NIT Virtual do APL Madeira-Móvel do Planalto Norte Catarinense: Um Modelo de Gestão da Inovação Baseado na Proteção da Propriedade Intelectual Angélica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
Agosto/2010 Programa Regional de Centros Vocacionais Tecnológicos.
Estrutura Tecnológica e Serviços do NitVirtual do Planalto Norte Catarinense.
V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
INSTITUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
Apresentação do Projeto
Instituto de Tecnologia para o SEMINÁRIO: “Pesquisa Tecnológica”
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
REDE MANTIQ CGUP/SCUP 2º Workshop: As Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT frente aos Desafios da Inovação.
V Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia aplicada ao Governo Eletrônico-CONeGOV 14:00 – 15:15 Mesa II - INOVAÇÃO.
- FÓRUM NACIONAL - CONSECTI Painel: “O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Estados”
Ildes Ferreira de Oliveira Secretário
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
A Embrapa e a modernização de TT no Brasil
Pequenos Negócios Móveis Brasilia 2013.
Propriedade Intelectual e Inovação Jorge Avila INPI – Presidente Brasília, 18 de junho de 2008.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
A Cadeia Produtiva do Etanol
Workshop Regional Ponta Grossa 5/4/2013
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
Fabiano André Vergani
Plenária GTP APL e Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 10 de dezembro de 2012.
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
PLENÁRIA FINAL.
A IMPORTÂNCIA DOS FÓRUNS REGIONAIS NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DAS MPE Ercílio Santinoni Presidente da CONAMPE.
Projeto SIFAPs Prof. Roberto Pacheco e Prof. Cesar Zucco.
Talentos para Inovação
Vahan Agopyan Secretaria de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Núcleo de Apoio a Projetos Tecnológicos- NAPTec
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
Premissas Dados das Microrregiões.
Arranjos Produtivos Locais II Worshop Brasileiro de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento.
17. Convenção FACIAP Foz do Iguaçu O que é uma ADR ? Papel / Serviços A rede das ADR´s no Paraná Importância.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas,
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
Sumário Projeto ptrs.
Histórico Comitê de Empreendedorismo e Inovação em 2005, com o objetivo de fomentar empreendedorismo e a inovação na região. Rede Gaúcha de Tecnologia.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG I Simpósio de Pós Graduação 22/09/2008.
Sistema de Acesso à Informação integrado à Rede Catarinense de Informações Municipais - RedeCIM Emerson Souto Coordenador Tecnologia da Informação e Projetos.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
Parcerias com Empresas em Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) Prof Dr Jeovan Figueiredo (UFMS)
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
1 A pesquisa: Procurou identificar as concepções, formatos, abrangência, e instrumentos das políticas, procurando avaliar o desenvolvimento e as possibilidades.
As informações contidas neste documento são de propriedade do IEL/SC e não podem ser utilizadas ou reproduzidas sem a autorização escrita do mesmo. Aline.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

NIT Virtual do APL Madeira-Móvel do Planalto Norte Catarinense: Um Modelo de Gestão da Inovação Baseado na Proteção da Propriedade Intelectual Angélica Gorges Cláudia de O. Bueno Fabrício Donatti Marzely G. Farias Tânia C. D. Bueno

Contexto Lei de Inovação nº 10.973/2004 define inovação: introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços; No Brasil são registradas somente 2,7 patentes para cada bilhão de dólares do PIB, contra 22 da Alemanha, 103 do Japão e 129 da Coréia do Sul; Entre 2004 e 2006, o Brasil obteve apenas 304 patentes. Em 2007, o Brasil ficou em 72º lugar entre 131 países no índice de competitividade do Fórum Econômico Mundial (*). 2 Traduzindo o conceito, inovação está vinculada não apenas com a produção de conhecimento científico, mas principalmente na sua conversão em tecnologia útil para a sociedade e para o setor produtivo. 3 Números que mostram q a inovação e o conhecimento, mais do que nunca, são agora decisivas para a competitividade internacional (*) Organização Mundial da Propriedade Intelectual (2008)

Contexto O Estado de Santa Catarina tem como política pública estadual promover o desenvolvimento econômico regional sustentável; A indústria catarinense participa do cenário nacional com uma grande diversidade produtiva e econômica, com pólos regionais bem consolidados em APLs (Arranjos Produtivos Locais); Núcleos de Inovação Tecnológica – NITs. 4 NIT - que servem para apoiar a desenvolvimento de soluções aos problemas relacionados à produção, eficiência, e qualidade dos produtos e processos, a fim de aperfeiçoar recursos, reduzir custos e desperdícios, contribuindo para a competitividade das empresas que compoem os APLs Catarinenses.

Contexto O Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT é um órgão de incentivo à inovação e pesquisa científica e tecnológica para o ambiente produtivo, fomentando a integração mais efetiva dos Arranjos Produtivos Locais – APLs que, no contexto deste trabalho, são os aglomerados de empresas no ramo de madeira-móveis localizas na região do Alto Vale do Rio Negro, no Estado de Santa Catarina, Brasil. Municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre

Motivação Os Núcleos de Inovação Tecnológica - NIT como um elo profissional nas interações universidade – empresa – governo; Inovação do conceito de NIT, com uma nova proposta: NIT Virtual - que é uma estrutura composta em meio eletrônico dos processos e procedimentos orientados, convencionalmente, por seus escritórios físicos de inovação tecnológica (NIT); Uso de elementos computacionais de hipermídia, aplicativos Web 2.0, gestão do conhecimento e inteligência aplicada para ampliar a capacidade de processamento e gestão de inovações; Instalar o 1o NIT Virtual voltado à APLs no Brasil. 3 NIT Virtual como apoio ao NIT existente, que é operado pela UDESC e i3G, com o apoio da FETEP (Fundação de Ensino Tecnologia e Pesquisa) e patrocínio do CNPq.

