V CONFERÊNCIA SUL-AMERICANA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA APLICADA AO GOVERNO ELETRÔNICO - CONEGOV Política Pública de Inclusão Digital: Ampliando os Horizontes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional
Advertisements

Fortaleza, 14 de Maio de Parceria: Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC); Banco do Nordeste do Brasil; Fundação Cearense.
Material de Divulgação Online: Pólos do Campus Virtual
II CONeGOV 2005 – 11 e 12/08/05 O Serviço Fale com o Governador como Instrumento de Participação da Sociedade.
e-FLORIANÓPOLIS: PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL
O Estado da Arte do Governo Eletrônico no Brasil
ASSOCIATIVISMO E COMPRAS GOVERNAMENTAIS
2º Encontro Ibero Latinoamericano
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
MOVIMENTO FLORIPA TE QUERO BEM
Universidade Federal do Rio Grande
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE POLÍTICA ESTADUAL DE SAÚDE DESCENTRALIZADA Efetivando e Reavaliando as Prioridades Cumprindo o Plano 15.
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Secretário Nacional de Juventude
Governo Eletrônico para Todos
Prefeitura de São Paulo Secretário de Comunicação
Acessa São Paulo: Programa de Inclusão Digital do Governo do Estado de São Paulo.
BIBLIOTECA DA EMATER.
Sudoeste do Paraná.
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Meio Rural Catarinense 293 Municípios 20% da pop. reside meio rural (1.2 milhões). Número Estabelecimentos Agropecuários: – total. – em.
Fabiano André Vergani
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
Assessoria de Imprensa
Portal Copa 2014.
GESTÃO DE RISCO NO TRÂNSITO MS.c. Lilian Elizabeth DIESEL
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
RESPOSTAS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS AOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL FRANCISCO CORDEIRO Ministério da Saúde.
O Zapear da Informação Graça Maria Fragoso Ursula Blattmann
Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
META ESTADUALMETA NACIONAL Sensibilizar 50% dos Municípios brasileiros para o Programa Nacional de Educação Fiscal Formalizar o Programa Nacional de.
GESTÃO DO CONHECIMENTO E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: a função e as estratégias de comunicação com base nas relações públicas Juliana Augusto.
BRASIL 2010 A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO E DA RENDA.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
UFBA - Universidade Federal da Bahia
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
Apresentação. Apresentação No Brasil, geramos mais de 160 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% não tem destino adequado.
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PRÓ METROPOLE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO
Prof. ANTÔNIO CARLOS MACHADO DA ROSA
Ações na área do Livro e Leitura Outubro/ IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS - Modelos 1 e 2 2. MODERNIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS - Pequeno porte -
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Acesso público e gratuito de internet Roberto Petry Presidente da SUCESU NACIONAL e SUCESU-RS
Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Ângela Castro Gerência-Geral de Alimentos V Reunião Nacional da Vigilância.
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
Projeto: Construção da Política Nacional Ação: Socialização do Relatório Final da I CNDRSS: informações gerais Brasília/DF junho de 2009.
Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Sistema de Acesso à Informação integrado à Rede Catarinense de Informações Municipais - RedeCIM Emerson Souto Coordenador Tecnologia da Informação e Projetos.
Abracom.
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
04 a 07 de novembro/2008.
Hotsite Defesa Civil Ferramenta de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
Áreas entre 850 e m de altitude Áreas entre e m de altitude Áreas acima de m de altitude Estado de Santa Catarina Proposta do Ministério.
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO MUNDIAL PRAPEM/MICROBACIAS 2 SEMINÁRIO Manejo de.
Transcrição da apresentação:

V CONFERÊNCIA SUL-AMERICANA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA APLICADA AO GOVERNO ELETRÔNICO - CONEGOV Política Pública de Inclusão Digital: Ampliando os Horizontes no Meio Rural de Santa Catarina 2009

Meio Rural Catarinense 293 Municípios 20% da pop. reside meio rural. Número Estabelecimentos Agropecuários: 227.420 total. 187.057 em atividades. 90,1% até 50ha. 8.000 comunidades rurais Produtos de Destaque: Suíno, Frango, Maçã, Cebola, Arroz, Trigo, Alho. Fonte: http://cepa.epagri.sc.gov.br

Programa de Inclusão Digital Beija-Flor Impacto da TI no Processo Decisório do Agricultor Familiar (2002/2003). Convencimento (negócio da SAR) Aproximações Estratégicas (CDI/BB/CEF/PM). Envolvimento das três esferas governamentais, setor privado e sociedade civil (ONGs, Sindicatos, Associações, Grupos Organizados). 129 telecentros – 44% dos municípios SC Local de acesso público

Ações em Desenvolvimento Uso de Práticas de Gestão do Conhecimento Melhores Práticas Construção Compartilhada de Conteúdos Repositório de Idéias Desenvolvimento de Projetos Sociais Comunitários Empreendedorismo

Resultados Debates comunitários – 39% dos telecentros Publicação das atividades – 43% na internet, 15% em murais Uso de telecentro para comunicação – 26% dos telecentros Boletins informativos/jornais comunitários – 8% dos telecentros Em 100% dos telecentros há demandas por acesso à conteúdo de domínio das organizações do poder público Dos 15 mil usuário/mês, 8% usam o telecentro para atividades de EaD

Conteúdos Demandados Empreendedorismo Desenvolvimento de Projetos Balcão de Negócios Agricultura Familiar Rede de Grupos da Agricultura Familiar Formação EaD para Agricultura Familiar

Antonio Marcos Feliciano Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - EPAGRI feliciano@agricultura.sc.gov.br Edis Mafra Lapolli Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC edismafra@gmail.com Inara Antunes Vieira Willerding inara.antunes@gmail.com Vitória Augusta Braga de Souza vitbraga@hotmail.com