Artigo: The dynamic berth allocation problem for a container port Akio Imai, Etsuko Nishimura, Stratos Papadimitriou 1.999 O propósito principal do artigo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
N Rainhas Descrição do Problema Satisfação de Restrições (CSP)
Advertisements

Planejamento de recursos e Programação da produção
Métodos para representação de estruturas hierárquicas
LOT-SIZE PROBLEM   PROBLEMA DE DIMENSIONAMENTO DE LOTES COM VÁRIOS CENTROS DE PRODUÇÃO. Sheila Souza Lino.
FACILITY LOCATION PROBLEM
Problemas de Forma Não-padrão
Definições operacionais. PASSOS A SEGUIR DEPOIS DESTA AULA 1. Deixe bem claro o problema de investigação com o patrocinador (ou orientador), se preciso.
PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEíCULOS COM DIVISÃO DE ENTREGA
Algoritmos e Estruturas de Dados
Exemplo.
Dárlinton B. Feres Carvalho
Reconhecimento de Padrões Seleção de Características
O PROBLEMA DE SCHEDULING EM JOB-SHOP
Artigo: The dynamic berth allocation problem for a container port Akio Imai, Etsuko Nishimura, Stratos Papadimitriou, Analisando a formulação relaxada.
Ambiente de simulação Os algoritmos previamente discutidos foram analisados usando um simulador de mobilidade. Ele modela uma cidade de 20 Km de raio,
Inteligência Artificial
Balanceamento de Linhas
Programação e Sequenciamento
Simulação e Otimização
1 Introdução aos Agentes Inteligentes Flávia Barros.
Simulação no Tempo: Esquemas de Solução
Microeconomia A III Prof. Edson Domingues Aula 5 Bens Públicos
Algoritmos Genéticos em Problemas com Restrições
Linguagem de Programação II Parte IX
Gerência de Recursos Processador
Algoritmos paralelos eficientes para alguns problemas de processamento de Cadeia de Caracteres Alunos: Diego Alencar dos Santos Melo Felipe Formagini Brant.
O problema do emparelhamento máximo
Centro de Distribuição Expedição
Aula 5 Programação Inteira
Algoritmos de Busca Local
Busca Informada.
Complexidade de Algoritmos
SISTEMAS OPERACIONAIS I
FUNÇÃO MANUTENÇÃO NA EMPRESA.
Pesquisa Operacional Conceitos básicos.
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Busca Combinatorial e Métodos de Heurística
Introdução Prof. Antonio Carlos Coelho
Técnicas de avaliação de Interfaces Alunos: Joel Levandowski Ranieri R. Tremea Prof ª.:Cristina P. dos Santos URI - Universidade Regional Integrada do.
1 Introdução aos Agentes Inteligentes Inventando Funções Heurísticas Flávia Barros.
Métodos de Resolução Solução Analítica Solução Numérica
Programação Dinâmica.
Problemas NP-completos e Programação Dinâmica
Algoritmos FPT para o Problema da k-Cobertura por Vértices
Artigo: Berth allocation planning in the public berth system by genetic algorithms Akio Imai, Etsuko Nishimura, Stratos Papadimitriou, Heurística.
UFSC-UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO LOGÍSTICA E TRANSPORTE DISCIPLINA: ESTUDO DE CASOS PROF:
Lavratti.com Slide 1/8 Administração da Produção Suprimento e demanda SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Operations management. London: Prentice Hall,
Artigo: The dynamic berth allocation problem for a container port Akio Imai, Etsuko Nishimura, Stratos Papadimitriou, Analisando experimentos computacionais.
Exercícios de Algoritmos Aproximativos
Artigo: Berth allocation planning in the public berth system by genetic algorithms Akio Imai, Etsuko Nishimura, Stratos Papadimitriou, Analisando.
Impact of Topology on Parallel Video Streaming Impacto da Topologia em Transmissões de Video em Paralelo N. Kamiyama[1], R. Kawahara[1], T. Mori[1], S.
Métodos Construtivos x Aprimoramento
Artigo: The dynamic berth allocation problem for a container port Akio Imai, Etsuko Nishimura, Stratos Papadimitriou, Analisando a formulação para.
Transações Banco de Dados II Aline S Costa 1. TRANSAÇÕES Conjunto de operações que formam uma única unidade lógica de trabalho; Conjunto de instruções.
Gerenciamento de Memória Sistemas Recentes
Engenharia de Software Ciclo de Vida do Software: Espiral
2 - Portfólio de Investimentos
Algoritmo de Transportes Objecto de Aprendizagem Manuel Pina MarquesDEIG
Pesquisa Operacional Programação Linear
Pesquisa Operacional:
Problemas de Otimização Combinatória
Informática Aplicada Sistemas Operacionais: processos, tarefas e Algoritmos de escalonamento de processo Alunos: Marcelo Bonfim, Giovanni Faria, Diego.
Artigo: The dynamic berth allocation problem for a container port Akio Imai, Etsuko Nishimura, Stratos Papadimitriou, Analisando a formulação.
Professor: Cezar Augusto Pereira dos Santos
1 Algoritmos Genéticos em Otimização de Planejamento l Planejamento ocorre em todas as atividades e envolve: PLANEJAMENTO Recursos Tarefas Tempo Objetivos.
Busca Heurística Prof. Valmir Macário Filho. 2 Busca com informação e exploração Capítulo 4 – Russell & Norvig Seção 4.1 Estratégias de Busca Exaustiva.
Abordagens para Problemas Intratáveis Katia S. Guimarães
1 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS Escola de Informática Programa de Pós-Graduação em Informática Mestrado em Ciência da Computação Algoritmos de Fluxo.
Fernando NogueiraTeoria dos Jogos1. Fernando NogueiraTeoria dos Jogos2 Introdução A Teoria dos Jogos trata com situações de tomada de decisão em que dois.
Transcrição da apresentação:

Artigo: The dynamic berth allocation problem for a container port Akio Imai, Etsuko Nishimura, Stratos Papadimitriou O propósito principal do artigo é propor um algoritmo para resolver o Problema de Atribuição de Berço (BAP). O Problema de Atribuição de Berço Estático (SBAP) consiste em: Dado que há vários navios, encontra um conjunto de atribuições que minimizam a soma de tempo que os navios esperam para chegar nos berços mais o tempo de manipulação da carga. No artigo é considerada a versão dinâmica do problema (DBAP), cuja diferença é que, neste, os navios chegam enquanto o trabalho está em progresso. O DBAP é representado como um Problema de Atribuição tridimensional com a adição de algumas restrições e não é resolvido em tempo polinomial. Portanto, é apresentada uma heurística baseada na Relaxação Lagrangeana.

Curiosamente, no Porto de Kobe, onde foi realizado este trabalho, foi analisado que durante 29 dias seguidos, somente durante 9 horas ambos os berços estavam ocupados. E, deste modo, o artigo propõe a redução do número de berços com a atribuição correta de cada navio a cada berço. Geralmente, o serviço de atendimento no porto é do tipo FIRST- COME-FIRST-SERVED (FCFS), o que nem sempre minimiza o tempo de estadia do navio.

Literatura relacionada Lai e Shih (1992) propuseram um algoritmo heurístico que assumia a alocação FCFS, e a solução pode não ser tão boa quanto a solução proposta por Imai et. al. Brown et al. (1994, 1997) trata de berços-navios em portos navais. Eles identificaram o conjunto de atribuição ótima de berço-navio que maximiza a soma de benefícios por navio, enquanto no porto. O Problema de Atribuição de Berços é um dos Problemas de Programação de Máquinas Paralelas. Uma tarefa e uma máquina podem ser tratados como um navio e um berço, respectivamente. E assim, O SBAP se reduz a um clássico Problema de Atribuição.

Formulação do Problema e Relaxação Lagrangeana No SBAP, todos os navios já estão no porto quando o planejamento dos berços é determinado. É assumido que cada berço pode servir somente um navio por vez e que não há restrições físicas ou técnicas como a relação entre a profundidade da água e o preparo do navio. O tempo de manipulação do navio é assumido como dependente do berço ao qual foi designado. É óbvio que o tempo de manipulação do navio depende da relação geográfica entre o navio e a localização dos contêineres. O objetivo deste problema é minimizar a soma do tempo de espera para a atribuição de cada berço a cada navio, mais o tempo de manipulação que ele gasta no berço. E assim, o problema pode ser considerado como um Problema de Atribuição tridimensional.

Sujeito à: Onde:

A função objetivo minimiza a soma do tempo de espera mais o tempo de manipulação para cada navio; A primeira restrição garante que cada navio deve ser atendido em um berço em alguma ordem de serviço; A segunda restrição garante que cada berço atenda um navio por vez; Na função objetivo o tempo de manipulação Cij recebe o peso (T-k+1), resultante da observação de que cada tempo de manipulação Cij de um navio específico atendido em um berço i contribui no tempo de espera dos navios a serem atendidos no mesmo berço depois disso. Ou seja, o tempo de espera de um dado navio é dado pelo tempo de manipulação acumulado em seus predecessores.

No DBAP é considerado que a chegada de cada navio ocorre somente após Si (tempo em que o berço i se torna disponível para o planejamento de alocação de berços). Sujeito à:

Onde: Pk representa o subconjunto de O tal que Pk= {p/p<k à fpjp < k O}; Wi representa o subconjunto de navios com Aj Si; Yijk representa o tempo disponível do berço i entre a partida do k-1 navio e a chegada do kth navio quando o navio j é atendido como o kth navio. A função objetivo minimiza o total do tempo de espera e o tempo de manipulação de cada navio; A terceira restrição assume que os navios devem ser atendidos depois de sua chegada.

Si A1xi11 Yi42 A4 xi42 Yi53 A5 xi53 A2xi24 A3xi35 Atribuição de navios ao berço i

Relaxação Lagrangeana para o DBAP Sujeito à:

é o multiplicador de Lagrange para o berço i, navio j e a kth posição da seqüência de serviço e possui valor não-negativo; E a formulação pode ser re-escrita como segue, devido o Yijk ser redundante : Sujeito às mesmas restrições anteriores, podendo ser melhorada à: Onde Eijk é um custo representativo acrescido à F.O.

Método do sub-gradiente; Algoritmo; Dados dos experimentos computacionais. Assuntos Pendentes