Fernanda Moro Cechinel Heloisa Maria Jacinto Prof. Dr. Nilzo Ivo Ladwig Florianópolis 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRABALHOS DO COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO DE URUAÇU – GO
Advertisements

TURISMO RURAL, ÉTNICO E CULTURAL NO VALE EUROPEU
BENCHMARKING.
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Esclarecimento de Critérios (bolsista PIBIC – Fapergs)
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA: SISTEMAS DE ACCOUNTABILITY.
Avaliação como Mecanismo de Accountability
MOVIMENTO FLORIPA TE QUERO BEM
Prof. Ms. Vagner Custódio
Programa de Saúde da Família Associação Congregação de Santa Catarina
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
AGROINDÚSTRIA E TURISMO RURAL
Planejamento Estratégico
Ministério da Integração Nacional Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba - CODEVASF PROJETO AMANHÃ AÇOES ATÉ 2006 GRUPOS POR.
DIRETORIA DE TURISMO 1º Quadrimestre
Ponte Internacional Barão de Mauá - Jaguarão RS -
MINISTÉRIO DO TURISMO Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística Infraestrutura para permitir a expansão das atividades turísticas. Produtos:
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
Plano Estratégico Regional de Turismo
Julho de 2007.
Disciplina Auditoria I
Projeto: Articulação entre o Turismo no Parque Estadual do Ibitipoca e seu Entorno Trabalho Disciplina IF 128.
TERRAS DO PRIOLO Uma oportunidade de desenvolvimento turístico sustentável baseada numa ave.
PROJETO O MUNDO EM SANTA CATARINA CULTURA AÇORIANA
PROPOSTAS ORGANIZADAS POR DIMENSÃO E VARIÁVEL CORRESPONDENTES
Territorialização, diagnóstico local e planejamento estratégico
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
APRIMORAMENTO DO PROGRAMA DE ETNOTURISMO ORIENTADO NA ALDEIA KRUKUTU (PARELHEIROS / SP): PROPOSTA DE CARTILHA TURÍSTICA ILUSTRADA Patrícia Sanchez Peres.
Reconhecendo o território do IAPC do Irajá: Relato da experiência de elaboração diagnóstico situacional no curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde.
FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO para paz e desenvolvimento sustentável
MUSEU MUNICIPAL DO NEGRO
Formação Básica para Novos Vicentinos
Histórico Comitê de Empreendedorismo e Inovação em 2005, com o objetivo de fomentar empreendedorismo e a inovação na região. Rede Gaúcha de Tecnologia.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Saneamento Básico na Comunidade do Braço Joaquim, Luis Alves Autores: SILVA FILHO, Tulio Márcio VALDRICH, Luzia Gorges SILVA,
TURISMO: PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE OS POVOS
Reabilitação da Rua de Santa Marta - Lisboa
15 de julho de 2009 Programa Municípios de Fronteira.
Área Técnica de Alimentação e Nutrição – ATAN
Objetivos específicos
Equipe IGUAPE – CESET/FEAGRI Professores: Professores: Prof a Dr a Carmenlucia Santos Prof Dr. André Franceschi de Angelis Estudantes: Estudantes:Leonardo.
São José dos Campos Fonte:
Profª Msc. Eugenia Exterkoetter Heidemann
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
Metodologia de Pesquisa
PNAGE/RN Congresso CEARÁ de Gestão Pública Área Temática: Gestão Pública Painel: PNAGE - Experiências e Andamento Painelista: Anna Cláudia Nobre (PNAGE/RN)
Projeto Nós propomos! Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas.
Renovação do Espaço do Antigo Matadouro em Viseu
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
DIAGNÓSTICO DA FAZENDA RIO TAVARES Aline Cardozo¹, Amanda Corrêa Martins¹, Cleiton Oliveira¹, Dalvan Antônio de Campos¹, Iana Bárbara Ramalho Faria ¹,
Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
11º8 - Geografia A Professor Luís Gomes Projecto desenvolvido por: Beatriz Delgado, nº4 Leonor Evangelista, nº17 Rita Soromenho Sequeira, nº25 Sofia Velosa.
Potenciar o Turismo no Núcleo Urbano Antigo do Seixal 4.maio.2015
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Parte XVI Igreja Matriz de Santo Antonio Corria o ano de 1909 Foi nesse ano que Antônio Agu deixou Osasco para jamais revê-la: em viagem de visita a.
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
INTERVENÇÃO EDUCATIVA COMO FERRAMENTA DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” Guilherme Aleoni – Bolsista do Programa USP Recicla (ESALQ/USP)
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
Módulo 4: Afiliação ao Leo Clube
A INDÚSTRIA Conservas : peixe e frutas. Têxteis : com a lã, o linho e o algodão fazem-se tecidos e roupa. Lacticínios : derivados do leite : queijo, iogurtes,
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DAS PRÁTICAS VEGETATIVAS E MECÂNICAS DA BACIA DO RIO.
DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL. Foz do Iguaçu – PR, 15 de Abril de 2015.
A METODOLOGIA PARTICIPATIVA NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E NA GESTÃO DO TURISMO Elaine Maria das Neves. Orientador: Prof. Dr. Nilzo Ivo Ladwig Chamada Pública:
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido.
SUB CONVETION & VISITORS BUREAU. Dados extraídos do site da SP Turismo 90 mil eventos por ano; 120 grandes feiras; 280 salas de cinema; 39 centros culturais;
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Continente Ilha Um pouco de história: Civilizações Pré-Cabralinas Florianópolis Os habitantes da região de Florianópolis na época da chegada dos exploradores.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
Transcrição da apresentação:

Fernanda Moro Cechinel Heloisa Maria Jacinto Prof. Dr. Nilzo Ivo Ladwig Florianópolis 2010

 O turismo atualmente é um elemento que necessita muito da elaboração de projetos e idéias;  Por este motivo há grande necessidade de realizar planejamentos em prol da sustentabilidade de uma localidade;  O planejamento é uma ferramenta eficiente, que promove o desenvolvimento no setor turístico.

Objetivo Geral Promover um roteiro turístico para visitação na localidade de Santo Antônio de Lisboa. Objetivos Específicos  Identificar o potencial do local;  Identificar as vulnerabilidades do local e trabalhar nelas de forma que possam ser reduzidas;  Promover o turismo local.

 O método explicativo foi realizado por meio de entrevistas e registros fotográficos;  Pesquisas em livros, relatórios, monografias e arquivos existentes;  Relatório com as informações contidas durante o projeto.

 Por meio de oficinas e reuniões de trabalho realizadas com o orientador;  Contato com a vida local, ou seja, pesquisar in loco, as potencialidades bem como as vulnerabilidades da localidade de estudo;  Elaboração de um artigo e apresentação dos resultados á comunidade local.

 Distrito de Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis;  Ocupação: índios guaranis (XVII) e imigrantes açorianos (XVIII);  Já foi chamado de: Nossa Senhora das Necessidades de Praia Comprida, freguesia de Santo Antônio de Lisboa e Rerituba;  mil habitantes.

BICA D’ÁGUA

PotencialidadesVulnerabilidades É um atrativo único.Estado atual de abandono e falta de conservação. Apresenta uma história.Difícil acesso (ponto de ônibus). Localizado na estrada principal que dá acesso ao bairro. Falta de identificação e sinalização.

IGREJA NOSSA SENHORA DAS NECESSIDADES

Potencialidades Vulnerabilidades O atrativo apresenta um grande potencial por ser uma Igreja antiga. O patrimônio representa a religiosidade da comunidade que é evidente no local. A Igreja encontra-se aberta para visitação somente no período matutino. Externamente encontra-se conservada. Ao lado de fora do patrimônio não se encontra nenhum tipo de aviso, informativo ou agenda de missas. Possui agenda semanal, porém é restrita. Há uma secretária que está presente também na parte da tarde, porém não está capacitada para receber os turistas. Falta de divulgação das festividades locais

RANCHO DAS OSTRAS

PotencialidadesVulnerabilidades Lida diária envolvida na cultura do molusco. O local se apresenta inadequado para receber visitantes. Artesanato feito com a casca da ostra e do marisco. Pouco interesse dos locais para com a atividade de maricultura.

CASARÃO E ENGENHO DA FAMÍLIA ANDRADE

PotencialidadesVulnerabilidades Fácil acesso e a disponibilidade de visitação são conseguidos com facilidade. Falta de apoio do governo municipal. Pessoas capacitadas para darem informações sobre as atividades realizadas no local. Não tem um controle ou registro da média de visitação no local. O tombamento. Um dos poucos engenhos que ainda estão em atividade na Ilha. Local procurado por turistas que possuem interesse em conhecer o processo de produção artesanal de farinha. PotencialidadesVulnerabilidades Fácil acesso e a disponibilidade de visitação são conseguidos com facilidade. Falta de apoio do governo municipal. Pessoas capacitadas para darem informações sobre as atividades realizadas no local. Não tem um controle ou registro da média de visitação no local. O tombamento. Um dos poucos engenhos que ainda estão em atividade na Ilha. Local procurado por turistas que possuem interesse em conhecer o processo de produção artesanal de farinha.

PRAÇA ROLDÃO DA ROCHA PIRES PotencialidadesVulnerabilidades 1ª rua calçada de Santa Catarina. Falta de manutenção dos canteiros e calçamentos. Feira das Alfaias.

 O distrito de Santo Antônio de Lisboa apresenta um grande potencial para a prática da atividade turística, porém necessita ser planejado;  O governo precisa apoiar os projetos e processos de produção do local e a comunidade autóctone deve ser mais participativa para que possa promover o desenvolvimento turístico da localidade;  Ações devem ser tomadas para sensibilizar a comunidade local da importância do turismo para o distrito, para tanto iniciativas como projetos de capacitação turística devem ser realizados.

 IRVING, M. de Azevedo & AZEVEDO, J. Turismo: o desafio da sustentabilidade. São Paulo: Futura, 219p, 2002;  CAMPOS, L. C. Introdução a Turismo e Hotelaria. Rio de Janeiro: SENAC, 1998;  Acesso: 01. Março. 2010;  Acesso: 01. Março. 2010;  Acesso: 03. Março. 2010;  Acesso: 12. Março. 2010;  Acesso: 12. Março

Obrigada pela atenção! Acadêmicas:  Fernanda Moro Cechinel  Heloisa Maria Jacinto