Regulamentação Técnica – Componentes de Bicicleta de Uso Adulto –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resolução Conmetro nº. 11, de 20/12/2006
Advertisements

Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I

CONMETRO Órgão Normativo do Sinmetro
O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
Ministério da Ciência e Tecnologia 16 a 20 de maio de 2005.
“Uma Ferramenta Estratégica
Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações
SMS.
INMETRO Suzana de Oliveira Barbeitas Diretoria de Metrologia Legal
Conceitos Básicos de Medição
Gás LP e seus usos finais Uma Proposta de Visão Estratégica
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
Diretor Substituto da Qualidade
Atividades da Diretoria da Qualidade - Dqual
EPI com Certificação de Conformidade – INMETRO
ENCOMEX São Paulo 22 de outubro de 2009
Normalização São prescrições adotadas para determinadas atividades,
CERTIFICAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Normalização na área de Explosões
Programa de Avaliação da Conformidade Andréia Quintana Lima de Sousa
Diretoria da Qualidade do Inmetro
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
Rodrigo Carvalho Rodrigo Carvalho Secretaria de Tecnologia Industrial Secretaria de Tecnologia Industrial REACH REACH Andamento das discussões sobre o.
PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL
Administração da Qualidade
Mercado de papéis e produtos de origem florestal Certificação da gestão sustentável.
Marcelo Castilho de Freitas
Workshop sobre Certificação de Equipamentos Eletromédicos
Componentes Automotivos Fabio Real e Marcelo Monteiro
Gestão da Qualidade.
Programa Oficina de Trabalho: Plano de Ação Quadrienal - 04/12/2006 Comissão Permanente dos Consumidores - CPCon Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NR 6
Certificação. Dificuldade de se obter informações ambientais Conseqüentemente em analisar os impactos.
Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica
APRESENTAÇÃO - VLADIMIR
Formação Técnica em Administração de Empresas

AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
CONECTA ELETRICIDADE Soluções de painéis e quadros de distribuição BT Norma IEC TTA / PTTA As Normas vigentes e conceito TTA.
Atuando em todos os setores Programas de Certificação ABNT São Paulo 02 julho 2008.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE MATERIAL DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO AO TRABALHO – ANIMASEG.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Avaliação da Conformidade
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Semana da Qualidade Qualidade e Segurança do Paciente Qualidade e sua Importância na.
PAULO COSCARELLI Assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade 7º Congresso Simepetro A Avaliação da Conformidade e a Contribuição para a Competitividade.
ISO GESTÃO AMBIENTAL ISO – GESTÃO AMBIENTAL.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL PROFª Drª Cláudia Rech – junho O QUE É ? ABNT NBR ISO 14001:2004 “Parte do sistema.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
ISO 9000.
Qualidade e a ISO 9001.
Marcos Borges Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade Brasília, 9 de Abril de 2013 Programa Brasileiro de Etiquetagem.
Sistema de Gestão da Qualidade
PLUGUES E TOMADAS ELÉTRICAS
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
MERCADO VERDE ONGS no mundo – 50 milhões de associados. Rotulagem industrial crescente – mecanismos de Avaliação do ciclo de Vida (ACV). Credibilidade.
Requisitos Legais e Outros Requisitos
Prof. Olívio Novaski 1 CONCEITOS DE NORMALIZAÇÃO É A MANEIRA DE ORGANIZAR AS ATIVIDADES PELA CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE REGRAS, VISANDO CONTRIBUIR PARA O.
OFICINA ISO – Diretrizes de Responsabilidade Social Realização : Fórum Governamental de Responsabilidade Social Brasília, 17 e 18 maio de 2012 (Interlegis)
CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE.
Alertas Sindipeças sobre a Adequação das Empresas Antes e Depois da Certificação de Produto Inmetro Elaboração/Revisão de Normas | Laboratórios | RTQ e.
1 2Gerência do Processo de Normalização Normalização Atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais,
REQUISITOS PARA CALIBRAÇÃO E EMISSÃO DE CERTIFICADOS Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
C ERTIFICAÇÃO COMO APOIO À R EGULAMENTAÇÃO DE P RODUTOS, P ROCESSOS E S ERVIÇOS : O C ASO DO I NMETRO Roberta de Freitas Chamusca Cristiane Mascarenhas.
Transcrição da apresentação:

Regulamentação Técnica – Componentes de Bicicleta de Uso Adulto – ANTP – 12/03/10 Associação Brasileira dos Fabricantes, Distribuidores, Exportadores e Importadores de Bicicletas, Peças e Acessórios

Associação Brasileira dos Fabricantes, Distribuidores, Exportadores e Importadores de Bicicletas, Peças e Acessórios INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial → Autarquia ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC. → Responsável , entre outras atividades, pela elaboração e implantação de Programas de Avaliação da Conformidade, conforme decisão do CBAC – Comitê Brasileiro de Avaliação da Conformidade, visando à proteção ao consumidor e propiciar uma concorrência justa no mercado, com base na análise de impacto à sociedade em relação aos seguintes aspectos: • Saúde; • Segurança; e • Meio ambiente.

