Proposta Educativa “EDUCAR PARA A VIDA E PARA A FELICIDADE!”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

SER E PARTICIPAR NA IGREJA
Princípios critérios e linhas teóricas-práticas
Capítulo II Nas fontes da espiritualidade educativa passionista
Capítulo IV A Pedagogia passionista do encontro
Grupos de Reflexão: nossa ação na evangelização
Carisma Marista “ESPIRITUALIDADE MARISTA” “MISSÃO MARISTA”
Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
Encontro - 15 O RVA – ARTIGOS: 13 – 14 e 15 Subsídio PPT - 015
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
I- Concepção de Educação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
OS 10 MANDAMENTOS PARA A FAMÍLIA FELIZ
Oração Eucarística VII
E.M.Epitácio Campos 2º Bimestre Reunião de Pais
DIZIMO PROCESSO EVOLUTIVO NA FÉ
Capítulo VIII Itinerários educativos Os itinerários educativos são interdependentes e complementares; levando em conta as características próprias dos.
Capítulo VI A troca dos dons: contribuição do leigo educador cristão
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Objetivos da “conversa”
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
PLANO PEDAGÓGICO AS BASES DO PLANO PEDAGÓGICO SÃO:
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
Marcelino Champagnat, um jovem padre da França, sentiu-se chamado a evangelizar crianças e jovens, fazendo com que se sintam amados por Deus. Fundou o.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
VOCAÇÃO É O ENCONTRO DE DUAS LIBERDADES:
Objetivos da X Assembleia de Diretores 1. Recordar a nossa identidade de Instituição Educacional, Católica, Marista;
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Conselho Missionário Diocesano
Documento de Aparecida
Espiritualidade do Catequista
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Quarta-feira de cinzas
JUNTO ÀS ÁGUAS DESTE MAR
Pastoral da Educação e da Cultura
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
Organização Empresarial
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
Evangelização e família
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VII
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
GESTÃO COOPERATIVA COM EQUIPES DE EAD
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
COORDENADORES DE COMUNIDADE
TRANSFORMANDO A COMUNIDADE
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Um exemplo de Mãe, mulher e educadora
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
“PROJETO DE VIDA” – UNIDADE LETIVA 4 - 9º ANO “VOCAÇÃO ACERTADA FELICIDADE ALCANÇADA”
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Com a quarta feira de cinzas, iniciamos hoje um tempo sagrado na vida da Igreja e de todo cristão: a QUARESMA. Na Bíblia, o número 40 tem um sentido.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Com Maria, ide depressa para uma nova terra! Dimensões da Sensibilidade e cuidado na PdU Prof. Dr. Luiz C. Susin Solidão:
Fraternidade e a vida no Planeta CAMPANHA DA FRATERNIDADE 1.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
Transcrição da apresentação:

Proposta Educativa “EDUCAR PARA A VIDA E PARA A FELICIDADE!” Bondade, Firmeza e Competência!  

SOMENTE AQUELE QUE É CAPAZ DE CONFIAR E ESPERAR NA PESSOA HUMANA A Pedagogia Passionista baseia-se na experiência carismática de Maria Madalena Frescobaldi Capponi, radicada na certeza da possibilidade da construção e reconstrução da pessoa, tendo como fundamento o Amor de Cristo manifestado na Cruz. SOMENTE AQUELE QUE É CAPAZ DE CONFIAR E ESPERAR NA PESSOA HUMANA PODE EDUCAR! MR, pág. 13

TEM POR OBJETIVO A FORMAÇÃO INTEGRAL DO EDUCANDO CORAÇÃO INTELIGÊNCIA VONTADE

PARA QUE ELE CHEGUE: A ser sujeito do próprio desenvolvimento; A um relacionamento harmônico: consigo, com o outro, com o mundo, através do relacionamento com Deus, com quem deve viver em contínua comunhão para tornar-se agente de transformação na sociedade em que vive.

OPTAMOS FORMAR Homens de fé; Homens engajados numa sociedade em evolução; Homens comprometidos com a história.

COMUNIDADE EDUCATIVA PASSIONISTA Lugar para um autêntico encontro Comunidade Passionista = extensão do lar É um espaço privilegiado de evangelização, de humanização e colaboração efetiva na construção de uma sociedade voltada para os valores do Reino.

TRAÇOS CARACTERÍSTICOS DA ESCOLA PASSIONISTA: Abertura ao desenvolvimento da pessoa – diálogo; Abertura e educação para o transcendente; Desperta e educa para vivência de valores rejeitados pela sociedade; Posicionamento coerente nas mais diversas situações; Sintonia de linguagem: escola, família, irmãs, educadores, colaboradores; Atitude de profundo respeito pela pessoa humana; Consideração da pessoa na sua totalidade; Ação profundamente libertadora, levando a pessoa a agir com responsabilidade, assumindo as exigências de uma vida em comunidade.

COMO COMUNIDADE EDUCATIVA PASSIONISTA :  Oferecer ao educando condições para: Formar seu senso crítico na escolha dos valores; Contribuir para a construção de uma sociedade justa; Tomar consciência de que é pessoa redimida; Superar as dificuldades que encontrar junto à família; Envolver a família "primeira responsável pela educação"; Prevenir o desvio moral;   CARACTERÍSTICAS: Atitude de profundo respeito pela pessoa humana; Consideração da pessoa na sua totalidade; Ação profundamente libertadora, levando a pessoa a agir com responsabilidade, assumindo as exigências de uma vida em comunidade.

A EDUCAÇÃO PASSIONISTA CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO TOTAL DA PESSOA Espírito e Corpo - inteligência Saber emitir juízo de valor - responsabilidade - sentido estético - sensibilidade - espiritualidade Poder decidir por si mesmo em diferentes situações.

REALIZAÇÃO COMPLETA COMO: indivíduo cidadão produtor inventor de técnicas criador de sonhos

A Educação Passionista Viagem interior Cujas etapas correspondem às da maturação contínua da PERSONALIDADE

Sintetizando: Nossa missão Educar para a vida e para a felicidade, integrando conhecimentos e valores, na superação de atitudes individualistas. Promover o bem-comum e o desenvolvimento de cidadãos críticos e atuantes. Nós, profissionais Passionistas: trabalhamos em equipe. Somos responsáveis ambiental e socialmente. Entregamos o que prometemos. Somos parceiros e honestos. Encontramos soluções simples e ágeis. Somos sinceros e bem-humorados. Evitamos conflitos e fofocas. Inspiramos confiança em nossos relacionamentos.  

Ambiente Educativo Satisfatório OS PILARES DA EDUCAÇÃO PASSIONISTA: BONDADE – FIRMEZA – COMPETÊNCIA Não se apoiam em uma fase ou num único lugar. Os espaços repensados, completam-se e interpenetram-se para que todos, sem exclusão tenham direitos e deveres dentro de um Ambiente Educativo Satisfatório