Prof. M.Sc. Rogério Eduardo da Silva Computação Gráfica Prof. M.Sc. Rogério Eduardo da Silva rsilva@joinville.udesc.br http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/rogerio
O que é Computação Gráfica? “É a área da computação que estuda a interpretação, manipulação e geração de imagens por computador” Síntese de Imagens Análise de Imagens Computação Gráfica Processamento de Imagens
O que é Computação Gráfica? Análise de Imagens Síntese Processamento X2+Y2+Z2-R2=0 Representação Abstrata
Síntese de Imagens
Processamento Digital de Imagens Tratamento de Imagens
Processamento Digital de Imagens Segmentação de Imagens
Congressos da Área de CG e PI Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens - SIBGRAPI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGAMES Será realizado em Curitiba/PR em outubro http://www.sbc.org.br/sibgrapi Simpósio Brasileiro de Realidade Virtual - SVR Será realizado em São Paulo/SP em outubro http://www.sbc.org.br/svr Simpósio Americano de Computação Gráfica - SIGGRAPH Será realizado em Los Angeles/EUA em Agosto http://www.siggraph.org
Dispositivos Gráficos Imagem: P1 – P2 P2 – P3 P3 – P4 P4 – P5 P5 – P6 P1 – P6 P2 – P5 Vetorial
Dispositivos Gráficos Cathode Ray Tube - CRT 4 2 1 – Canhão de Elétrons 2 – Sistema de Deflexão 3 3 – Feixe de Elétrons 1 4 – Superfície Fosforescente
Dispositivos Gráficos Matricial
Dispositivos Gráficos Terminal Gráfico 0 0 1 0 0 0 1 0 1 0 1 0 0 0 1 1 1 1 1 1 Controlador de Vídeo Memória de Vídeo (Frame Buffer) Monitor
Dispositivos Gráficos Vídeo de Varredura Entrelaçada Não Entrelaçada
Dispositivos Gráficos Monitores Coloridos R G B Red Green Blue Cor = R% de Vermelho G% de Verde B% de Azul 60% 50% 25%
Dispositivos Gráficos Padrão de Cores RGB G R B R Vermelho r g b Amarelo Magenta G B Verde Preto Azul Branco Ciano
Dispositivos Gráficos Sistemas de Cores
Dispositivos Gráficos Operações com Cores
Dispositivos Gráficos HSV e HSL
Dispositivos Gráficos Relação entre HSV e RGB
Dispositivos Gráficos Relação entre RGB e HSV
Trabalho Prático #1 Mini Paint Descrição: Criar um programa (em opengl) que permita desenhar primitivas geométricas e escolher a cor. Objetivos: Familiarizar o acadêmico com a ferramenta opengl, com desenho de primitivas gráficas e com sistemas de cores. Operações: Seleção da primitiva (1=Triângulo 2 = Quadrilátero 3= Linhas) Seleção da cor (via teclado) (4 = RGB 5 = HSV) Entrada dos pontos da primitiva (cliques do mouse) Não será necessária ação de alteração de dados já incluídos. Não será necessário armazenar o resultado do desenho em disco.