A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.

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Transcrição da apresentação:

A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências Humanas/Linguagens e Artes. o trabalho. Sadi Pozza, PUIC. Matemática-Licenciatura-Tubarão. Introdução Na pesquisa realizada com o tema “compreender a natureza da relação que os alunos estabelecem com os conceitos matemáticos escolares e as dificuldades desses na aprendizagem da Matemática”, constatou-se que mesmo tendo condições razoáveis para um bom aprendizado desta disciplina, porque a escola oferece boas condições, muito embora não possua laboratório de Informática, a professora que ministra as aulas neste educandário tem boa formação e experiência, os alunos não apresentam bons resultados no estudo desta ciência. Objetivos 2. Objetivos 2.1 Objetivo Geral: Compreender a natureza da relação que os alunos estabelecem com os conceitos matemáticos escolares e as dificuldades desses na aprendizagem da Matemática. 2.2 Objetivos Específicos: Identificar a natureza das dificuldades de aprendizagem no campo da Matemática. Analisar as possíveis causas das dificuldades na apropriação dos conhecimentos matemáticos. Metodologia Na pesquisa empreendida, realizada na Rede Estadual de Ensino visou constatar como o aluno da Escola de Educação básica Lino Pessoa se relaciona com os conteúdos Matemáticos. Inicialmente a pesquisa tinha como foco alunos da 8ª série do ensino fundamental em conseqüência do pequeno número de alunos desta série foi decidido então realizá-la com os alunos de 6ª série do Ensino Fundamental, que poderia nos oferecer um campo mais amplo de investigação. A investigação objetivou constatar como os alunos que estudam nesta escola se relacionam com a Matemática e assim buscaram-se elementos que permitissem compreender essa relação. Resultados A pesquisa aponta que os alunos gostam desta matéria e a consideram importante para seu futuro profissional. Percebe-se que os alunos não apresentam aversão à matemática. Apontam também que os alunos consideram a Matemática importante para suas vidas, que é decisiva para o seu futuro. Esse entendimento sugere que os professores deveriam aproveitar essa disposição favorável como elemento facilitador da aprendizagem. Conclusões A pesquisa aponta que os alunos gostam de matemática e a consideram importante para seu futuro profissional, porém quando necessitam empenhar-se no estudo não tem a disposição suficiente para buscar dedicar-se como deveriam para realmente aprender as diversas disciplinas que são ensinadas na escola.Os professores cientes de que a aversão à Matemática não passa de um mito, poderiam se utilizar dessa não aversão para que a aprendam, oferecendo aos alunos as condições adequadas para que se apropriem dessa ciência tão cara a sua formação intelectual. Bibliografia BRASIL. MEC Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/SEF. BRITO, Marcia Regina F. O Ensino e A Formação de Conceitos Em Sala de Aula. In: Maria Helena Novaes; Márcia Regina F. de Brito.. (Org.). Psicologia na Educação: Articulação entre pesquisa, formação e prática pedagógica.. 1 ed. Rio de Janeiro: Xenon Editora e Produtora Cultural, CARDOSO, E. F. M. A prática pedagógica: percepções de professores de Matemática e dirigentes da educação. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil, CARNEIRO, Maria Silvia Cardoso. Adultos com Síndrome de Down, Papirus: Campinasm CERYNO, Elin. Conteúdos e metodologias do ensino da matemática. Florianópolis: UDESC/CEAD, DIAS-DA-SILVA, M. H. G. F. Política de formação de professores no Brasil: as ciladas da reestruturação das licenciaturas. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p , jul./dez DUARTE, N. Sociedade do Conhecimento ou Sociedade das Ilusões? - Quatro Ensaios Crítico-Dialéticos em Filosofia da Educação. 1. ed. Campinas: Autores Associados, p. GIARDINETTO, J. R. B. Matemática escolar e matemática da vida cotidiana. Campinas: autores associados, p. PILETTI, N. Psicologia Educacional, 4Ed. Ática: São Paulo, SAVIANI, D. Escola e Democracia. 29 Ed, Autores Associados: Campinas, l995. Apoio Financeiro: Unisul