Os Impactos do novo Plano Diretor Exemplo - Vila Madalena

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESAFIOS DE MOBILIDADE PROPOSTAS DE MÉDIO E LONGO PRAZO
Advertisements

Propostas para São Luiz do Paraitinga
2. VLT – VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS
Art. 182, § 1º da CF - O Plano Diretor
REDE VIÁRIA FLORESTAL.
Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG
Conferência das Cidades Mato Grosso
Projeto de Lei do Livro XI - PRE – SP– PI integrante da Parte II
CONSELHO REGIONAL DE MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CULTURA DE PAZ SUBPREFEITURA BUTANTÃ CALENDÁRIO DE REUNIÕES EM 2010 Aprovado em 08 de.
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
Transporte e Desenvolvimento Urbano:
Sistema de Corredores BRTs na Cidade do Rio de Janeiro
Sistemas de Média Capacidade para Transporte Público de Passageiros
Trem Regional São Paulo – Jundiaí Projeto Funcional
Decisões de Localização
Breve Diagnóstico do Planejamento da Mobilidade em Florianópolis/SC
PROCESSO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DE SÃO PAULO
SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
Qualidade das aproximações feitas na dedução da fórmula do potencial elétrico para o dipolo Aluno: Gustavo Giacomel Kutianski Orientador: Mário Sérgio.
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
Produtos Necessários Mapa de exclusão obrigatória; Mapa de exclusão condicionada; Mapa de conflitos sociais e ambientais; Mapa de logística e oportunidades;
VLT Parangaba - Mucuripe
Conferência das Cidades Mato Grosso
SUBPREFEITURA BUTANTÃ SECRETARIA MUNICIPAL DO VERDE E DO MEIO AMBIENTE
Sistemas de Abastecimento de Água:
Plano diretor de Avaré lei complementar 154/11
TRANSFERÊNCIA DO DIREITO DE DIREITO DE CONSTRUIR
A REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO UM PACTO PELA GOVERNANÇA
Operações Urbanas Consorciadas Impactos na Construção Civil
OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR
Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
DO DIREITO DE PREEMPÇÃO
LEI COMPLEMENTAR Nº 171, 29/05/2007 PLANO DIRETOR.
Plano Diretor de Goiânia
Qual a função do Novo Zoneamento?
4ª Reunião Fórum Temático de Infraestrutura 14 de setembro de 2012.
FÓRUM TEMÁTICO DO PLANO SALVADOR 500
Principais Características Técnicas dos Modos de Transporte Público
Instrumentos Urbanísticos
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Agenda Social Eixo Cidadania e Direitos Humanos Pessoas com Deficiência Secretaria Especial.
INSTRUMENTOS DA POLÍTICA URBANA
4ª Conferência das Cidades 2009
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Plano de Mobilidade Urbana de Salvador
1º Seminário de apresentação do Programa PROTURB
ESTAÇÃO REPÚBLICA TRANSFERÊNCIAS DE CARGAS
Tema: Fachadas Ativas Palestrante: Thomaz Assumpção
Arq. Alberto Fasanaro Lauletta
Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento do Senado Federal Elaboração de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.
Direito Ambiental Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA - UNIME
Mobilidade Urbana.
COBERTURA O Metrô atende mais de 50 bairros na Região Metropolitana de Belo Horizonte, incluindo as regiões: Minas Shopping Itaú Power Shopping Big Shopping.
Cobertura O Metrô atende mais de 50 bairros na Região Metropolitana de Belo Horizonte, incluindo as regiões: Minas Shopping Itaú Power Shopping Big Shopping.
Parceria com o Programa Nascentes Eng. André Zaffani Penteado Data 27/10/2015.
Funcionamento diário de 05:15 hs as 23:00 hs 19 Estações 100% das estações na superfície Atende mais de 50 Bairros, Shoppings e grande parte do Centro.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
Projeto de Lei nº 396/15 (PDDU) Capítulo V – Da Mobilidade Urbana.
DENSIDADE. PROPOSTA DA PROEMPI para estudo: Diminuir a densidade populacional na Zona de Desenvolvimento dos Corredores Urbanos Quais os parâmetros propostos.
UM SONHO DE MEIO SÉCULO. CRONOLOGIA Anúncio da presidente Dilma de investimento no MetrôPoa (R$ 1 bi) 14 outubro agosto 2012 Publicação no DO da.
Planejamento de tráfego Jogos Olímpicos Rio
SANEAMENTO AMBIENTAL E A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO.
DECRETO PIU MARÇO Definição / projeto de intervenção urbana Os Projetos de intervenção Urbana (PIU) são os estudos técnicos necessários para promover.
Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Audiências Públicas Investimento e Gestão: Desatando o Nó Logístico do Pais 2º Ciclo Financiamento.
Instrumentos de indução do desenvolvimento urbano
CONSIDERAÇÕES SOBRE O CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DE GUAXUPÉ-MG
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS Art. 30. Compete aos Municípios: I - legislar sobre assuntos de interesse local; II - suplementar a legislação federal e a.
Transporte Interestadual. Serviço de Transporte Rodoviário Semiurbano de Passageiros (DF e Entorno) Problema ExistenteMedida mitigadoraSituação Futura.
Transcrição da apresentação:

Os Impactos do novo Plano Diretor Exemplo - Vila Madalena Resumo PDE – LEI Nº16.050 (31 de Julho de 2014) Ivan Maglio Eng Civil e Dr em Saúde Ambiental Coordenador do PDE 2002, Planos Regionais das Subprefeituras e LUOS 2004 Consultor em Planejamento Urbano e Ambiental 02/09/2014

Eixos de Estruturação da Transformação Urbana Art. 76. As áreas de influência dos eixos delimitados nos Mapas 3 e 3A contêm quadras inteiras e são determinadas segundo as capacidades e características dos modais: I - nas linhas de trem, metrô, monotrilho, Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e Veículos Leves sobre Pneus (VLP) elevadas, contêm: a) quadras internas às circunferências com raio de 400m (quatrocentos metros) centradas nas estações; e b) quadras alcançadas pelas circunferências citadas na alínea anterior e internas às circunferências, centradas nos mesmos pontos, com raio de 600m (seiscentos metros); II - nas linhas de Veículos Leves sobre Pneus (VLP) não elevadas e nas linhas de corredores de ônibus municipais e intermunicipais com operação em faixa exclusiva à esquerda do tráfego geral, contêm as quadras internas às linhas paralelas ao eixo das vias distanciadas 150m (cento e cinquenta metros) do eixo e as quadras alcançadas por estas linhas e inteiramente contidas entre linhas paralelas ao eixo das vias distanciadas 300m (trezentos metros) do eixo; III - nas linhas 1 Azul, 3 Vermelha do Metrô e 15 Prata do Monotrilho, aplicam-se simultaneamente os critérios estabelecidos nos incisos I e II do “caput”.

Plano Diretor tem Impacto Ambiental? Os eixos de transformação com CA 4,0 e que têm por objetivo a verticalização e o adensamento construtivo e habitacional tem aplicação automática. A área anterior (projeto do executivo) a ser verticalizada no conjunto representa 5,4% da área do Município ou 12 % da Macrozona de Urbanização. Em termos de construções adicionais (baseando-se na Lei aprovada) serão aproximadamente 82,7 milhões de m² de terrenos verticalizáveis, os quais representam cerca de 200 milhões de m² de estoque de construções adicionais computáveis a serem adquiridas pelo mercado por compra mediante outorga onerosa. Isso se considerarmos e excluirmos as construções já existentes na área. O mercado imobiliário realizou cerca de 4 milhões de m2 em média entre 2008 e 2012. O Estoque potencial (com CA 4,0) uma vez que não há limites, daria para atender o mercado por cerca de 50 anos..... A cada 5.000 m2 de terreno, caberiam cerca de 850 habitantes (unidades de no máximo 80 m2) ou extrapolando para as áreas de influência dos eixos cerca de 1700 hab/ha (Manhatam tem em média 227 hab/ha)

Eixos Existentes e Previstos

Áreas de Influência dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana - 2014 PDE APROVADO 2014 Áreas (m²) Eixo de Transformação Existente 49.339.533 82.785.330 Eixo de Transformação Previsto (2016) 33.445.796 Área do Município 1.527.522.699 Área da Macrozona de Estruturação e Qualificação Urbana 702.853.331 Área da Macroárea de Estruturação Metropolitana 228.341.988 Relação Eixos/Área do Município 5% Relação Eixos/Macrozona Estr. Urbana 11,8% Macroárea Estr. Metropolitana/Macrozona Estr. Urbana 35,5%

Eixos: Pinheiros e Butantã

Cálculos dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana - 2014 PDE APROVADO 2014 Área (m²) Eixo Existente 49.339.533 82.785.330 Eixo Previsto 33.445.796 Área do Município 1.527.522.699 Macrozona de Estruturação e Qualificação Urbana 702.853.331 Macroárea de Estruturação Metropolitana 228.341.988 Relação Eixos/Área do Município 5% Relação Eixos/Macrozona Estr. Urbana 11,8% Macroárea Estr. Metropolitana/Macrozona Estr. Urbana 35,5%

Mapa 03 - Eixos de Estruturação da Transformação Urbana Recorte do Mapa 03 – Região do Metrô V. Madalena Imagem aérea com área de influência do eixo PDE 2014 Mapa 03 - Eixos de Estruturação da Transformação Urbana (Recorte da Região do Metrô V. Madalena) Área de Influência

Simulação sobre o futuro no entorno da Estação Vila Madalena com aplicação do CA 4,0

Simulação sobre o futuro no entorno da Estação Vila Madalena com aplicação do CA 4,0

Simulação da Volumetria no Eixo da Estação Vila Madalena do Metrô com CA=4, 5 (HMP) ou 6 (HIS)

Áreas verticalizáveis com CA 4,0 nos Eixos de Transformação Urbana ou acima na macroárea de interesse metropolitano