Comissão de Coleta Seletiva. Quantificação de Resíduos na FCA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Índice Introdução Como começou? O que é?
Advertisements

APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
Reciclagem de plástico
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
Missão Promover o conceito de Gerenciamento Integrado do Lixo Sólido Municipal Promover a reciclagem pós-consumo Difundir a educação ambiental com foco.
Ciclo de vida do produto
OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
L. F. Diaz CalRecovery, Inc. Concord, California, USA Projeção em 2009.
PROJETO COLETA SELETIVA E RECICLAGEM
Resíduos.
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
Sugestões de ações para implantações
PASSE O LIXEIRO Professora :Rita de Cássia Pizoni Freitas
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA
PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
COMISSÃO SETORIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SEF
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
PROJETO RECICLAR COLÉGIO CRUZ E SOUSA – FLORIANÓPOLIS
MEIO AMBIENTE.
Logística Reversa Impactos ecológicos.
O problema do lixo termina
Conheça agora parte da nossa cidade e venha morar com agente
LEVANTAMENTO DA EFICÁCIA DO PROJETO DE COLETA SELETIVA NO CAMPUS LAGEADO, UNESP, BOTUCATU Flávia Cristina Freitas Santos1, Richardson Barbosa Gomes da.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Lixo Um tesouro.
Apresentação. Apresentação No Brasil, geramos mais de 160 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% não tem destino adequado.
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Objetivo Projeto IAU Sustentável
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
CIPA 2013/2014.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO –
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Coleta Seletiva solidária Conheça e participe. Comissão do programa PROFESSORES: PROFESSORES: –Fernando Jesus de Oliveira, –Natal Junio Pires, –Jorge.
Núcleo de Tecnologia Municipal de Marechal Cândido Rondon ‍‍‍Curso:Introdução Educação Digital ‍‍‍Cursista: Cristiane Elisabete Hubert Schwaab.
Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental- SAIC SACOLAS PLÁSTICAS Impacto ambiental e soluções para a redução do consumo.
Programa de Coleta Seletiva – UNESP/ Rio Claro
Lixo, para onde vai esse resíduo?
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
ATIVIDADES DO GRUPO DE TRABALHO DE RESÍDUOS SÓLIDOS 2013.
10 Diretivas do Município Verde Azul
RESÍDUOS SÓLIDOS. Resíduos Sólidos Equador - $32.
Lixo Brasileiro.
Meio Ambiente.
RECICLAGEM.
Coleta Seletiva e Reciclagem
INTERVENÇÃO EDUCATIVA COMO FERRAMENTA DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” Guilherme Aleoni – Bolsista do Programa USP Recicla (ESALQ/USP)
JabUNESP Recicla. Introdução O JabUNESP Recicla é um projeto de extensão universitária, que existe desde 2005, voltado para a questão ambiental; Em 2011.
Resíduos Sólidos Domiciliares
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Assuntos 02/20 Processos ativos Processos ativos Gestão de lâmpadas fluorescentes e mistas Gestão de.
Gestão de Resíduos Sólidos no Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DO ICMS ECOLÓGICO 10/11/2015.
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO TOTAL : ,73 KG toneladas.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNÓLOGICA DE MINAS GERAIS Trabalho de sensibilização da comunidade do CEFET-MG em relação ao programa de coleta seletiva solidária.
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH NOVEMBRO/
A Política Nacional de Resíduos Sólidos Renato Teixeira Brandão Diretor de Gestão de Resíduos Fundação Estadual do Meio Ambiente Setembro de 2013.
Seminário “Uso de Sacolas Plásticas” Dra. Samyra Crespo Secretária Câmara dos Deputados Comissão Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Ministério.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
ProgramaReciclaJaraguá. Antecedentes Fonte: Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PIGIRS (2013)
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
Transcrição da apresentação:

Comissão de Coleta Seletiva

Quantificação de Resíduos na FCA

Distribuição e Identificação de Lixeiras pelo Campus Lageado  Áreas externas e internas

Possibilitou novos postos de trabalho para Catadores

 Trabalho: COLETA SELETIVA: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE, TRABALHADORES E PODER PÚBLICO NA GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS  Objetivos: relatar a experiência da FCA na constituição de um sistema de coleta seletiva articulado com o poder público municipal e os catadores de materiais recicláveis para gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos. Congressos: CEU – UNESP 2011  Resultados:  Estimativa de resíduos sólidos gerados na FCA: 3763 kg de papel; 1588 kg de plástico; 397,3 kg de vidro e 85,9 kg de metal,  Articulação com prefeitura gerou trinta novos postos de trabalho para catadores,  comercialização de cerca de kg mês -1 de material reciclável.  Coleta regular de materiais não recicláveis passou a recolher menor quantidade de resíduos, diminuindo custos de todo o sistema de coleta e aterramento final dos resíduos produzidos na cidade

Campanha: “Redução de copos plásticos descartáveis”  Implantação: 2011  Ações: Divulgação por meio digital e distribuição de 500 canecas (através de doação do BB) a servidores da FCA  Meta: Minimizar geração de lixo plástico e economizar verba pública  FCA compra cerca de 30 mil copos descartáveis/mês  Repercução Local: reportagens em mídia impressa, digital e rádio