OLIVEIRA, ROMUALDO AVALIAÇÕES EXTERNAS PODEM AUXILIAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA? (ARTIGO) 2008
PROVA BRASIL E PROVA SÃO PAULO AO SEREM QUESTIONADAS SOBRE A FUNÇÃO DESSA FERRAMENTA, MUITAS REDES DE ENSINO RESPONDEM QUE AS ESCOLAS UTILIZAM OS RESULTADOS PARA MELHORIA DAS AÇÕES, O QUE NÃO É TÃO COMUM DE SE VER É PRECISO QUE AS ESCOLAS SE APROPRIEM DO SENTIDO DESSA MEDIDA, UTILIZANDO OS RESULTADOS EM SUAS PRÁTICAS COTIDIANAS REDE MUNICIPAL PROVA BRASIL E PROVA SÃO PAULO
COM OS RESULTADOS DOS ALUNOS POR NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA É POSSÍVEL PENSAR AS RAZÕES DOS RESULTADOS E DAS INSUFICIÊNCIAS OBSERVADAS É POSSÍVEL VERIFICAR QUAIS TÓPICOS OU TEMÁTICAS APRESENTAM RESULTADOS INSATISFATÓRIOS
PLANEJAR AÇÕES ESPECÍFICAS PARA MELHORIA DE RENDIMENTO DOS ALUNOS É FUNDAMENTAL QUESTIONAR SE O ENSINO ESTÁ SATISFATÓRIO E REDIMENSIONAR OS CONTEÚDOS TRABALHADOS ALÉM DE APONTAR AS POSSÍVEIS DEFASAGENS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PLANEJAR AÇÕES ESPECÍFICAS PARA MELHORIA DE RENDIMENTO DOS ALUNOS
O PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA TAMBÉM PODE SER ANALISADO COM BASE NOS RESULTADOS DESSAS PROVAS OS TESTES E SEUS RESULTADOS PODEM AJUDAR AS ESCOLAS E OS PROFESSORES A PLANEJAREM AÇÕES ADEQUADAS QUE CONTRIBUAM COM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, JÁ QUE O SEU SUCESSO É RESPONSABILIDADE DE TODOS