Conceitos Básicos de Medição

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resolução Conmetro nº. 11, de 20/12/2006
Advertisements

Metrologia: A conexão entre Ciência e Desenvolvimento
Diretoria de Metrologia Legal Diretor de Metrologia Legal

CONMETRO Órgão Normativo do Sinmetro
O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
Ministério da Ciência e Tecnologia 16 a 20 de maio de 2005.
O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
“Uma Ferramenta Estratégica
Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações
Metrologia - A Ciência da Medição
Estrutura organizacional Comércio Exterior
Segurança de Qualidade Analítica
Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
Bom dia pessoal, o pedido do Cláudio foi para que eu fizesse a apresentação do processo de normalização, então aproveitando o que a Milena fez no ONS -34.
Atividades da Diretoria da Qualidade - Dqual
ENCOMEX São Paulo 22 de outubro de 2009
CGCRE/INMETRO “Acreditação de Laboratórios”
ESPAÇO DIMEL Conceitos Metrológicos Reestruturação da Dimel
Normalização São prescrições adotadas para determinadas atividades,
CGCRE/INMETRO Acreditação de Laboratórios
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Diretoria da Qualidade do Inmetro
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
Marcelo Castilho de Freitas
Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Encontro RBMLQ-I depois de Amanhã 24 e 25 de maio de 2010 DIRETORIA.
Necessidades Relativas a Metrologia
Programa Oficina de Trabalho: Plano de Ação Quadrienal - 04/12/2006 Comissão Permanente dos Consumidores - CPCon Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro.
Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica
São Paulo, 09 de junho de 2014 JOÃO CARLOS ANTUNES DE SOUZA Divisão de Acreditação de Laboratórios Divisão de Acreditação de Laboratórios – DICLA/Cgcre.
” Avaliação da Conformidade e o Programa Brasil Acessível”
Formação Técnica em Administração de Empresas

AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
SESSÃO III: Política industrial, Certificação e Competitividade Empresarial IV Oficina de Educação Corporativa - 28 e 29 de novembro de 2006 Ministério.
3ª Mostra da Base Industrial de Defesa Brasileira Brasília, 05 de setembro de 2014 Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro Oscar.
Especialização em Gestão de Pessoas
Rastreabilidade de Medição
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
Atuando em todos os setores Programas de Certificação ABNT São Paulo 02 julho 2008.
Relato de missão ao exterior Grupo B – Portugal - IPQ, ISQ, CATIM RELATO DE VISITA Centro de Apoio Tecnológico a Indústria Metalomecânica Grupo B Alexandre.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Política Industrial e Competitividade Armando Mariante Presidente do Inmetro.
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
ABNT Prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e uso de.
Indústria Automobilística Brasileira Autoveículos e Máquinas Agrícolas Marcus Vinicius Aguiar São Paulo, 9 de junho de 2009.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CALIBRAÇÃOCALIBRAÇÃO.
PAULO COSCARELLI Assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade 7º Congresso Simepetro A Avaliação da Conformidade e a Contribuição para a Competitividade.
Operações de Equipamentos e Processos – I Prof. Giovanni
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
Reunião sobre Medição de Madeira Auditório do Inmetro - Xerém 19/04/2011 Inmetro e a Diretoria de Metrologia Legal Marcelo Castilho de Freitas Chefe da.
Qualidade e a ISO 9001.
REUNIÃO PLENÁRIA RBMLQ-I 1º CICLO 2011 NATAL/ RN Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação O papel da Acreditação na Metrologia.
Sistema de Gestão da Qualidade
Conteúdo programático
PLUGUES E TOMADAS ELÉTRICAS
Ana Martins e Bruno Santos
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
Prof. Olívio Novaski 1 CONCEITOS DE NORMALIZAÇÃO É A MANEIRA DE ORGANIZAR AS ATIVIDADES PELA CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE REGRAS, VISANDO CONTRIBUIR PARA O.
OFICINA ISO – Diretrizes de Responsabilidade Social Realização : Fórum Governamental de Responsabilidade Social Brasília, 17 e 18 maio de 2012 (Interlegis)
1 2Gerência do Processo de Normalização Normalização Atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais,
REQUISITOS PARA CALIBRAÇÃO E EMISSÃO DE CERTIFICADOS Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
III Conferência Nacional de CT&I Brasília, de novembro de 2005 João Alziro Herz da Jornada Presidente do Inmetro A perspectiva do Inmetro A perspectiva.
Eugenio Guilherme Tolstoy De Simone Diretor Técnico – ABNT Salvador, maio 2004.
Calibração de Sistema de Medição
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
Transcrição da apresentação:

