Vertentes Realistas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2010/01
A Psicologia Sócio-Histórica
Professora: Karina Oliveira Bezerra
O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França, na segunda metade do século XIX. Este.
O Romance Experimental
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Início do Realismo O Realismo teve seu início na França em 1857, quando Gustave Flaubert publicou sua obra Madame Bovary, em que sua principal personagem.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Romantismo “Se quisermos defender a liberdade, precisamos negar o mundo exterior.” (Fichte)
REALISMO/NATURALISMO NO BRASIL 1881
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
REALISMO E NATURALISMO
REALISMO - NATURALISMO
Evolucionismo Positivismo Socialismo Determinismo Pessimismo
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
A casa, uma parte de mim no mundo
O Positivismo.
Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro
Introdução ao Estudo da História
Aula 23 – Realismo-Naturalismo
Instituições DO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO
ROMANTISMO.
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
Naturalismo William Bell Scott (1811 – 1890) – Ferro e Carvão.
EDER.
Naturalismo “Para os naturalistas, o homem é visto como um “caso” a ser cientificamente analisado.”
Literatura Realismo A Apoteose da Razão
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
NATURALISMO Profª Vivian Trombini.
REALISMO O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. A característica principal deste movimento.
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
A Psicologia ou as Psicologias
Realismo Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao.
2ª Série - Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Revisão – professora Margarete
REALISMO.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Augusto Comte e o Positivismo
Sumário da Discussão Introdução – Cenas dos últimos capítulos!
O POSITIVISMO.
REALISMO / NATURALISMO
DIREITO POSITIVO CEAP - CURSO DE DIREITO – Disciplina – Introdução ao Direito AULA 4-B Prof. Milton Correa Filho.
Filosofia Contemporânea
REALISMO Revolução Industrial
O Positivismo.
Texto 1 – Testes Psicológicos e técnicas projetivas
QUESTÃO COIMBRÃ / REALISMO / EÇA DE QUEIRÓS
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
História da Filosofia Moderna I Prof. Suderlan Relação de: Sujeito e objeto Realista: Consciência = substância = sujeito (em si) capta o significado do.
A sociologia pré- científica. O Renascimento Inicia o processo de abertura e expansão comercial e marítima. Inicia o processo de abertura e expansão comercial.
Positivismo.
NATURALISMO E REALISMO Uma abordagem aos ideais Português – 11º ano – 2009/10 – Prof. Fernanda Monteiro.
Características (Arte e Literatura) Naturalismo Alunos: -Bruno Correia, nº2 -Diogo Santos, nº4 Disciplina: Português Professora: Cristina Pimentel Ano.
NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO. NEOCLASSICISMO Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência.
Trabalho Realizado por: -Jonas Costa nº13 -Luís Filipe nº14 Disciplina de Português Professora Cristina Pimentel.
REALISMO E NATURALISMO
Teófilo Leite Beviláqua
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
ROMANTISMO ( no Brasil de 1836 a 1881)
O POSITIVISMO. Corrente de pensamento que defende que as ciências da natureza (química, física, biologia, etc.) são superiores às outras áreas do conhecimento,
Transcrição da apresentação:

Vertentes Realistas

O Realismo: movimento mais expressivo da segunda metade do século XIX, dura até o início do século XX. Reação ao Romantismo desenvolve-se a partir da observação, com uso da razão e da ciência. A Revolução Industrial e o desenvolvimento científico abrem espaço para a intelectualidade, o que culmina no Cientificismo, como consequência surge o Materialismo em oposição à metafísica romântica. Na passagem do Romantismo para o Realismo, há uma mudança da valorização do belo e ideal para a valorização do real e objetivo.

Contrário às excentricidades do egocentrismo romântico, contra as falsas idealizações de paixão amorosa. Respeito pela objetividade dos fatos, advindo dos estudos políticos e sociais, como o Positivismo de Augusto Comte e o Determinismo geográfico e biológico (de Hypolyte Taine). Bem como pelas ciências exatas e experimentais, como o Evolucionismo, de Charles Darwin, a Dialética, de Hegel, e pelo progresso tecnológico. Assim, em lugar da liberdade individual e rebelde, verifica-se o interesse pela ciência, pelo progresso e pela razão, por isso o eu perde lugar para a sociedade.

Os escritores realistas desejavam captar o homem e a sociedade em sua totalidade, por isso apontam as falhas e em lugar de heróis, surgem pessoas comuns, cheias de problemas e limitações. Stendhal e Balzac foram os precursores do realismo literário, criando um detalhado retrato da sociedade. Balzac olha os indivíduos como representantes de grupos sociais, e esses indivíduos só possuem significado dentro das narrativas se expressarem as vivências e as ideias de seus grupos. Stendhal desenvolve o método analítico de observação psicológica, seus personagens são construídos através de pormenores mínimos.

CARACTERÍSTICAS Objetividade Preocupação com a verdade e com a exatidão dos fatos Método analítico e observação Descrição objetiva que corrobora com a verossimilhança Impessoalidade O escritor deve manter a neutralidade e tentar não confundir sua visão particular com a visão e os motivos dos personagens. Por isso, muitas narrativas em terceira pessoa. Verossimilhança O escritor deve reproduzir o real e renunciar a tudo que pareça improvável ou fantástico.

Contemporaneidade : Os românticos tinham fascínio pelo passado, os realistas, pela necessidade da verossimilhança, por isso relacionam-se com o presente e com a vida contemporânea. Pessimismo : Descrentes da burguesia e da justiça, os artistas do período assumem posições de crítica e indignação, e alguns enxergam no socialismo - em geral utópico - a saída. Outros, como os russos Tolstói e Dostoievski, voltam-se para um cristianismo primitivo, como única alternativa para a humanidade. A maioria, contudo, expressa seu desprezo pelos valores burgueses, o que faz com que muitos caiam na amargura e no niilismo. Todas as famílias felizes são iguais. As infelizes o são cada uma à sua maneira.   Perfeição Formal : A linguagem é vista como fruto do trabalho e não da inspiração, por isso é uma decorrência de sínteses, de cortes do supérfluo, de despojamento do acessório. O escritor realista - naturalista luta com as palavras, é obcecado pela forma e pela adequação entre o pensamento e a ideia.

REALISMO NATURALISMO Origem: França, com Honoré de Balzac. Origem: França, com Émile Zola. Romance documental, vale-se de observação e análise. Romance experimental, vale-se de experimentação científica. Fotografia da realidade, imitação do real. Elabora experiências que vão além das observações e tira conclusões. Crítica impessoal. Denúncia engajada e preocupações políticas e sociais. Temas selecionados, preocupação formal e estética. Retrato de aspectos degradantes e sórdidos, o estilo fica em segundo plano. Reprodução da realidade interior por meio da análise psicológica. Valorização dos aspectos exteriores: ambiente, classe, família. Volta-se para o indivíduo e, portanto, faz uso da psicologia. Volta-se para o coletivo, o social, e vale-se da biologia e da patologia. Centra-se nas classes dominantes. Volta-se para as camadas inferiores da sociedade: proletariado, marginais. Indireto, procura provocar no leitor as conclusões. Direto, deixa clara suas conclusões, o leitor apenas as acata ou refuta.