GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Senarc: atribuições institucionais
Brasília, 07/07/2013. A Experiência no Estado de Mato Grosso do Sul.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
REPENSANDO AS CIES NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª REUNIÃO EM 06/06/2011 CIES?
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
PLANEJAMENTO NO PLANEJAMENTO NO SUAS.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
VIII Conferência Nacional de Assistência Social
I Encontro Estadual de Secretários de Assistência Social
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Conselho Estadual de Assistência Social
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar os seus Trabalhadores Estratégias para a Estruturação da Gestão do.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
METAS PARA O ESTADO E A UNIÃO
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS - CapacitaSUAS -
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
Ministério da Cultura.
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
Governo do Estado de Alagoas
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
VI Conferência Nacional de Assistência Social
Termo de Compromisso de Gestão TCG
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
PROCESSO DE REVISÃO DA NOB SUAS 2005 NOB SUAS 2010
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Governo do Estado de Alagoas
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Fórum Nacional de Educação
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
Psicologia e Segurança Pública
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Política de Assistência Social
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
CONFERÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2015
Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”
TEMA: CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A
PACTO DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO ESTADUAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
O Financiamento na Efetivação do SUAS. Financiamento Foco: competências da gestão estadual  exige o debate sobre o pacto federativo, no contexto de.
REUNIÕES REGIONAIS.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Plenária: Os órgãos de controle externo e a relação com o SUAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – Secretaria Nacional de Assistência.
O Direito ao controle social e à defesa dos direitos socioassistenciais: uma discussão inadiável.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
PACTUAÇÃO DOS INDICADORES REGIONAIS
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011

Instrumentos de Gestão Pacto de Aprimoramento da Gestão - PAG; Política Estadual de Assistência Social – PEAS; Plano Estadual de Capacitação e Educação Continuada – PECEC.

Pacto de Aprimoramento da Gestão – PAG Instrumento fundamental de gestão que expressa a adesão dos Estados e do DF ao SUAS; Agenda de compromissos firmados com o MDS para o aprofundamento das responsabilidades da esfera estadual e do DF na implementação do SUAS; Mecanismo de fortalecimento da ação cooperada entre os 3 entes federados;

Histórico do Pacto 2007 Assinatura do Pacto pelos 26 Estados, DF e MDS tendo vigência inicial de 2 anos, devendo ser revisto a cada biênio; 2008 /2009 Fomento do MDS à definição: -de Diretrizes e Ações Prioritárias para 2009/2010; -do Incentivo à Gestão Estadual – IGE; -da construção de indicadores e de metodologia para monitoramento e avaliação dos PAGs;

Histórico do Pacto 2008 /2009 (continuação) Início de um amplo processo de avaliação do PAG pelo FONSEAS, com a participação de Secretários , Secretários Adjuntos e representantes dos Estados; documento orientador do FONSEAS aos Estados, acerca do Pacto; Aprovação pelo CNAS da Prorrogação do Pacto;

Histórico do Pacto 2010 Realização pelo FONSEAS de encontros regionais para avaliar e propor redefinições de conteúdos do PAG; Elaboração e apresentação ao MDS e à CIT do documento do FONSEAS com a proposta de uma nova versão e sistemática para o Pacto; Pactuação na CIT das prioridades nacionais para o quadriênio de 2011/2014. (Res. Nº 17, de 18/12/2010)

Vigência de 04 anos; Avaliação nacional bianual das ações previstas e balanço dos resultados; Avaliação anual do cumprimento das prioridades do Pacto no âmbito das instâncias de pactuação e controle social dos Estados e do Distrito Federal.

Prioridades Nacionais 2011-2014 PRIORIDADE I – Adequação organizacional e programática dos órgãos estaduais e do Distrito Federal, órgãos gestores da assistência social, para adequação ao SUAS; PRIORIDADE II – Organização do território estadual e do Distrito Federal em regiões/microrregiões de assistência social, com identificação para orientar a implantação dos serviços de caráter regional nos municípios-sede ou pólo e municípios de abrangência;

Prioridades Nacionais 2011-2014 PRIORIDADE III – Prestação de apoio técnico aos municípios na estruturação e implantação de seus Sistemas Municipais de Assistência Social, na gestão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família; PRIORIDADE IV – Coordenação, gerenciamento, execução e cofinanciamento de programas de capacitação para gestores, trabalhadores e conselheiros;

Prioridades Nacionais 2011-2014 PRIORIDADE V – Implantação e implementação do Sistema Estadual de Informação, Monitoramento e Avaliação; PRIORIDADE VI – Municipalização da execução direta dos serviços de Proteção Social Básica, contendo metas, responsáveis e prazos;

Prioridades Nacionais 2011-2014 PRIORIDADE VII – Cofinanciamento da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial; PRIORIDADE VIII – Apoio ao exercício da participação e do controle social. Obs.: Em Alagoas deverá ser incorporada uma prioridade estadual: Interface entre a Assistência Social e a Segurança Alimentar e Nutricional.

