UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

Professor: Bruno Ribeiro Mestre em Ciências da Saúde e Meio-Ambiente
O desenvolvimento da BVS no Brasil Ilma Noronha CICT/FIOCRUZ IV Reunião Regional de Coordenação da BVS Setembro/2005, Salvador.
Avaliação e capacitação do Sistema CEP-CONEP
Pontifícia Universidade Católica
PEDAGOGIA DE PROJETOS! Edméa Oliveira dos Santos
MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PÚBLICA
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
Universidade – Tecnologias – Articulação
O público e o privado na construção do SUS.
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca Coordenação de Desenvolvimento Institucional e Gestão Serviço de Recursos Humanos.
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
O GSO apóia + um evento de SST Cumprindo o seu papel social
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Relatório Final de Estágio
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Preciso De Ajuda. Conselho de Gestão Participativa.
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
VISA e ILPIs no Paraná Vigilância Sanitária
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Programa de Pós-Graduação em Memória Social - PPGMS
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA Educação a Distância
INTERSECÇÕES ENTRE DIREITO E SAÚDE Módulo: Direito Sanitário e Administrativo Novembro
Proposta para Implementação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais NAPNE Campus Rio Grande Prof. Osvaldo C. Pinto Direção Geral.
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA ESPSCIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO ESPECIALIZADA EM SAÚDE ÊNFASE EM GESTÃO EM SAÚDE Disciplina:
GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA - PIBID 2013
Antônio Ivo de Carvalho
GOSTAM DE CRIANÇAS ?. OLHEM… NÃO SÃO AMOROSAS ?
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Proposta do Curso É parte da estratégia de fortalecer a capacidade avaliativa e institucionalizar a avaliação nos diferentes níveis de atuação das intervenções.
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Patrimônio Cultural Centro: CCSH Área de avaliação:
MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil
As diversas aplicações das TIC’s no ensino à distância Bruna Mayer de Albuquerque LTC – Nutes/UFRJ.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
I Encontro dos Pós-Graduandos da ENSP/Fiocruz 2011 Nidilaine Dias Cientista Social Mestre em Saúde Pública – Fiocruz/ENSP/DAPS.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
Sistema Único de Saúde - SUS
27 de setembro Organização Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
RUMO A NOVAS CONQUISTAS GESTÃO
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Seminario Saneamento é Saúde Seminario Saneamento é Saúde A Educação a Distância como Estratégia de Implementação de Política Pública: a experiência da.
Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil Subsecretaria de Atenção à Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE SEMINÁRIOS DE EDUCAÇÃO.
Fórum EAD Sérgio Roberto Kieling Franco Secretário de Educação a Distância Silvestre Novak Vice-Secretário de Educação a Distância.
Currículo e diversidade
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
“Sabemos dizer o que sabemos sentir...” Miguel de Cervantes.
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Simpósio das Escolas Nacionais de Saúde Pública Brasil-Portugal Julho de 2008.
Professora Regina 3º anos.
O Relatório de Aula.
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
Fórum EAD UFRGS Auditório do Polo de Apoio Presencial à EAD 12/08/2010 Sérgio Roberto Kieling Franco Secretário de Educação a Distância Silvestre Novak.
Promoção da Saúde: discutindo problemas de efetividade Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
 Alunos novos  Alunos antigos APRESENTAÇÃO ESTRUTURA INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL UERJ.
CHECK OUT OPERADORA DE CAIXA PALESTRANTE: SHEILA NÓBREGA TORRES PÓS GRADUAÇÃO SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO.
Camila Maia Valente Fábio Silva de Azevedo João Victor Fonseca Ribeiro Karlla Sebasthyanna Miranda Matias.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Cooperação para o desenvolvimento: fortalecendo a autoridade sanitária do Haiti.
POLÍTICAS DE SAÚDE MENTAL
Helena Gemignani Peterossi é Bacharel (1968) e Licenciada (1969) em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Filosofia.
POTENCIALIDADE DO ENSINO À DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO PERMAMENTE EM SAÚDE - A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA AUTORES:
Programas de Pós Graduação
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA Reforma Sanitária-Construção do SUS Professora Dra.Camila Mello dos Santos

Objetivo da aula: Apresentar a Reforma Sanitária e o seu papel na construção do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atividades 1- Filme: O SUS do Brasil - um projeto para a saúde O vídeo conta a história da construção do SUS no Brasil, com ênfase na participação de Sergio Arouca neste processo.  Roteiro e direção: Regina Abreu, Helena Rego Monteiro e Guilherme Franco Netto Projeto Memória Sergio Arouca* Coordenação: Guilherme Franco Netto e Regina Abreu Realização: Laboratório de Memória e Imagem/PPGMS/UNIRIO * O Projeto Memório Sergio Arouca foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO com apoio da Unesco, do Ministério da Saúde e da Fiocruz.

Atividades 1-Responder em grupo: 1.1 Qual o objetivo geral da reforma sanitária? 1.2 Conceito de saúde apresentado por Sergio Arouca? 2-Atividade EAD individual: 2.1 Características do SUS?

Atividades 2-Atividade EAD individual: Ler o artigo e responder: Características do SUS?