Programa de Avaliação da Conformidade Associação Brasileira dos Fabricantes, Distribuidores, Exportadores e Importadores de Bicicletas, Peças e Acessórios Programa de Avaliação da Conformidade → A implementação do Programa se faz com elaboração de Regulamento de Avaliação da Conformidade – RAC, que normalmente determina: • Sistemática para se obter Autorização para Uso do Selo de Identificação da Conformidade junto ao Inmetro e sua manutenção, determinando responsabilidades e obrigações das partes envolvidas; • Requisitos de Sistema de Gestão da Qualidade com base em Norma ABNT NBR ISO 9001; e   • Questões técnicas, onde são estabelecidos requisitos mínimos de segurança, referenciando Normas Técnicas (ISO, ABNT ...) específicas ao produto e critérios para aprovação e reprovação em ensaios de tipo.

Programa de Avaliação da Conformidade Associação Brasileira dos Fabricantes, Distribuidores, Exportadores e Importadores de Bicicletas, Peças e Acessórios Programa de Avaliação da Conformidade → Com base em análise específica do Setor é determinado o Mecanismo de Avaliação da Conformidade a ser adotado no Programa, podendo ser: • Certificação Compulsória; • Certificação Voluntária; • Declaração do Fornecedor; e • Etiquetagem. → O Mecanismo de Certificação Compulsória, possibilita a escolha entre dois modelos distintos de certificação como condição para concessão da Autorização para o Uso do Selo de Identificação da Conformidade:   • Modelo com avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade do fabricante e ensaios no produto; ou • Modelo com avaliação de lote.

Alguns Benefícios do Mecanismo de Certificação Compulsória Associação Brasileira dos Fabricantes, Distribuidores, Exportadores e Importadores de Bicicletas, Peças e Acessórios Alguns Benefícios do Mecanismo de Certificação Compulsória • transfere a situação da Norma Técnica ABNT de voluntária para compulsória, isto é, todo e qualquer produto importado ou nacional deve atender as Normas referenciadas no RAC; • formaliza regras e responsabilidades para o fornecedor contribuindo com a aplicação e cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, permitindo ao consumidor poder usufruir de seus direitos como cidadão; • cria a exigência da implementação de sistemática para tratamento de reclamações nas instalações do fornecedor quer seja de produto nacional ou importado; • estabelece obrigatoriedade de tratamento administrativo para deferimento de Licença de Importação, independentemente do país de origem; • proporciona subsídios que facilitem processos de controle e fiscalização tanto na fabricação, importação e no comércio.

Portarias INMETRO / MDIC e Normas ABNT NBR Associação Brasileira dos Fabricantes, Distribuidores, Exportadores e Importadores de Bicicletas, Peças e Acessórios Portarias INMETRO / MDIC e Normas ABNT NBR - Componentes de Bicicletas de Uso Adulto - Portaria Componente Norma 342/08 Pneu 13585:2008 283/09 Câmara de Ar 15557:2008 284/09 Cordoalha 9295:1986 285/09 Niple 8692:2002 286/09 Conjunto de Freio 14868:2002 287/09 Conjunto Quadro e Garfo 14714:2001 288/09 Pedal e Pedivela 15444:2006 289/09 Aro 14732:2001 290/09 Conjunto de Direção (Guidão e Suporte) 14731:2001 291/09 Raio 8024:2002 A publicação de um RAC ocorre mediante emissão de Portaria, que possui caráter legislativo, tornando seu cumprimento obrigatório

Prazos para a Certificação de Componentes de Bicicletas Associação Brasileira dos Fabricantes, Distribuidores, Exportadores e Importadores de Bicicletas, Peças e Acessórios Prazos para a Certificação de Componentes de Bicicletas → Pneu: • Comercialização pelos Fabricantes e Importadores: 24/03/10 • Comercialização pelos Distribuidores/ Atacadistas / Varejistas: 24/03/11 → Câmara de Ar: prazo de Consulta Pública expirado - Portaria INMETRO / MDIC não disponível. → Outros componentes de bicicletas : • Fabricação e Importação: 06/04/12 • Comercialização pelos Fabricantes e Importadores (estoques): 06/10/12 • Comercialização pelos Distribuidores/ Atacadistas / Varejistas: 06/10/13

OBRIGADO !!! Roberto Antunes (11) 3165-6157 roberto@abradibi.com.br