Matriz orientadora para elaboração do Pacto de Aprimoramento da Gestão dos Estados e Distrito Federal - DF Unificação do planejamento das prioridades nacionais revisadas no âmbito do Fórum Nacional de Assistência Social – FONSEAS e pactuadas na Comissão Intergetores Tripartite – CIT, conforme a Resolução n.17 de 18 de novembro de 2010.

Fluxo de elaboração do pacto no âmbito dos Estados e do DF ---------------------- - Até agosto de 2011

Plano Estadual de Assistência Social – 2011/2015 Reafirma o compromisso do Estado com a qualificação do SUAS; Constitui uma ferramenta fundamental para o planejamento e gestão; Pauta-se no Plano Decenal e no Pacto de Aprimoramento da Gestão – PAG; Baseia-se nas diretrizes e princípios estabelecidos nos marcos legais da Política de Assistência Social.

Plano Estadual de Assistência Social – 2011/2015 Trabalho assessorado pela equipe de consultores e técnicos do MDS e coordenado e sistematizado pela equipe SEADES. Procedimentos Metodológicos - PEAS/AL - Construção democrática e participativa com a contribuição de: Gestores, técnicos, trabalhadores do SUAS e conselheiros estaduais e municipais da Assistência Social e conselheiros de direito, COEGEMAS, NUTAS; Universidade, entidades parceiras, instâncias deliberativas, comissões e órgãos de pactuação e articulação da Política de Assistência Social e outras políticas, Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Estadual, Secretarias e outros.

Plano Estadual de Assistência Social – 2011/2015 Elaboração do diagnóstico socioassistencial: Eixos temáticos: Contexto socioeconômico Estadual; Gestão e Planejamento; Proteção Social Básica; Proteção Social Especial; Gestão do Trabalho; Regulação; Financiamento; Informação, Monitoramento e Avaliação; Controle Social. Interface da Assistência Social com a Segurança Alimentar e Nutricional

Plano Estadual de Assistência Social – 2011/2015 Elaboração de Diagnóstico com base nos 102 Planos Municipais de Assistência Social e fontes oficiais de dados socioeconômicos, entre outros; Validação do diagnóstico socioassistencial; Definição do Plano de Metas e validação das diretrizes, objetivos e metas; Apreciação e aprovação do PEAS pelo Conselho Estadual de Assistência Social; Conclusão e publicação do Plano Estadual de Assistência Social; Elaboração da Programação Anual 2011.

Plano Estadual de Capacitação e Educação Continuada – PECEC – 2011/2015 É uma ferramenta fundamental de gestão para a valorização e qualificação dos trabalhadores, gestores e conselheiros da área, tendo em vista o aprimoramento da prestação de benefícios e serviços socioassistenciais à população.

Plano Estadual de Capacitação e Educação Continuada – PECEC - 2011/2015 Construído com a participação e o envolvimento do conjunto de atores governamentais e não-governamentais que integram a Política de Assistência Social no âmbito do estado e municípios; Parte da análise da realidade dos recursos humanos na área da Assistência Social no Estado e do levantamento das demandas, necessidades e especificidades de cada região; Aponta as possibilidades de avanços, diretrizes, linhas programáticas, metas e estratégias de execução para os próximos 04 (quatro) anos.

Plano Estadual de Capacitação e Educação Continuada – PECEC - 2011/2015 RETROSPECTIVA Aprovado pelo CEAS (Resolução nº006 de 20/04/2011)

Plano Estadual de Capacitação e Educação Continuada – PECEC - 2011/2015 Estrutura operacional e pedagógica adequada à demanda diagnosticada e qualificada em função de categorias funcionais e de acordo com os diferentes níveis de escolaridade; A proposta de formação continuada será executada através de capacitações, cursos de atualização, cursos de especialização e mestrado.

Plano Estadual de Capacitação e Educação Continuada – PECEC - 2011/2015 A elaboração do PECEC/AL foi orientada pelo que estabelece a NOB-RH, considerando as especificidades da realidade local; O PECEC é passível de ajustes a partir da Política Nacional de Capacitação atualmente em processo de construção pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS.