Comitê Regional de Investigação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Saúde do Trabalhador no Estado de Rondônia:
Advertisements

IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
O que o CEREST faz?.
Observatório da violação de direitos de crianças e adolescentes no Carnaval Projeto Modelo de PROTEÇÃO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES no âmbito dos MEGAEVENTOS.
Fontes de Dados e Sistemas de Informação Claudia Barleta 2010.
SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE COAP – Paraná
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
Rede Sentinela de Informação em Saúde do Trabalhador na Bahia
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA BUSCA DIRECIONADA DE NASCIMENTOS E ÓBITOS
CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE.
Data 09/12/08 Integração de Estudos Macroeconômicos para Planejamento Fiscal I Seminário Nacional de Cooperação e Integração Fiscal.
REUNIÃO TÉCNICA DE MONITORAMENTO
SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS 2008
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
CEREST-Santos (SEVREST) Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Sistema de Informações sobre Mortalidade
3º Encontro Nacional dos Fóruns Regionais. Início do FEMEP-GO O FEMEP-GO foi criado através do Decreto 6948 de 07 de Julho de 2009 pelo Governo de Goiás.
MARINGÁ.
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.
4ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Produtos para a Saúde Brasília, 16 de maio de 2007 Proposta de regulamentação em farmacovigilância como possível.
COMISSÃO INTERNA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO SERVIDOR PÚBLICO
SISAUD/SUS.
Profº.: MSc. Elizabeth Spengler Cox de Moura Leite Alunos:
Notificar é Preciso NUCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
1. HISTÓRICO: Comissões:
CONSELHO ESTADUAL DE ENTORPECENTES DO RIO GRANDE DO NORTE
Comitê Estadual de Investigação
Atividades do PECT - Paraná Municípios prioritários Supervisões realizadas:  12/05: Curitiba  14/05: Colombo  21/05: Pinhais  26/05:
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
NRs.
Conselho Comunitário.
Plano Estadual de Emergência – Ebola e Malária. . A Comissão de Emergência Sanitária, reunida em Genebra nos dias 6 e 7 de agosto de 2014, foi, segundo.
Reunião de Avaliação SINAN
FUNDAMENTOS e LEGISLAÇÃO
Salvador, 15 a 17 de outubro de 2014
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
RCVISA: Uma iniciativa para o fortalecimento da investigação em surtos de alimentos no RS.
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
COMITÊ COMUNITÁRIO: INTERAÇÃO INSTITUTO DA CRIANÇA – SOCIEDADE
ACISPAR ALFREDO FRANCO AYUB SECRETÁRIO EXECUTIVO.
FÓRUM PERMANENTE DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DO ESTADO DO PARANÁ - FPME/PR 6ª REUNIÃO PLENÁRIA 20/12/2011 Decreto – 05/05/2008.
1 º QUADRIMESTRE DE 2014 CEREST 1 º QUADRIMESTRE DE 2014 Luciana Gimenez Raffa Gonçalves Gerente Técnica do CEREST.
NASCER NO PARANÁ DIREITO À VIDA 01/21.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Encontro de Planejamento 2012 Programa Estadual de Controle da Tuberculose Curitiba, 24 de abril de 2012.
COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação
Oficina de Planejamento 2011 Saúde Bucal Prefeitura Municipal de João Pessoa Secretaria Municipal de João Pessoa Diretoria de Atenção à Saúde.
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
O Papel do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
Contando óbitos: do indivíduo ao coletivo. Brasil Quantos óbitos ocorrem no Brasil a cada ano? Qual a taxa de mortalidade no Brasil? Quais as principais.
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2010
RECURSOS HUMANOS Qual o trabalho do RH ? OBJETIVOS  Objetivos nas Organizações Estar em dia com a legislação vigente no país Estabelecer políticas.
20ª.Diretoria Regional de Saúde Realização: I Seminário MacroRegional Sudoeste Sobre Causas Externas 14 a 17 de Outubro de 2008 R João Pereira, S/N - São.
Programa Vigilância dos Acidentes de Trabalho Fatais
QUITANDINHA É UM MUNICIPIO COM PERTO DE HABITANTES SITUADO NA REGIÃO METROPOLITANA, A 69 KM DE CURITIBA.
CURSO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E SIOPSwww.cosemsmg.org.br REUNIÃO COSEMS – FEVEREIRO 2010 MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de.
RELATÓRIO DAS AÇÕES REALIZADAS PELO NRE/CASCAVEL, EM PARCERIA COM A SEDS. PROGRAMA FAMÍLIA PARANAENSE.
PSF como Porta de Entrada do SUS
Apresentação do Protocolo de Atendimento as Pessoas em situação de Violência Sexual. Joinville/ SC. Mônica Vollrath Assistente Social Vigilância em Saúde.
DENGUEZIKA CHIKUNGUNYA Aedes aegypti Superintendência de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador Belo Horizonte, 29 de fevereiro de.
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
O Processo de Planejamento PlanejaSUS - Foi regulamentado pela Portaria nº 3085 de 1/12/2006 Lei 8080 de 19/09/1990 Lei 8142 de 28/12/1990 Atuação continua,
Integrando Ações de Saúde do Trabalhador na Atenção Básica de Saúde de Itaberaba-BA Mariana Cardoso Psicóloga Cerest de Itaberaba - Ba Mestre em Saúde.
Transcrição da apresentação:

Comitê Regional de Investigação de Óbitos e Amputações Relacionados ao Trabalho - CRIOART Coordenador João Carlos da Silva Machado Sintramadmoveis@bol.com.br (46)3055-6270

Histórico O Comitê Regional de Investigação de Óbitos e Amputações Relacionados ao Trabalho , foi criado em 24 de outubro 2008 após reunião com a presença de representantes de diversas instituições e também das organizações de trabalhadores.

Como Funciona Reuniões mensais que acontecem nas ultimas semanas de cada mês e quando necessário reuniões extraordinárias, abertas à participação de pessoas e entidades; São eleitos três representantes de instituições diferentes para o cargo de coordenador e vice-coordenador e secretario(a), para mandato de um ano, sendo possível a reeleição;

Fluxo das Investigações Fontes de Informações utilizadas: INSS (CATs e informações de benefícios acidentários); Fichas de Notificação, SINAN-NET; Declarações de Óbitos (Epidemiologia); FICHA SIMPLIFICADA,implantada nas unidades notificadoras (porta de entrada do SUS)

Todas as informações que chegam ao Comitê são repassadas a 8ªRegional de Saúde. Cabe a SESA-8ªRS coordenar, organizar e encaminhar para investigação, envolvendo outros órgãos quando necessário (DRT, MP, etc), qualquer suspeita de acidentes graves e fatais (óbitos e amputações) ocorridos Na área de abrangência da 8ªRS;

Após as investigações, as informações são registradas em banco de dados específico do Comitê Regional; Estas informações são compiladas e analisadas periodicamente para fins epidemiológicos e os dados encaminhados ao CEIOART- Comitê Estadual de investigação de óbitos e amputações relacionados ou trabalho anualmente ou sempre que solicitado para o planejamento das ações;

Ações já realizadas: Implantação de Ficha de Investigação Simplificada Pesquisa de Trabalho Infantil nas turmas de 4ª a 8ª series; Curso – Uso de EPI’s e EPC’s do ramo da madeira; Palestras – Assédio moral;

Ações já realizadas: Estatistica do trabalho infantil e seus riscos; Acidentes graves e PPRA; Segurança no trabalho e saúde do trabalhador; Agrotóxicos; Criação da CIST no município sede – Francisco Beltrão; Saúde e Segurança no Trabalho Rural.

Perfil Epidemiológico No período de 2008 a 2009 foram registrados: 47 amputações 17 óbitos

Amputações

Óbitos

Obrigada pela atenção de todos! Contatos:Leocir Luiz Burnier e Vera Lucia Faust 8ªRegional de Saúde – Francisco Beltrão - PR (46) 3524-3300 leocirburnier@sesa.pr.gov.br Verafaust@sesa.pr.gov.br