Efeitos da Pesquisa Agrícola sobre o Consumidor José Roberto Mendonça de Barros Juarez Rizzieri MAIO/2001.

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Transcrição da apresentação:

Efeitos da Pesquisa Agrícola sobre o Consumidor José Roberto Mendonça de Barros Juarez Rizzieri MAIO/2001

A pesquisa agrícola pode afetar o consumidor por três caminhos 1.Provocando quedas de preços reais de alimentos; 2.Reduzindo a ocorrência e os impactos de crises de abastecimento;e, 3.Melhorando a qualidade dos produtos.

1.A queda de preços reais ao consumidor pode ser explicada por: 1.1. Aumento de produtividade 1.2. Melhorias no sistema de processamento e comercialização 1.3. Alterações tributárias

EVOLUÇÃO DOS PREÇOS REAIS AO CONSUMIDOR -Foram utilizadas as variações mensais dos preços dos alimentos, medidas pelo Índice de Preços ao Consumidor da FIPE -Vantagens da utilização de dados da FIPE -Abrangência: São Paulo -Produtos considerados: leite, carne bovina, frango, arroz, feijão, tomate, laranja, cebola, batata, banana, açúcar, alface, café, cenoura, mamão, ovo, óleo de soja.

Taxa de variação anual de preços reais

EFEITOS SOBRE O PODER DE COMPRA DO SALÁRIO

1.1. EVOLUÇÃO DA PRODUTIVIDADE

Evolução da Produtividade

Variação percentual da produtividade por área

Produtividade da produção animal Produção de leite por vaca aumentou 70% entre 1975 e 1995 Frango: Idade de abate passou de 7 semanas em 1970 para 41 dias em 2000 Peso em gramas da ave abatida passou de 1,8 kg para 2,24kg Ovos: Conversão alimentar passou de 1,7 em 1970 para 1,4 em 2001

1.2 EVOLUÇÃO DAS MARGENS DE PROCESSAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO

Margem de Processamento e Comercialização

1.3 REDUÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA

2. COMPORTAMENTO DA VARIAÇÃO ESTACIONAL