OLIVEIRA, ROMUALDO AVALIAÇÕES EXTERNAS PODEM AUXILIAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA? (ARTIGO) 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

Formação em ação Segundo Semestre..
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
As visões desenvolvimento e aprendizagem
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
SEMINÁRIO NOVOS GESTORES MUNICIPAIS DO CEARÁ
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA: instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem ou instrumento de responsabilização da escola? Prof. Dr. Carlos.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
Tecnologia e Educação.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Oficina de Apropriação de Resultados
Construindo o futuro do seu filho!
Oficina de Apropriação de Resultados
Avaliação Educacional Externa
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Oficina de Apropriação de Resultados
Deise Kramer Lima Fernandes
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
Roteiro de observação de estágio
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Professor(es)-Pesquisador(es):
Professor Auxiliar É direito do aluno de apropriar-se do currículo escolar de forma contínua e bem sucedida, nos ensinos fundamental e médio; A educação.
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Atividade complementar 04 e 05
Gestão Pedagógica Miriam Godoi
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA:
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Oficina de Apropriação de Resultados Simare 2014 Geografia.
3º Momento Resultados Simare 2014
REFLEXÃO - SARESP DIA 04 DE OUTUBRO DE 2013.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Estudos Sobre Avaliação da Aprendizagem
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Considerações iniciais
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO
Formação continuada 4º Encontro
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO MATEMÁTICA Julho/ 2015 PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO MATEMÁTICA Julho/ 2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Virgínia Maria Pereira de Melo Dirigente Municipal de Educação de Anápolis/ GO Presidente da Undime/ GO e da Undime Região Centro-Oeste Os desafios da.
Transcrição da apresentação:

OLIVEIRA, ROMUALDO AVALIAÇÕES EXTERNAS PODEM AUXILIAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA? (ARTIGO) 2008

PROVA BRASIL E PROVA SÃO PAULO AO SEREM QUESTIONADAS SOBRE A FUNÇÃO DESSA FERRAMENTA, MUITAS REDES DE ENSINO RESPONDEM QUE AS ESCOLAS UTILIZAM OS RESULTADOS PARA MELHORIA DAS AÇÕES, O QUE NÃO É TÃO COMUM DE SE VER É PRECISO QUE AS ESCOLAS SE APROPRIEM DO SENTIDO DESSA MEDIDA, UTILIZANDO OS RESULTADOS EM SUAS PRÁTICAS COTIDIANAS REDE MUNICIPAL PROVA BRASIL E PROVA SÃO PAULO

COM OS RESULTADOS DOS ALUNOS POR NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA É POSSÍVEL PENSAR AS RAZÕES DOS RESULTADOS E DAS INSUFICIÊNCIAS OBSERVADAS É POSSÍVEL VERIFICAR QUAIS TÓPICOS OU TEMÁTICAS APRESENTAM RESULTADOS INSATISFATÓRIOS

PLANEJAR AÇÕES ESPECÍFICAS PARA MELHORIA DE RENDIMENTO DOS ALUNOS É FUNDAMENTAL QUESTIONAR SE O ENSINO ESTÁ SATISFATÓRIO E REDIMENSIONAR OS CONTEÚDOS TRABALHADOS ALÉM DE APONTAR AS POSSÍVEIS DEFASAGENS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PLANEJAR AÇÕES ESPECÍFICAS PARA MELHORIA DE RENDIMENTO DOS ALUNOS

O PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA TAMBÉM PODE SER ANALISADO COM BASE NOS RESULTADOS DESSAS PROVAS OS TESTES E SEUS RESULTADOS PODEM AJUDAR AS ESCOLAS E OS PROFESSORES A PLANEJAREM AÇÕES ADEQUADAS QUE CONTRIBUAM COM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, JÁ QUE O SEU SUCESSO É RESPONSABILIDADE DE TODOS