FRANCISCO DRUMOND MARCONDES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA: VISÃO HUMANISTA
A Atuação do Serviço Social
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
A formação profissional técnica de
Educação profissional:
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
SEMINÁRIO NACIONAL DO PROFAPS
Prefeitura Municipal de Pedreira
IV ENCONTRO NACIONAL DA RENAST – CONSTRUINDO A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR NO SUS Brasília-DF NORDESTE I 30 de junho e 01 de julho de 2010.
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Educação Permanente em Saúde :
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
Contexto Acidentes do trabalho em 2004: Diversas formas de vínculo
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
13° Conferência Nacional de Saúde
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Secretaria da Saúde ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PUBLICA EESP O SUS É UMA ESCOLA BAHIA – 2009 SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS - SUPERH.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E RENDA - SST DIRETORIA DE JUVENTUDE, TRABALHO, EMPREGO E RENDA – DJER.
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Atenção Básica em Saúde
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
GESTÃO SOCIAL : Desafios e Especificidades
Angelo Augusto Paula do Nascimento
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
Premissas Dados das Microrregiões.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Desenvolvimento e Trabalho Decente: uma agenda para o futuro
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Saúde Integral da Criança
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
A Politica de Assistência Social
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
POLÍTICA SOCIAL IV UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS TRABALHO E RENDA Aluno: Cléber Tadeu Moraes Castro Profª: Cristine Jaques Ribeiro POLÍTICAS PÚBLICAS.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Própria construção do.
1.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
ESTRATÉGIA 2020 Seminário Internacional As empresas sociais de inserção pelo trabalho - velhos desafios, novos caminhos As empresas sociais de inserção.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Primeira Infância e Direitos Humanos
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SAÚDE PÚBLICA FACULDADE DE FARMÁCIA DO PLANALTO CENTRAL – FARMPLAC
Transcrição da apresentação:

FRANCISCO DRUMOND MARCONDES drumond29@uol.com.br MERCADO DE TRABALHO NO CENÁRIO DE TENDÊNCIA AO PLENO EMPREGO DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE QUALIFICAÇÃO, PRESERVAÇÃO E REABILITAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO FRANCISCO DRUMOND MARCONDES drumond29@uol.com.br

TENDÊNCIA AO PLENO EMPREGO Redução gradual e persistente da taxa de desemprego. Sinais de falta de força de trabalho qualificada em várias cadeias produtivas e em processos de trabalho menos qualificados, por exemplo, na construção civil. Tendência macro-econômica do país: economia emergente vigorosa, investimentos massivos, combinação favorável de condições políticas, institucionais, de terras disponíveis para o agro- negócio, riqueza mineral, as imensas reservas de petróleo (pré-sal), diversificação do parque industrial e de serviços. Fortalecimento do mercado interno: pela redução do desemprego e pelo aumento real da massa salarial.

DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E TRABALHO Uma fração significativa dos trabalhadores empregados em funções com baixa qualificação e com escolaridade limitada (passivo educacional e de formação técnica). Uma fração significativa dos trabalhadores ainda na informalidade (passivo trabalhista, condicionado pelo imperativo da sobrevivência, no contexto macro-social de desemprego estrutural de longa duração).

DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS: SAÚDE E PREVIDÊNCIA SOCIAL Processo de desenvolvimento do país marcado pela inexistência/inoperância de marcos regulatórios de preservação da força de trabalho - passivo sanitário, traduzido pelo significativo contingente de trabalhadores acidentados ou adoecidos pelo trabalho -, condicionado históricamente pelo excedente da força de trabalho, pelo exército industrial de reserva, de fácil reposição. Neste contexto, desinvestimento nas políticas e ações no campo do tratamento e da reabilitação profissional, com repercussão na cronificação da força de trabalho adoecida ou gravemente acidentada.

DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS: AÇÕES INCLUSIVAS INTERSETORIAIS Romper com a exclusão dos trabalhadores considerados “idosos”, com idade próxima de 40 anos: uma vez excluídos, apresentam grande dificuldade de reinserção no mercado de trabalho. Combater a inclusão precoce e criminosa de crianças no mercado de trabalho. Coibir o trabalho domiciliar, com a fragmentação do trabalho e sua expansão em pequenas unidades produtivas. Combater as condições indignas de trabalho: trabalho escravo e práticas discriminatórias, relacionadas ao gênero (mulheres) e raça (afrodescendentes).

EDUCAÇÃO, QUALIFICAÇÃO TÉCNICA E RELAÇÕES DE TRABALHO Estratégias de qualificação profissional, norteadas pela demanda do processo de desenvolvimento. Fortalecimento e qualificação do ensino público, incluindo a graduação universitária. Combate à informalidade: implementar estratégias de formalização.

SAÚDE E PREVIDÊNCIA SOCIAL Insustentabilidade do quadro atual de destruição da força de trabalho: possibilidade de inserção da ST na agenda econômica e na política de desenvolvimento. Necessidade urgente de implementar ações de prevenção dos agravos relacionados ao trabalho e de reabilitação da força de trabalho. Aumento da percepção social da necessidade urgente de ser colocado em pauta o estabelecimento de marcos regulatórios sanitários dos processos produtivos: visando a proteção da saúde dos trabalhadores, a promoção da qualidade de vida no trabalho e a redução de danos ao meio ambiente.

Mobilizar os sindicatos de trabalhadores nesta perspectiva. a saúde do trabalhador como política de estado intersetorial: desafios e tarefas urgentes Aprofundar o conhecimento sobre o perfil de morbidade condicionado pelo trabalho nas diversas cadeias produtivas. Dar visibilidade social sobre a real dimensão deste problema nos diversos processos produtivos, cujo pressuposto é a produção de informações consistentes e validadas. Desenvolver metodologias e práticas inovadoras, nos campos da atenção integral à saúde, vigilância e inspeção dos ambientes de trabalho e de reabilitação profissional, para a intervenção nesta realidade. Mobilizar os sindicatos de trabalhadores nesta perspectiva. Estabelecer estratégias para a qualificação técnico/científica, em larga escala, para os técnicos do SUS e dos demais órgãos públicos com atribuições nesta questão, com investimentos massivos na organização do correspondente aparato logístico e técnico de intervenção.

INTERVENÇÃO EM TODOS OS NÍVEIS Programa de reinserção Adoecidos ou acidentados de maior gravidade Programa de Prevenção AX1 Afastados do trabalho Programa de prevenção – SESMT Sinais e sintomas sem afastamento Programa de gestão da Plena atividade qualidade de vida no trabalho FORÇA DE TRABALHO