Conceitos Básicos de Medição Portaria 029/95 do INMETRO regulamenta e padroniza o vocabulário utilizado na metrologia no Brasil. Grandeza – atributo de um fenômeno, corpo ou substancia a ser qualitativamente distinguido e quantitativamente determinado. Grandeza de Base – grandeza aceita como independente de outras Grandeza Derivada – em função da grandeza de base Unidade (de medida) – grandeza especifica usada para comparar grandezas de mesma natureza. Símbolo de uma unidade – sinal convencional da unidade Sistema de Unidades – conjunto das unidades de base e unidades derivadas

Conceitos Básicos de Medição Sistema Internacional de Unidades (SI) – sistema de unidades adotado pela Conferencia Geral de Pesos e Medidas. Grandeza – atributo de um fenômeno, corpo ou substancia a ser qualitativamente distinguido e quantitativamente determinado. Grandeza de Base – grandeza aceita como independente de outras Grandeza Derivada – em função da grandeza de base Unidade (de medida) – grandeza especifica usada para comparar grandezas de mesma natureza. Símbolo de uma unidade – sinal convencional da unidade Sistema de Unidades – conjunto das unidades de base e unidades derivadas Valor – expressão quantitativa de uma grandeza

Conceitos Básicos de Medição Medição – conjunto de operações para determinar o valor de uma grandeza. Principio da medição – base científica de uma medição. Método de medição – seqüência de operações Mensurando – grandeza especifica submetida à medição Repetibilidade das medições – grau de concordância entre resultados de outras medições Reprodutibilidade das medições – grau de concordância entre resultados com alterações nas medições. Tipo de alterações: princípio de medição; método de medição; observador; instrumento de medição; local; condições de utilização; tempo. Grau de Incerteza – parâmetro associado ao resultado que caracteriza a dispersão da medida

Conceitos Básicos de Medição Padrão – medida materializada ou sistema de medição destinado a comparar grandezas. Padrão Internacional – padrão reconhecido por acordo internacional. Padrão Nacional – padrão reconhecido por uma decisão nacional oficial. Padrão Primário – padrão que o valor é aceito sem referencias a outros padrões. Padrão Secundário – padrão estabelecido por comparação com um padrão primário. Padrão de referência – padrão estabelecido oficialmente para calibração de grandeza. Padrão de trabalho – padrão utilizado para calibrar instrumentos de medida.

Conceitos Básicos de Medição Calibração – conjunto de operações que define o grau de incerteza de um instrumento de medidas. Rastreabilidade metrológica – sistema oficial de certificação continua de padrão estabelecido com determinada incerteza para cada grandeza. Valores expressos em partes por milhão Exemplo: Determinada grandeza medida com valor de 0,0005% de erro. Logo 0,0005 → 100 X → 1.000.000 Logo X= 5 ppM Assim, o erro da medida da grandeza é 5 ppM

INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro - é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro). Sua missão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do País.

CONMETRO O Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial é um colegiado interministerial que exerce a função de órgão normativo do Sinmetro e que tem o Inmetro como sua secretaria executiva. Integram o Conmetro os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; da Ciência e Tecnologia; da Saúde; do Trabalho e Emprego; do Meio Ambiente; das Relações Exteriores; da Justiça; da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento; da Defesa; o Presidente do Inmetro e os Presidentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, da Confederação Nacional da Indústria - CNI, da Confederação Nacional do Comércio - CNC e do Instituto de Defesa do Consumidor - IDEC.