APL Madeira Móvel do Alto Vale do Rio Negro Congrega empresas da região do Planalto Norte Catarinense; A Região do Alto Vale do Rio Negro está compreendida pelos municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre. Elevada capacidade exportadora de móveis residenciais, em especial de madeira maciça. Responde por 40% da exp. brasileira de móveis; Mercados: EUA, Canadá, Austrália e os países Europeus. 1 com o objetivo de fortalecer as empresas de toda a cadeia produtiva garantindo o acesso às informações relevantes para o setor, aproximando as indústrias das inovações desenvolvidas nas Universidades, dos mercados interno e externo e das ações governamentais, que apóiam os APLs no Brasil

NIT e NIT Virtual - O Modelo de Gestão de Prop. Intelectual O NIT permite a articulação e a difusão dos mecanismos para promover a inovação tecnológica integrando fatores econômicos, sociais e ambientais para consolidar novos modelos de desenvolvimento regional sustentável. A implantação do NIT é uma imposição da Lei de Inovação (Lei Nº. 10.973/2004), ratificado pela Lei de Inovação Catarinense (Lei Nº. 14.328/2008), que prevê em seu Art. 16, que toda Instituição Científica e Tecnológica – ICTESCs de Santa Catarina deverá dispor de um Núcleo de Inovação Tecnológica com a finalidade de gerir sua política de inovação e sua política de propriedade intelectual; ICTESCs em Sta Catarina – i3G / UDESC

O NIT Virtual do Alto Vale do Rio Negro Além do escritório do NIT instalado na Fundação de Ensino Tecnologia e Pesquisa FETEP em São Bento do Sul, foi criado: NIT virtual, projeto piloto brasileiro que, por utilizar-se de um ambiente virtual, permite integrar e ampliar sua atuação para outros NITs no país. Com isso proporcionar, além dos benefícios do NIT: uma maior agilidade na gestão de inovações; a criação de uma rede de troca e difusão de informações e conhecimento, além de; 1 FETEP – Sao Bento do Sul 2 Pelo uso dos elementos computacionais, intelig. Artificial, programas, aplicativos web 2.0, etc

O NIT Virtual do Alto Vale do Rio Negro Apoio à Capacitação e Treinamento (EAD); Regulamentação (procedimentos e normas sobre PI); Articulação com outras ICTs; Informação; Prospecção tecnológica (potencial de patenteabilidade); Transferência de Tecnologia (prospeção de investidores). www.nitvirtual.com.br 2 Regulamentacao - definição e consensualização de procedimentos e normas sobre propriedade intelectual, transferência de tecnologia e proteção dos conhecimentos tradicionais conforme exigência da lei 4 Informacao - criação e manutenção de páginas na internet para a difusão de informações e troca de experiência entre instituições de CT&I sobre propriedade intelectual e a proteção do conhecimento, além de assistência ao autor e ao pesquisador inovador; 5 Prospeccao tecnologica - Identificação de material com potencial de patenteabilidade entre estudos recentes e projetos de pesquisa em andamento nos centros da UDESC; e dar suporte técnico e administrativo 6 Transferência de Tecnologia: prospecção de investidores para os novos empreendimentos

NIT e NIT Virtual - O Modelo de Gestão de Prop. Intelectual NIT Virtual – composição: Aplicativos Web 2.0 (Blog, Twitter, Flickr, Scribd, SlideShare, google calendar, google analytics); Website SERPI – Sistema de Registro de Propriedade Intelectual; Sistema de Ensino à Distância (EAD);

NIT e NIT Virtual - O Modelo de Gestão de Prop. Intelectual

Micro-blog para a promocao e divugacao de temas relevantes a prop Micro-blog para a promocao e divugacao de temas relevantes a prop. Intelectual, aos nits e APLs

Plataforma de ensino a distancia

Blog para difusao de informacoes

Blog para difusao de informacoes

Flickr – para o registro de eventos

Repositorio de trabalhos, artigos cientificos, documentos

SERPI – Sistema de Registro de Prop. Intelectual

SERPI – Sistema de Registro de Prop. Intelectual

SERPI – Sistema de Registro de Prop. Intelectual

CONSIDERAÇÕES FINAIS O NIT Virtual veio ampliar o alcance dos NITs e consolidar a interação das ICTs de Santa Catarina (UDESC), de seus pesquisadores e de instituições parceiras (i3G, CNPq) com as empresas do APL Madeira-Móvel do Alto Vale do Rio Negro, através da gestão da informação estruturada pelo NIT da UDESC. O NIT virtual vem contribuir para solucionar os gargalos tecnológicos reduzindo custos, impactos ambientais, incentivando a inovação, visando o desenvolvimento e a consolidação do APL tanto no mercado interno como no mercado global de madeira-móvel, fortalecendo assim, o NIT físico já consolidado na região do Vale do Rio Negro.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A utilização do meio virtual e de tecnologias acessíveis ao cidadão, amplia consideravelmente o canal de comunicação e de transparência, pois o escritório virtual permite disponibilizar informações públicas com mais agilidade e abrangência, além da economia de tempo e rapidez de retorno às informações solicitadas pelas empresas demandantes de tecnologia e inovação.

Obrigado! http://www.i3g.org.br