INSTITUTO DE ECONOMIA DA UFRJ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA MESTRADO Linhas de Ensino e Pesquisa Rio de Janeiro, 17.11.2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inovação em Iberoamérica: passado e presente
Advertisements

RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Bem-vindos!.
O Instituto de Economia
Nivalde J. de Castro André Luis Leite Graciella Martignago
1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
O ambiente organizacional
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
Assistência Farmacêutica no SUS.
23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Programa de Qualificação
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Apresentação do Projeto
Bacharelado em Sistemas de Informação
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
Fundamentos de Economia
Políticas para Promoção de Arranjos e Sistemas Produtivos Locais de MPME: Oportunidades e Desafios na Era do Conhecimento Helena M. M. Lastres Cristina.
Desenvolvimento e inserção internacional
Indicadores de aprendizado e capacitação produtiva e inovativa em APLs
Maria Angela Campelo de Melo
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Políticas Públicas.
SÉCULO XX.
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
11°Fórum de Energia Elétrica Século XXI
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
PLENÁRIA FINAL.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Talentos para Inovação
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Por que estudar sistemas de informação?
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer: cooperação regional em políticas de articulação produtiva Seminário Arranjos Produtivos Locais, Projeto Promos/Sebrae/BID,
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Taller Desarrollo y Características del Sector Eléctrico Brasileno
Escola de Formação Política Miguel Arraes
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
BNDES, Rio de Janeiro – 14 de agosto de APRESENTAÇÃO Mestrado em Avaliação de políticas Públicas - MAPP: I. Estrutura e funcionamento II. Resultados.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Introdução à Macroeconomia
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO DE ECONOMIA DA UFRJ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA MESTRADO Linhas de Ensino e Pesquisa Rio de Janeiro,

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 1 Ensino

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 2 A Pós-Graduação no IE/UFRJ 3 Programas de Mestrado e Doutorado SiglaNomeÁreaFundação PPGEEconomia mestrado – 1979 doutorado PPED Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento Multidisciplinar2008 PEPI Economia Política Internacional Multidisciplinar/ Ciência Política e Relações Internacionais 2009

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 3 PPGE - Programa de Economia Título: Mestre em Economia -3 Áreas de Concentração Indústria e Inovação (IeI) Macroeconomia e Economia Monetária (MM) Desenvolvimento Econômico e Social (DES)

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 4Organização Carga Horária Total – 9 disciplinas (540 hs) -3 Disciplinas Obrigatórias -6 Disciplinas Eletivas, sendo pelo menos 4 disciplinas na área de concentração Prazo Máximo de Conclusão: 30 meses Dedicação integral na fase de créditos (vínculo empregatício nessa fase implica desligamento automático)

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 5 Estrutura Curricular Matemática (nivelamento) M. Quant. MicroMacro EletivaEletivaEletiva EletivaEletivaEletiva Seminário para Dissertação Jan/fev 1o. Período 2o. Período 3o. Período 4o. Período 5o. Período mar ago mar ago mar ago Projeto de Dissertação Conclusão

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 6 Disciplinas Básicas 1o. Período (Disciplinas Obrigatórias) -Microeconomia: Equilíbrio Competitivo e Bem- Estar; Teoria dos Jogos; Teoria do Oligopólio; Teoria da Firma: Instituições, Contratos e Capacitações -Macroeconomia: Modelo Neoclássico; Modelo Keynesiano; Síntese Neoclássica; Escola Novo- clássica; Escola Novo-keynesiana; Tópicos em Política Econômica. -Métodos Quantitativos: Estatística ou Introdução à Econometria

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 7 Disciplinas de Área Indústria e Inovação - Disciplinas de 2o. Período: -Economia Industrial; Economia da Inovação e da Mudança Tecnológica; Economia Institucional; Regulação da Concorrência; Economia de Empresas; Organização Industrial Baseada em Jogos - Disciplinas de 3o. período: -Indústria Brasileira Recente; Política Industrial e Tecnológica; Dinâmica das Indústrias de Infra- Estrutura, Gestão da Inovação; Defesa da Concorrência; Sistemas de Inovação e Desenvolvimento, Economia Evolucionária e Institucionalista

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 8 Disciplinas de Área Macroeconomia e Economia Monetária -Disciplinas de 2o. Período: - Economia Monetária Pós-keynesiana; Teoria da Política Econômica; Macroeconomia Aberta; Teorias do Crescimento e da Distribuição; Sistema Financeiro Internacional -Disciplinas de 3o. período: - Macrodinâmica; Sistema Financeiro Internacional; Macroeconomia da Demanda Efetiva; Regulação Bancária; História Financeira das Empresas

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 9 Disciplinas de Área Desenvolvimento Econômico e Social -Disciplinas de 2o. Período: - Teoria do Desenvolvimento; Sistema Mundial: Poder e Desenvolvimento Capitalista; Economia Política Internacional; Teoria e Padrões do Desenvolvimentos das Nações; Tecnologia, Trabalho e Acumulação -Disciplinas de 3o. período: - História Econômica Brasileira; Bem Estar e Desenvolvimento; Economia do Meio Ambiente; Teoria e Política do Comércio Internacional e Desenvolvimento Econômico; Políticas Públicas

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 10 Disciplinas Instrumentais - Econometria - Microeconometria - Macroeconometria - Estatísticas Econômicas - Otimização em Economia

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 11 Outras Informações Passagem direta do Mestrado para o Doutorado (Mudança de Nível) -Ao final do 3o. Período, desde que: Conceito A em pelo menos 8 disciplinas Recomendação do Orientador Avaliação de Projeto de Tese de Doutorado

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 12 Outras Informações Passagem direta do Mestrado para o Doutorado (Mudança de Nível) Pacote créditos do mestrado (3 períodos) => Mudança de nível => créditos restantes do doutorado (1 período) => Bolsa Sanduíche - estágio em instituição no exterior (6 meses a 1 ano) => Pesquisa de tese (1,5 anos) = PhD em 4 anos

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 13 Outras Informações Orientação Acadêmica É possível a validação de disciplinas cursadas em outras unidades da UFRJ ou outras instituições de ensino Estágio-Docência: tutoria em disciplinas da graduação Mais informações: Consulte o Regulamento da Pós-Graduação no sítio do IE (

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 14 Outras Informações Bolsas Bolsas CNPq e Capes Bolsas Institucionais (ANP, Sebrae, IPEA…) Bolsas de Pesquisa As bolsas CNPq/CAPES são alocadas por ordem de classificação no exame ANPEC

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 15 Pesquisa

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 16 Os Grupos de Pesquisa O IE possui vários Grupos de Pesquisa que refletem a sua pluralidade intelectual e a diversidade dos programas de investigação A pesquisa no IE/UFRJ pode ser organizada em diversos núcleos de competência, que abrangem um ou mais grupos de pesquisa No sítio do IE ( encontram-se discriminados os Grupos de Pesquisa, suas atividades, seus projetos concluídos e em andamento e suas principais publicações

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 17 Núcleos de Competência do IE/UFRJ Economia Industrial Macroeconomia e Economia Financeira Economia da Inovação e Sociedade do Conhecimento Economia da Energia Economia do Trabalho e Desenvolvimento Social Economia Internacional Economia Política História do Rio de Janeiro

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 18 Núcleo: Economia Industrial Grupo Indústria e Competitividade (GIC) Coordenador: David Kupfer O programa de pesquisa do GIC focaliza as transformações em curso na indústria em função de determinantes de natureza macroeconômica, institucional e tecnológica As principais linhas de pesquisa do GIC são: Desempenho Comparado da Balança Comercial Brasileira; Desenvolvimento Industrial Brasileiro; Estrutura e Dinâmica Industrial; Fusões e Aquisições: seus determinantes, resultantes e implicações; Modelagem Insumo-Produto de Impactos sobre Emprego e Renda; Prospecção Tecnológica

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 19 Grupo de Estudos de Dinâmica Econômica Evolucionária Coordenador: Mario Luiz Possas O grupo de pesquisa tem por objetivos: (1) estudar os fundamentos teóricos e elaborar modelos dinâmicos setoriais de simulação com inspiração evolucionária e neo- schumpeteriana, tendo em vista sua extensão para simulações abrangendo os níveis micro e macro-dinâmicos; e (2) aprofundar as relações teóricas entre os modelos microdinâmicos desenvolvidos no item anterior e um enfoque macrodinâmico multissetorial de tipo keynesiano/kaleckiano, que permita incorporar e testar hipóteses de simulação associadas a diferentes padrões de crescimento e desenvolvimento econômico Núcleo: Economia Industrial

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 20 Núcleo: Economia Industrial Grupo Cadeias Produtivas e Complexos Industriais Coordenador: Victor Prochnik Os trabalhos do grupo discutem e exploram as causas e conseqüências da crescente interdependência entre as atividades econômicas. Recentemente, foi realizada pesquisa sobre a atividade tecnológica nas empresas brasileiras, mostrando entre outros aspectos como os setores menos intensivos em tecnologia dependem das inovações geradas nos setores mais intensivos. O grupo também tem realizado pesquisas nos tópicos cadeias produtivas e oportunidades de investimento e cadeias produtivas e comércio internacional

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 21 Núcleo: Economia Industrial Grupo Organização Industrial e Contratos Coordenador: Luiz Otávio Façanha O grupo aborda temas e questões de Organização Industrial e de Contratos através de modelagens teóricas e empíricas, incluindo métodos econométricos. As principais linhas de pesquisa são: Métodos quantitativos aplicados a problemas de contratos e de regulação; Estudos de eficiência em organizações complexas; Avaliação de programas sociais; Mensuração de poder de mercado; Oligopólio e incerteza.

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 22 Núcleo: Macroeconomia e Economia Financeira Grupo de Conjuntura Econômica Coordenador: Antonio Luis Licha O grupo desenvolve um programa de pesquisa relacionado à análise da conjuntura macroeconômica, mantendo sempre a perspectiva do desenvolvimento de longo prazo da economia brasileira. O trabalho desenvolvido compreende: a) o acompanhamento sistemático da conjuntura econômica brasileira; b) a construção de cenários macroeconômicos; c) a atualização permanente de um banco de dados estatísticos; e d) A redação de boletins de análises de conjuntura. O grupo é responsável pela publicação do Boletim Economia & Conjuntura (INFOMACRO) e pela elaboração de Cenários Macroeconômicos para o Brasil

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 23 Grupo Moeda e Sistema Financeiro Coordenador: Fernando Cardim O grupo reune pesquisadores interessados na investigação das formas de operação de sistemas monetários e financeiros modernos, com especial ênfase no caso brasileiro. A orientação teórica desses estudos se apóia na obra de John Maynard Keynes e na corrente de pensamento que desenvolve suas proposições, conhecida como pós-keynesiana O grupo desenvolve atualmente duas grandes linhas de pesquisa. A primeira se relaciona ao financiamento do desenvolvimento. A segunda linha de pesquisa se relaciona à política monetária e cambial. Núcleo: Macroeconomia e Economia Financeira

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 24 Núcleo: Economia da Inovação e Sociedade do Conhecimento Grupo de Economia da Inovação Coordenador: Paulo Bastos Tigre O grupo estuda diferentes dimensões do processo de mudança tecnológica, enfatizando o caráter setorial e regional das políticas e da gestão de ciência e tecnologia. Os principais focos de pesquisa são o estudo da geração e difusão de novas tecnologias e seus impactos econômicos e sociais O grupo também desenvolve pesquisas sobre configurações produtivas locais no Rio de Janeiro, propriedade intelectual na indústria farmacêutica, impactos econômicos e sociais da difusão de tecnologias de informação e comunicação, e gestão de informações em pequenas e médias empresas

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 25 Núcleo: Economia da Inovação e Sociedade do Conhecimento Grupo Rede de Pesquisas em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (REDESIST) Coordenador: José Eduardo Cassiolato O grupo coordena uma rede de pesquisa interdisciplinar, formalizada em 1997, que conta com a participação de várias institutos de pesquisa no Brasil e no exterior Os principais temas de interesse são relacionados às novas formas do desenvolvimento industrial e tecnológico associados à Era do Conhecimento, e ao papel, objetivos e instrumentos de políticas tecnológicas e industriais adotadas neste novo contexto internacional. Tais temas são aprofundados à luz do estudo dos arranjos e sistemas produtivos locais. Atenção particular é dada aos desafios impostos para as regiões e países em desenvolvimento

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 26 Núcleo: Economia da Inovação e Sociedade do Conhecimento Núcleo de Computação e Audiovisual (NUCA) Coordenador: Nivalde José de Castro O NUCA foi formado em 1984 com o objetivo de formular e desenvolver pesquisas aplicadas na área de tecnologias da informação nos seguintes tópicos: -Impactos das tecnologias da informação no ensino de economia. Destacam-se atualmente 3 projetos: disciplinas virtuais, educação à distância e uso do vídeo no ensino superior, que conta com um acervo com mais de títulos -Sociedade da Informação. O eixo central das pesquisas relaciona-se com os avanços da Sociedade da Informação na comunidade científica e profissional da economia

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 27 Núcleo: Economia da Inovação e Sociedade do Conhecimento Grupo de Economia do Entretenimento (GENT) Coordenador: Fabio Sá Earp O GENT, fundado em 1999, consiste em uma rede de pesquisadores de diversas instituições universitárias. Suas atividades englobam o ensino e a pesquisa nos campos da economia da cultura (cadeias produtivas do livro, do audiovisual, da música, das artes plásticas e dos espetáculos), do esporte, do turismo e do uso do tempo. As preocupações principais são o mapeamento dos aspectos econômicos destas diversas cadeias produtivas e a avaliação do impacto da introdução de mudanças institucionais e novas tecnologias sobre a atuação das firmas, a configuração dos mercados, o emprego e a renda

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 28 Núcleo: Economia da Energia Grupo de Economia da Energia (GEE) Coordenador: Helder Queiroz Pinto Jr. O GEE, criado em 1993, analisa os problemas do setor energético a partir de três aspectos principais: i) a organização industrial do setor energético e as reformas estruturais e institucionais; ii) os problemas de regulação e o funcionamento das agências reguladoras e iii) as estratégias empresariais no setor energético, com ênfase na inovação tecnológica na produção e no uso de energia e no financiamento dos investimentos Além disso, através do provedor de informações INFOPETRO, o GEE disponibiliza informações e análises para o entendimento da dinâmica dos mercados no setor de petróleo e gás

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 29 Núcleo: Economia da Energia Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL) Coordenador: Nivalde José de Castro O GESEL tem como foco analítico o setor elétrico. Através do Provedor de Informações Econômico- Financeiras sobre o Setor Elétrico (INFOELÉTRICA), é feito o acompanhamento conjuntural das empresas e do setor elétrico. O GESEL também realiza estudos sobre a definição das metodologias de taxa de retorno e estrutura de capital para o processo de revisão tarifária periódica das empresas concessionárias do setor elétrico.

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 30 Núcleo: Economia do Trabalho e Desenvolvimento Social Grupo de Economia do Trabalho e Estudos Sociais (GETES) Coordenador: João Saboia O GETES estuda questões do mercado de trabalho, competitividade industrial, formação profissional e distribuição de renda, em particular, a análise das transformações recentes nas regras laborais e nas práticas produtivas das empresas e seus impactos sobre o perfil do emprego e da qualificação da mão de obra Também são enfocadas as áreas de economia e mercado de trabalho, políticas públicas e seguridade social, desigualdades sociais e raciais, capacitação profissional, mobilidade social, economia solidária e economia da saúde

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 31 Núcleo: Economia do Trabalho e Desenvolvimento Social Grupo de Economia do Meio Ambiente (GEMA) Coordenadores: Carlos Eduardo F. Young e Valéria da Vinha O GEMA dedica-se ao ensino e pesquisa sobre aspectos econômicos e institucionais relacionados a diversos temas ligados aos recursos naturais, como poluição do ar e da água, desmatamento, mudança climática, etc. O GEMA tem se caracterizado por expressiva participação em congressos e workshops tanto na área econômica quanto ambiental, e pelo envolvimento crescente de alunos de graduação e pós- graduação nas suas atividades. Além disso, o Grupo colabora com atividades de ensino em cursos de extensão, e dando suporte técnico aos demais grupos de pesquisa do IE/UFRJ em temas ligados à questão ambiental

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 32 Núcleo: Economia do Trabalho e Desenvolvimento Social Grupo Aparte: Inclusão Social em Debate Coordenadores: Lena Lavinas e João Saboia O APARTE é uma rede de pesquisadores, reunidos em um website, cujo objetivo é discutir os rumos da política social brasileira e as formas de promoção da inclusão social. Criado para atuar no debate sobre os desenhos e rumos das políticas sociais, o site congrega colaboradores das mais diversas instituições no eixo Rio-São Paulo. Os trabalhos divulgados no site abordam temas conjunturais e polêmicos, valorizando o enfoque e o conhecimento acadêmicos. Dessa maneira, estabelece-se com a imprensa um diálogo cruzado que busca qualificar temas que fazem a notícia, ampliando a contribuição das universidades e centros de pesquisa na formação da opinião pública

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 33 Núcleo: Economia do Trabalho e Desenvolvimento Social Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA) Coordenador: José Ricardo Tauile O LEMA tem por objetivo tornar-se um espaço institucional de atividades de pesquisa, ensino e transmissão do pensamento marxista dentro do IE/UFRJ, recuperando, reafirmando e aprofundando a tradição crítica desta escola. O LEMA conta também com a participação de alunos da graduação, mestrado e doutorado não só do IE mas também de outras unidades da UFRJ. A dinâmica do Laboratório é baseada na apresentação de seminários quinzenais, especialmente sobre economia política, sendo assim um espaço de debate dos trabalhos realizados por pesquisadores sobre temas relevantes da contemporaneidade.

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 34 Núcleo: Economia do Trabalho e Desenvolvimento Social Laboratório de Responsabilidade Social Coordenadora: Dália Maimon O Laboratório desenvolve pesquisas, promove seminários e elabora livros e textos sobre Responsabilidade Social, contando com uma equipe interdisciplinar que aborda aspectos sociais, econômicos, contábeis e jurídicos. O Laboratório também visa desenvolver projetos sociais, implementando ações comunitárias e de voluntariado com populações de baixa renda ou grupos socialmente vulneráveis. Os principais temas de pesquisa são: Novos atores da Responsabilidade Social; evolução e conceitos de Responsabilidade Social; Certificações na Área Social; Comunicação Social; Balanço Social; Direito e o Terceiro Setor; Recursos Humanos e Responsabilidade Social.

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 35 Núcleo: Economia Internacional Grupo de Economia Financeira e Comércio Exterior Coordenador: Fernando Carlos Cerqueira Lima O grupo estuda as mudanças ocorridas no Brasil e no mundo a partir da internacionalização e globalização que provocaram um grande aumento no fluxo de capitais e mercadorias. Os projetos desenvolvidos abordam: as relações econômicas internacionais e seus impactos sobre a atividade econômica e o emprego; influência dos acordos internacionais nos fluxos de comércio; formas alternativas de financiamento do comércio exterior, modelos de administração de risco e implicações sobre o planejamento financeiro das empresas, os mercados de capitais e as regras de solvência das instituições financeiras

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 36 Núcleo: Economia Política Grupo de Economia Política Coordenador: José Luiz Fiori O grupo tem duas principais frentes de pesquisa. A primeira é de fundo teórico-analítico e procura estabelecer as bases de análise da economia sobre a teoria do valor e distribuição clássica e sobre o princípio da demanda efetiva como teoria do produto. A segunda, de fundo histórico- estrutural, se utiliza desta base teórica para analisar a economia mundial levando em conta as estruturas político- institucionais. Neste sentido o grupo desenvolve estudos em teoria econômica e estudos nacionais comparados, sempre em referência à economia brasileira, focalizando temas associados à globalização financeira e ao desenvolvimento político e econômico das sociedades

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa do IE/UFRJ 37 Núcleo: História do Rio de Janeiro Grupo Economia e Sociedade no Rio de Janeiro (Grupo Rio) Coordenador: Almir Pita Freitas Filho O Grupo Rio, formado em fins de 1996, é um espaço multidisciplinar de investigações e debates sobre temas econômicos, sociais e históricos, de relevância para o conhecimento da realidade da cidade e do Estado do Rio de Janeiro. O grupo tem desenvolvido pesquisas na área de história das empresas e dos empresários do Rio de Janeiro e investigado o relacionamento entre estas empresas e instituições nos séculos XIX e XX.