SINMETRO Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial O Sinmetro foi instituído pela lei 5966 de 11 de dezembro de 1973 com uma infra-estrutura de serviços tecnológicos capaz de avaliar e certificar a qualidade de produtos, processos e serviços por meio de organismos de certificação, rede de laboratórios de ensaio e de calibração, organismos de treinamento, organismos de ensaios de proficiência e organismos de inspeção, todos acreditados pelo Inmetro.

Funções do Sinmetro Metrologia Científica e Industrial Na área da metrologia científica e industrial o Sinmetro é de grande importância para a ciência e a economia do Brasil, tendo em vista que é o Sistema responsável pelas grandezas metrológicas básicas. Este Sistema, sob coordenação do Inmetro, transfere para a sociedade padrões de medição com confiabilidade igual a de outros países, mesmo os chamados países do primeiro mundo.

Funções do Sinmetro Metrologia Legal Durante os trabalhos de fiscalização, os órgãos da RBMLQ coletam produtos nos estabelecimentos comerciais para avaliar o peso, o volume e verificam se a qualidade dos produtos é adequada para o consumo. Este é um trabalho de utilidade pública que alcança mais de cinco mil municípios brasileiros.

Funções do Sinmetro Normalização e Regulamentação Técnica Uma das atividades do Sinmetro é a de elaborar normas para dar suporte à regulamentação técnica, facilitar o comércio e fornecer a base para melhorar a qualidade de processos, produtos e serviços. A área de normalização no Sinmetro está sob a responsabilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que tem autoridade para acreditar Organismos de Normalização Setoriais (ONS) para o desempenho dessas tarefas.

Funções do Sinmetro Acreditação Na área de avaliação de conformidade, o Sinmetro oferece aos consumidores, fabricantes, governos e exportadores uma infra-estrutura tecnológica calcada em princípios internacionais, considerada de grande confiabilidade. Para que isto seja possível, todos os serviços nesta área são executados por organizações acreditadas pelo Inmetro. O Inmetro é o único órgão acreditador do Sinmetro, seguindo a tendência internacional atual de apenas um acreditador por país ou economia. O Inmetro é reconhecido internacionalmente como o organismo de acreditação brasileiro. O Inmetro baseia sua acreditação nas normas e guias da ABNT, Copant, Mercosul e nas orientações do IAF, ILAC, IATCA e IAAC, principalmente.

Funções do Sinmetro Certificação São os organismos de certificação acreditados, que conduzem a certificação da conformidade no Sinmetro, nas áreas de produtos, sistemas da qualidade, pessoal e meio ambiente. Estes organismos são entidades públicas, privadas ou mistas, nacionais ou estrangeiras, situadas no Brasil ou no exterior, sem fins lucrativos e que demonstraram competência técnica e organizacional para aquelas tarefas. A certificação de pessoal é apoiada pelos organismos de treinamento acreditados pelo Inmetro

Funções do Sinmetro Ensaios e Calibrações Os ensaios e calibrações executados no Sinmetro, são de responsabilidade dos laboratórios públicos, privados ou mistos, nacionais ou estrangeiros. Tais serviços são utilizados, na maioria dos casos, para a certificação de produtos (ensaios) e calibração de padrões de trabalho na indústria, além da calibração dos próprios instrumentos industriais. Todos os serviços nesta área são executados por laboratórios acreditados pelo Inmetro, no Brasil e no exterior.

ABNT Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. É uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992. É membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização). A ABNT é a única e exclusiva representante no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Electrotechnical Comission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).

PRINCIPAIS TIPOS NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS SOBRE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Condutores Proteção - Sistemas Proteção - Componentes Apresentação Instalações Elétricas Baixa Tensão Instalações Elétricas Alta Tensão Iluminação Equipamentos Segurança