PRODUÇÃO SONORA Rafael Zaruvny Borges Universidade Federal do Paraná Curitiba, 26 de Junho de 2006 CI060 – SEMINÁRIOS DE INFORMÁTICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Representação da Informação como padrões de bits
Advertisements

Sistemas Operacionais
Rafael Ferreira Coelho Ernandes Rodrigo Norberto
Sistemas Multimídia Som
A Comodidade das Mídias Digitais
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Trabalho GQSI “GED” Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Criação e publicação de podcasts educativos
Criações com base em software
MULTIMÍDIA Mídia, Multimídia e Sistema Multimídia (Slide - 2)
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação 14 de abril de 2005 Rubens Queiroz.
Conceitos Básicos de Informática REDES DE COMUNICAÇÃO: INTERNET
Formato de arquivo de Vídeo
Geórgia Vanize E Vanessa Cristina
COMPARTILHAR. COMPARTILHAR O que é o kazaA ? KazaA é um Programa de computador no estilo ‘’P2P“(Peer to peer,troca de arquivos ponto-a-ponto), que.
Aleksandra Maria N. Jilochkin Daniella Sironi. Histórico n Surgiu em agosto de n Possui 70 funcionários em Luxemburgo, Londres e Tallinn ( capital.
Universidade Federal de Minas Gerais
Luciana de Cássia Gomes de Oliveira Paloma Fernandes Figueiredo
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
WebWork e JSP Keven andrade
VÍDEOS NA WEB.
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Fundamentos da Informática
Aquisição e reprodução de som
Unidade de Vídeo Escola Secundária Diogo de Macedo Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A Prof.: Henrique Ribeiro Paulo Cruz 11ºD nº2.
Categorias do E-Business
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Unidade 4 – Utilização dos sistemas Multimédia
Formatos de arquivo de áudio
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 2)
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Groupware Departamento de Suporte a Informática.
Propostas de temas de seminário
Sistema Livre e Sistema Comercial
Aplicações dos Bancos de Filtros
Web Rádio Novo Momento A Rádio On-Line do Centro Universitário FIAM-FAAM
Extensões de arquivos.
Mídias Graváveis, Extensões, Gravadores e Gravações.
Trabalho Realizado por: - João Chapouto nº8 11º12
Aula Virtual Streaming multimídia Ciência de Contexto/Adaptabilidade.
Tecnologia e Educação Iolanda B. C. Cortelazzo
O Som Escola Secundária Diogo de Macedo Curso Tecnológico de Informática Ano Lectivo 2006/2007 Trabalho elaborado por: Fábio Santos Nº 1 11ºD Ricardo Santos.
Bom dia, meu nome… representando a empresa Lumnis… produto Maestro…
Virtual Studio Technology (VST) TM
Renato Marcelino – rmo Taíse Dias – tds2
Oficina de Audacity Prof. Catarina Sousa Trabalhando com Multimídia: Oficina de Audacity Prof. Catarina Sousa CH. 4h AS 14:00 18:00h CURSO: PROINFO 120.
Compressores e descompressores
Backup DE DADOS DO USUÁRIO. Cópia de segurança dos dados no computador, alguns fáceis e outros trabalhosos, de acordo com a quantidade de dados. Utilizado.
Alguns tipos de utilitários!
AFINAL QUANTOS MPS EXITEM?
Integração de Ferramentas CASE
Aquisição e reprodução de som
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Som Meios Eletrônicos Interativos.
Posicionamento do som Técnicas para tentar dar mais realismo a uma execução sonora Objetivos –Melhorar a experiência –Provocar imersão do usuário –Suprimir.
A música e a voz A música e a voz © 2001 Wilson de Pádua Paula Filho.
Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa.
Propriedades físicas do som Vibrações e som
Tipos de Produtos Multimídia
Serviço de Multimídia Software Livre Aplicado a Vídeos – VLC Evaldo Silva – UNICAMP/FCM Resumo A publicação de artigos multimídia.
Áudio/Música na Internet
Introdução a Informática
DESIGN INSTRUCIONAL PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COMUNICAÇÃO MOBILE Adaptação da linguagem.
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I I – Informação Digital Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos Meios Eletrônicos Interativos.
Tecnologias para Mobilidade Prof. Cristina Morishita
S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo.
Áudios Digitais: FORMATOS: Os mais comuns são os formatos MP3 (MPEG- 2Audio Layer III) e WAV. O tipo de formatonormalmente corresponde à extensão do arquivo.
Um Ambiente para Transmissão de Vídeos Instrucionais sob Demanda André Raabe Rafael Canan Ciência da Computação Centro de Ciências.
Capítulo 14 Camada 6 A Camada de Apresentação. Sumário A Camada de Apresentação.
Android é o sistema operacional de telefone celular que é lançado pela Google. Este sistema operacional é usado por.
Transcrição da apresentação:

PRODUÇÃO SONORA Rafael Zaruvny Borges Universidade Federal do Paraná Curitiba, 26 de Junho de 2006 CI060 – SEMINÁRIOS DE INFORMÁTICA

SUMÁRIO Arquivos sonoros Compartilhamento de músicas Softwares para reprodução de áudio Produção sonora para jogos Conclusão Referências

Arquivos sonoros Diversos formatos Recurso de compactação de áudio MP3 WMA WAV MIDI

MP3 Comprime áudio com perda de dados Compressão se baseia em estudos sobre psico-acústica O sistema empregado também possibilita transmissões por streaming

MP3 O que significa o 3 em MP3? Abreviação de MPEG Áudio Layer-3 Layer: Nível da evolução do esquema de codificação de áudio (codec)

MP3 Licenças e patentes Thomson Consumer Electronics Redução no desenvolvimento de programas Microsoft decidiu afastar-se do MP3

WMA Produzido pela Microsoft Qualidade de áudio similar ao MP3

WAV (OU WAVE) Formato padrão para a gravação de CD´s porém mascarado Compatível com todos os aparelhos de som Formato descomprimido

MIDI – Musical Instrument Digital Interface Tecnologia padronizada de comunicação entre instrumentos musicais e equipamentos eletrônicos Arquivo MIDI não contém o áudio propriamente dito

COMPARTILHAMENTO DE MÚSICAS Na maioria dos casos segue o modelo P2P (peer-to- peer) Napster, primeira grande ferramenta OpenNap Kazaa

Compartilhamento de Músicas eMule Código aberto Troca de links Rápida recuperação de downloads corrompidos Sistema de créditos Transmite os dados de forma compactada

Compartilhamento de Músicas LimeWire Lança mão da tecnologia Peer-to-Peer Primeiro software a suportar transferência de arquivos mesmo através de um firewall Linguagem java

SOFTWARES PARA REPRODUÇÃO DE ÁUDIO Quintessential FreeRip MP3Gain MP3DirectCut KraMixer DJ Software

SOFTWARES PARA A REPRODUÇÃO DE ÁUDIO Quintessential Player Verdadeiro “canivete suiço” Exige poucos recursos da máquina Oferece um fórum de discussão Consegue obter informações sobre a música

SOFTWARES PARA A REPRODUÇÃO DE ÁUDIO FreeRip Extrai músicas de CD e converte nos formatos WAV, MP3, WMA e OGG Simples e ágil Permite adicionar informações aos arquivos gerados Interface um pouco confusa

SOFTWARES PARA A REPRODUÇÃO DE ÁUDIO MP3Gain Código aberto Analisa todos os arquivos MP3 escolhidos pelo usuário e os ajusta no mesmo volume Leve e fácil de usar

SOFTWARES PARA REPRODUÇÃO DE ÁUDIO MP3DirectCut Permite retirar trechos de músicas em MP3 Útil quando é necessário criar apenas uma amostra da faixa ou tirar um trecho com ruído

SOFTWARES PARA REPRODUÇÃO DE ÁUDIO KraMixer DJ Software Possibilita usar batidas manuais ou automáticas, adicionar efeitos à música É possível salvar a música criada em MP3 Software um pouco pesado

PRODUÇÃO SONORA PARA JOGOS Papel do som na hora de emocionar o usuário (jogador) Como criar a emoção nos jogos Som pode ser interativo?

PRODUÇÃO SONORA PARA JOGOS Papel do som na hora de emocionar o usuário (jogador) Mesmo peso que roteiro e imagem Som pode destruir ou salvar uma imagem

PRODUÇÃO SONORA PARA JOGOS Como criar a emoção nos jogos Fazer mais próximo do real

PRODUÇÃO SONORA PARA JOGOS Som pode ser interativo? Já existem jogos em que o som dá pistas para chegar ao destino Quando ouvimos um som de mensagem de erro, reagimos de acordo

CONCLUSÃO Cada vez mais inovações em termos sonoros Som é o melhor meio para transmitir ou provocar emoções

REFERÊNCIAS