EFICIÊNCIA LOGÍSTICA Rodrigo Couri Agosto 2010
O que seria Eficiência Logística? Definição O que seria Eficiência Logística? Garantir a excelência de atendimento aos clientes com o menor custo de estoque e distribuição.
Custos Logísticos Frete de transferência Frete referente a transferência de produtos das refinarias as bases. Custo fixo de ter e manter uma base aberta: Custo de capital (imóveis); Equipamentos (depreciação); Manutenção, conservação e vigilância; Mão-de-obra (direta e indireta); Utilidades (água, energia). Custo fixo de armazenagem + Custo variável de armazenagem + Custo variável de processar uma unidade de produto pela base: Materiais; Equipamento; Mão-de-obra. Frete referente ao transporte de entrega de produtos para clientes (canais de distribuição) Frete de distribuição + Custo sobre o capital imobilizado em estoque. Depende dos seguintes dados: Valor (em R$ ou US$) do estoque médio (levantado por base); Taxa mínima atrativa de retorno, conforme política de investimentos da empresa. Custo de estoque + Custo relativo a incidência de impostos: ICMS; ISS; PIS/Cofins. + Custos fiscais
Frete de Distribuição A importância do Planejamento: Previsão de Vendas; Linearização da Demanda.
***Quanto mais detalhada, MELHOR*** Frete de Distribuição Previsão de Vendas e Linearização da Demanda: Dimensionamento da frota; Gestão de estoques; Dimensionamento de recursos. ***Quanto mais detalhada, MELHOR***
Frete de Distribuição Previsão de Vendas e Linearização da Demanda (case): Qual seria a frota ideal? Frota Extra (Spot) Opção 1 Opção 2 Opção 3 Ociosidade da Frota Venda média: 1.175/dia
Frete de Distribuição Sugestões Linearização da Demanda: Negociar prazo; Negociar preço; Negociar atendimento. ***Essas ações trazem oportunidade de redução de frota e de recursos, aumentando a eficiência logística e proporcionando maior lucro***
Fonte: www.anthropos.com.br Nível de Serviço A importância do atendimento: Fonte: www.anthropos.com.br
Nos Bastidores da Disney Nível de Serviço Nos Bastidores da Disney
Nos Bastidores da Disney... QUEM SÃO SEUS CONCORRENTES??? CONCORRENTE É QUALQUER EMPRESA COM A QUAL O CLIENTE COMPARA. DISNEY = NÍVEL DE SERVIÇO
Nos Bastidores da Disney... SE VOCÊ SOUBESSE QUE A MAIOR ATENÇÃO A ALGUNS DETALHES AUMENTASSE A FIDELIDADE DOS CLIENTES, COMO VOCÊ APLICARIA ISSO EM SUA EMPRESA? O REINO ENCANTADO SÓ É ENCANTADO PORQUE TODOS OS DIAS ALGUÉM SE PREOCUPA COM OS DETALHES PARA DEIXÁ-LO SEMPRE ENCANTADO.
Nos Bastidores da Disney... A DIFERENÇA EM EXECUTAR SUAS TAREFAS ESTÁ NO MODO COMO VOCÊ AS EXECUTA (ENTUSIASMO). TODAS AS VEZES QUE ENTRAMOS EM CONTATO COM UM CLIENTE OU SOMOS CONTATADOS PELO MESMO, TEMOS OPORTUNIDADE DE CRIAR ALGUM VALOR!
SURPREENDA SEUS CLIENTES! Nos Bastidores da Disney... SURPREENDA SEUS CLIENTES! A DISNEY TEM UM ÍNDICE DE 70% DE FIDELIZAÇÃO, RECEBENDO 33 MILHÕES DE CLIENTES POR ANO. Fonte: Livro “Nos Bastidores da Disney”
Obrigado! couri.rodrigo@gmail.com