tiago Araujo.
Igor Steinmacher, MSc. O maravilhoso mundo da Lógica de Programação.
ALGORITMOS AULA 3. Objetivos Apresentação das estruturas básicas; Definição de tipos de dados; Seqüência de ações; Operações – Atribuições; – Entrada.
Profa. Mercedes Gonzales Márquez
Programação de Computadores - 1
Introdução à Programação
Fundamentos de Programação
Etapas : Algoritmo é uma sequência lógica de instruções que podem ser executadas. É importante destacar que qualquer tarefa que siga um certo padrão.
Componentes básicos de um computador
ALGORITMOS Profº Antonio Carlos Marcelino de Paula.
Introdução a linguagem de Programação Java. Linguagens de Programação Linguagens de máquina(muito difíceis de usar e compreender) – Comanda ações do computador.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS Tecnologia em Redes de Computadores Algoritmos e linguagens de programação 1 (aula 08) Prof. Alessandro Bernardo.
Algoritmo É uma descrição seqüencial ordenada dos passos que devem ser executados de forma lógica e clara, com a finalidade de facilitar a resolução de.
Curso Engenharia Química Modalidade Superior Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre Professora Michelle Nery Programação de Computadores.
Algoritmo e Estrutura de Dados I Introdução ao conceito de algoritmo Márcia Marra
Apresentação Objetivo: –Apresentação e revisão de conceitos básicos –Discussão da noção de algoritmo –Escopo da linguagem de programação –Exercício com.
Administração de Sistemas Operacionais 1 -Windows
Profº Antonio Carlos Marcelino de Paula
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Curso: Técnico em Informática Professor: Ronaldo Disciplina: Lógica de Programação.
1 Estruturas de Controle Algoritmos Algoritmos –Série de ações em uma ordem específica As ações executadas Ordem na qual as ações são executadas.
Introdução a Programação Aula 02 Jackson Eduardo
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
Lógica de programação Introdução à lógica de programação
Lógica de Programação Aula 06 Prof. Marcelo Marcony.
Transcrição da apresentação:

Algoritmos Escher

Agenda Estruturas Seqüências; Exercícios.

Estruturas Seqüências Instruções Básicas: As instruções a serem implementadas em um computador para a execução de um determinado programa são representadas por um conjunto de palavras-chave (palavras reservadas). (Manzano & Oliveira) Para criar um programa que seja executável dentro de um computador, é preciso ter em mente três pontos: dados de entrada, processamento e dados de saída.

Estruturas Seqüências Atribuição: É a principal forma de se armazenar um dado em uma variável. Esse comando permite que você forneça um valor a uma variável, onde o tipo desse valor tem de ser compatível com a variável. É definido por: Onde... identificador <- expressão ;

Estruturas Seqüências Atribuição - Legenda: identificador - é o nome da variável à qual está sendo atribuído um valor. <- é o símbolo de atribuição, formado pelos sinais < e -. expressão pode ser uma expressão aritmética, uma expressão lógica ou literal cuja avaliação (resultado) é atribuída ao identificador (variável). ; finaliza o comando.

Estruturas Seqüências Atribuição - Exemplos: Exemplo 1: x <- 10; Como se lê? A variável x recebe o valor 10 ou x recebe 10. O que faz o computador? Nesse momento, na memória do computador, onde já estava alocado um espaço para a variável x (realizado na declaração de variáveis), essa variável recebe o valor 10.

Estruturas Seqüências Atribuição - Exemplos: Exemplo 2: x <- a + b; Como se lê? A variável x recebe o resultado do conteúdo da variável a somado ao conteúdo da variável b ou x recebe o valor de a somado a b ou, ainda, x recebe a + b. O que faz o computador? Nesse momento, na memória do computador, onde já estava sendo alocado espaço para variáveis a, b e x, o conteúdo da variável x vai receber a soma do conteúdo de a e b.

Estruturas Seqüências Atribuição - Exemplos: Exemplo 3: x <- 1; x recebe o valor 1. y <- x; y recebe o conteúdo que está em x; mas como x vale 1, y vai receber 1, que é o conteúdo de x. sal <- 256.98; sal recebe o valor 256.98.

Estruturas Seqüências g g Atribuição - Exemplos: nome <- “GUTO”; a variável nome recebe a string “GUTO”. chr <- “g”; a variável chr recebe o caractere “g”. str <- chr; str recebe o conteúdo de chr que é “g”.

Estruturas Seqüências Atribuição - Exemplos: Então podemos resumir o exemplo 3 como: x e y são duas variáveis inteiras; sal é uma variável do tipo real; nome é uma variável do tipo caractere; chr e str são variáveis do tipo char. Conclusão: O comando de atribuição é muito importante em algoritmos. Devido a flexibilidade que ele nos possibilita.

Estruturas Seqüências Atribuição - Exemplos: Exemplo 4: Qual o objetivo do algoritmo acima? O conteúdo das variáveis A e B é trocado. No final a variável A está com o valor 20 e a variável B está com o valor 10. Notem a variável auxiliar (AUX).

Estruturas Seqüências Atribuição - Exemplos: Exemplo 5: Obs.: Os operadores ++ e - - são operadores de incremento e decremento, usados para realizar operações de adição e subtração. x++ ; é equivalente a: x <- x+ 1; y-- ; é equivalente a: y <- y – 1;

Estruturas Seqüências Comando de Saída: É o comando responsável por enviar um resultado, uma informação ao usuário. Através desse comando o computador pode emitir os resultados e outras mensagens para o usuário através da tela do computador ou uma impressora. É definido por: O valor de cada variável é buscado na memória e inserido em um dispositivo de saída. imprima expressão ou variável ou constantes ;

Estruturas Seqüências Saída - Exemplos: prog algoritmo11 imprima "Aprendendo Algoritmo!!!"; fimprog Saída:........

Estruturas Seqüências Saída - Exemplos: prog algoritmo12 imprima "Aprendendo Algoritmo !!!"; imprima "Com Anita e Guto"; fimprog Saída: ........ Cuidado: temos duas linhas de comandos, mas apenas uma linha no vídeo.

Estruturas Seqüências Saída - Exemplos: prog algoritmo13 imprima "Aprendendo Algoritmo!!!"; imprima "\n Com Anita e Guto"; fimprog Saída: ........ O símbolo \n poderá ser colocado ao final da linha anterior ou no início da próxima linha e produzirá o efeito de “pular” linha.

Estruturas Seqüências Saída - Exemplos: prog algoritmo15 imprima "Aprendendo Algoritmo \n Com Anita e Guto\n\n E implementando no UAL\nFica muito mais facil!! "; # digite tudo na mesma linha fimprog Saída: ........ Observe que podemos, usando um único comando imprima e fazendo uso do símbolo \n, mostrar várias mensagens em várias linhas, inclusive deixando linha em branco quando colocamos \n\n.

Estruturas Seqüências Saída - Exemplos: prog algoritmo16 int x; x <- 10; imprima x ; fimprog Saída: ........ x é declarado e recebe o valor 10, ficando armazenado na memória do computador. Quando o comando imprima é executado, o valor de x, da memória do computador, é exibido pelo comando imprima no vídeo.

Estruturas Seqüências Saída - Exemplos: prog algoritmo17 int x; x <- 10; imprima "Valor de x = ", x; fimprog Saída: ........ Esse trecho permite a exibição de uma mensagem e do conteúdo de uma variável na tela do computador.

Estruturas Seqüências Saída - Exemplos: prog algoritmo18 int x; x <- 10; imprima "Valor de x = ", x+1; fimprog Saída: ........ Esse trecho é bem parecido com o anterior. O conteúdo da variável x é copiado da memória e acrescido de um, sendo impresso, após a string, sem alterar o valor de x na MP.

Estruturas Seqüências Comando de Entrada: É o comando que permite que o usuário digite dados, possibilitando um “diálogo com o computador”. O dado digitado é armazenado temporariamente em um registrador e, depois, copiado para a posição de memória indicada no comando.

Estruturas Seqüências Comando de Entrada: Lembre-se de que o nome de uma variável representa uma posição de memória. A sintaxe para a leitura de dado é definida por: leia nome de uma variável ;

Estruturas Seqüências Entrada- Exemplos: Exemplo 1: leia nome; Como se lê? Leia um valor para a variável nome. O que faz o computador? O computador fica “esperando” o usuário digitar um dado; neste exemplo, um nome:Maria. A variável nome, tendo sido declarada como string, recebe o valor Maria. Para facilitar, o dado digitado é sempre mostrado na tela.

Referências Lopes, A. & Garcia, G. – Introdução a Programação. Schildt – C Completo e Total.

26/03/2017 Obrigado

E Agora??? Exercícios!!!