Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de Abril de 2012 “Roteiro Gastronômico”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LINHA ECOLÓGICA Educação Ambiental e Tecnologia Rural
Advertisements

PLANO ESTRATÉGICO DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE SANTIAGO DO CACÉM
TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA
TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA
A Cartografia de um Grupo Especial...
Parque estadual da Serra do Mar
II Encontro Metropolitano de Educação Ambiental Martim-Pescador
AGROINDÚSTRIA E TURISMO RURAL
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
TURISMO E CULTURA 1 (TC1X1)
Guaíra: Cidade do Quilombo
OPERADORA Aula 05.
Uma viagem pelas cozinhas de Minas Gerais
CULINÁRIA BRASILEIRA.
COZINHA REGIONAL ANTONIO MENDES JR..
maior ilha marítima brasileira (346 Km2)
O choque do novo: uma sociologia da nouvelle cuisine
CARTOGRAFIA RN O sabor de uma região... Uma imagem... RN
TURISMO HISTÓRICO NO PARANÁ
Roteiro para a fase de pesquisa “Rio, cidade hospitaleira”
Plano Estratégico Regional de Turismo
Os Impactos Sócio-econômicos do turismo no cotidiano laboral dos pescadores da comunidade do Abade - Curuçá/PA. De maneira geral, o estudo buscou analisar.
MURY/ LUMIAR / SÃOPEDRO DA SERRA
COZINHA REGIONAL ANTONIO MENDES JR..
À descoberta dos sabores de Monchique Curso EFA Tecnicas Administrativas _ Carmen, Celia, Élia,Sandra Monchique 2009/2010.
SISTEMATIZAÇÃO DA CULTURA GERMÂNICA NOS VALES DOS RIOS CAPIVARI E BRAÇO DO NORTE: PERCORRENDO UM CAMINHO NA DIVERSIDADE CULTURAL DO SUL DE SANTA CATARINA.
113ª Festa da Nossa Senhora da Boa Viagem
REGIÕES BRASILEIRAS: DESVENDANDO A REGIÃO NORTE
ROTA GASTRONÔMICA DO CAMBUCI
ANÁLISE GEOGRÁFICA E TURISMO Aula agosto Turismo múltiplas dimensões Dimensão 1. Negócio e Indústria  Turismo é um negócio, um conjunto de setores.
3ª Oficina de Turismo Sustentável Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral Norte de São Paulo Fevereiro de 2012 Demandas.
Zoneamento Marinho Litoral Norte
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de abril de 2012 “Roteiro Aventura” Dra. Patricia Ortiz e Ms.
REQUEIJÃO CREMOSO Segmento Foco: Aplicações: Outros Segmentos: Hotel Bar / Restaurante Buffet / Cattering Fábrica de Salgados Segmento Foco:
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
APRIMORAMENTO DO PROGRAMA DE ETNOTURISMO ORIENTADO NA ALDEIA KRUKUTU (PARELHEIROS / SP): PROPOSTA DE CARTILHA TURÍSTICA ILUSTRADA Patrícia Sanchez Peres.
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de outubro de 2011 “Diretrizes para o Turismo Sustentável/LN”
TURISMO RURAL BRASIL.
Cultura, Turismo e Meio Ambiente
O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais,está.
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de abril de 2012 “Roteiro de Turismo Pedagógico”
OBSERVAÇÃO DE AVES OPORTUNIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL, EMPREGO E RENDA NAS COMUNIDADES DO ENTORNO DAS UC’S; EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS; TURISMO DE QUALIDADE.
TURISMO: PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE OS POVOS
CIRCUITO DAS AVES DA MATA ATLÂNTICA DE SÃO PAULO
Tradição, cultura e Gastronomia
DINAMICA FORMATAÇÃO DE PRODUTOS SUSTENTAVEIS
Segmentação em Turismo (Mtur)
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de abril de 2012 “Roteiro 700 Aves”
O Rio Grande do Norte no Brasil
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável do Litoral Norte Paulista.
Da tradição à modernidade
Profª Msc. Eugenia Exterkoetter Heidemann
Jovem Aventura -A Jovem Aventura Tekombo’e Entretenimento Pedagógico Ltda., oferece acampamentos de férias, de finais de semana e feriados, viagens de.
Jovem Aventura -A Jovem Aventura Tekombo’e Entretenimento Pedagógico Ltda., oferece acampamentos de férias, de finais de semana e feriados, viagens de.
COPA 2014 – BELO HORIZONTE - MG. IMAGEM Para o turista internacional: construção conjunta da imagem do país com a Embratur Para a imagem de Minas Gerais,
O Petrópolis Gourmet ganha este ano um ingrediente extra que vai ampliar de forma significativa sua repercussão, alcance e visibilidade. O Globo apostou.
CIDADANIA– 2ª Reunião - 26/08/2011 COORDENAÇÃO PARA POVOS TRADICIONAIS E POPULAÇÕES RURAIS.
C&c | culture and creativity jam together #CoimbraGovJam #GlobalGovJam #2015 Feira Cultural de Coimbra – uma análise externa.
Culinária do Brasil.
Secretaria de Desenvolvimento
MEIOS DE HOSPEDAGEM MEIOS DE ALIMENTAÇÃO AGÊNCIAS DE VIAGEM ARTESÃOS RECURSOS E ATRATIVOS TURÍSTICOS PUBLICOS E PRIVADOS.
Profª Adriana S. Nagahashi 2015
Pãoblicidade.
Kitchen Survival Guide Josias Kayan, Lajos Onodi, Lois Lene, Marcos Denis e Vinicius Souza Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Eletrônica.
UNIR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. CAMPUS DE CACOAL. ADMINISTRAÇÃO 7º PERÍODO DISCIPLINAS: SIMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E ADMINISTRAÇÃO DE.
Cidades-sede Doze cidades das cinco regiões do Brasil receberão a Copa do Mundo em Mais de R$ 25 bilhões serão investidos em aeroportos, estádios.
TURISMO DO PORTO E NORTE,ER – CASTELO SANTIAGO DA BARRA - VIANA DO CASTELO TEMA DO ENCONTRO: "UMA NOVA VISÃO PARA O LITORAL NORTE" TEMA DO PAINEL: “A ZONA.
Turismo Rural: Uma oportunidade de negócio Marina Reis Deusdará Leal Agosto 2008.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
DESTINO PARÁ AMAZÔNIA - BRASIL DESTINO PARÁ. Amazônia-Brasil Características Gerais do Território ECONOMIA : mineração, agroindústria e turismo. DIMENSÃO:
Transcrição da apresentação:

Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de Abril de 2012 “Roteiro Gastronômico”

Roteiro Gastronômico 1.Identidade do Produto: Roteiro dos Sabores: do Caiçara ao Caipira (foi sugerido um segundo título: do Azul marinho ao bolo de rapadura) 2.Município (s) envolvido (s): Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, São Luiz do Paraitinga, Salesópolis, Redenção da Serra, Paraíbuna e Natividade da Serra. ??????

Roteiro Gastronômico 3.Vocações/ aptidões principais do produto (natureza preservada/ paisagens/ flora e fauna, cultura autentica, hospedagem com características diferenciadas e especiais, gastronomia típica e/ou qualidade): Gastronomia típica, valorização da cultura das comunidades tradicionais. Definir as vocações do produto: gastronomia típica aliada aos atrativos histórico culturais? Focar nos restaurantes que fazem releitura de pratos típicos? Focar em tbc? 4.Segmento (s) atendido (s) (ecoturismo/ pedagógico/ cultural/ náutico/ luxo...): Turismo Cultural – Gastronômico

5.Características, necessidades, preferências e expectativas dos segmentos envolvidos: Associado ao Sol e Praia 6.Atrativos ícones (descrição): Gastronomia típica - Degustação de pratos típicos caiçaras e visita ao Quilombo da Fazenda: Azul Marinho com juçara, bolinho de taioba, moqueca de peixe com juçara, a salada quilombola, feita com o coração da bananeira e outros; observação do processo da feitura da farinha de mandioca; Roteiro Gastronômico

 Visita ao Sertão do Ubatumirim – conhece as “roças” e os produtos ali cultivados  Degustação de outros pratos “mais refinados” elaborados com juçara em outros estabelecimentos de Ubatuba, como talharim de palmito pupunha e camarões com molho de juçara (quiosque em Prumirim) e o pão de juçara (padaria no centro de Ubatuba);  Visita ao cultivo de mariscos nas praias do Almada, Pulso, Enseada e Ubatumirim (?), para conhecer todo o processo e degustar pratos.  Visita a Almada para aula de preparo e degustação do Azul Marinho

Roteiro Gastronômico  Café da manhã ou café da tarde típico, com café de cana, farinha de milho, ova de peixe, banana, mandioca....  Rota do Cambuci??????? 7.Atrativos secundários (descrição): manifestações culturais Quais???

Roteiro Gastronômico 8.Diferencial e valores dos atrativos (unicidade): matéria-prima local, tradição e suas peculiaridades.  Definir atrativos ícones: um prato? Um ingrediente? Um “modo de fazer”? uma história?  O que pode ser agregado? Lista de pratos e ingredientes locais, pessoas que conhecem a tradição da culinária regional ou que lidem com a matéria prima de forma interessante. Associar artesanato, manifestações tradicionais, acontecimentos programados;  Pensar em atividades diferenciadas, como visita a casas de família, uso tradicional dos ingredientes, associar receitas tradicionais com releituras por novos chefs, da coleta de ingredientes até a degustação do prato;

SUGESTÃO DE ROTEIRO Roteiro dos Sabores: do Caiçara ao Caipira  Introdução; Municípios: Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, São Luiz do Paraitinga, Salesópolis, Redenção da Serra, Paraíbuna e Natividade da Serra.).  Diferencial: Matéria-prima local, tradição e suas peculiaridades.

SUGESTÃO DE ROTEIRO Segmento (s) atendido (s) Principais atrativos: gastronomia tradicional Outros atrativos: Discorrer sobre os outros atrativos - Flora, Fauna, atrativos históricos e culturais Peridiocidade: o ano inteiro Numero mínimo de participantes: 3 Nível de dificuldade: médio fácil Necessidade de reserva antecipada

Roteiro Duração: Itinerário: Dia 1 (locais a serem visitados, Ucs, trilhas e atividades) Exemplo: Ubatuba - Litoral norte – visita ao quilombo da fazenda, Ubatumirim e Almada – degustação de pratos típicos e aula sobre o preparo do azul marinho

Roteiro Dia 2 – Serviços: Transporte: Hospedagem: Alimentação: Operação: