# development Teresa Maciel DEINFO/UFRPE. # Fidelidade do cliente CompetitividadeSobrevivência Prazos curtos Baixo custo Agregação ao negócio.

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Transcrição da apresentação:

# development Teresa Maciel DEINFO/UFRPE

# Fidelidade do cliente CompetitividadeSobrevivência Prazos curtos Baixo custo Agregação ao negócio

# 35% dos projetos apresentam sucesso 31% dos projetos cancelados 64% das funcionalidades são raramente usadas The Standish Group, 2006 Cenário 2000

#

# Rapidez e prontidão de movimento. Habilidade de reposicionar-se com controle e segurança face a algum tipo de estimulo, obstáculo ou movimento opositor. Requer uma combinação de habilidades como coordenação, velocidade, força e resistência.

# development uma forma de trabalho, não um processo

#

#

# development VALORES E PRINCÍPIOS METODOLOGIAS PRÁTICAS E TÉCNICAS

#valores Processos e ferramentas Indivíduos e interações sobre Seguir um plano Resposta à mudanças Documentação abrangente Software que funciona Negociação de contrato Colaboração do cliente

# Alguns Princípios Cliente satisfeito Mudanças bem-vindas Entregas freqüentes Senso de time Pessoas motivadas Comunicação face-to-face Reflexão contínua

# Lean Software Development DSDM Crystal Feature Driven Development Scrum XP Algumas Metodologias

# Pair Programming Stand-up meeting Test Driven Development - TDD Planning Poker User Stories Continuous Integration Algumas Técnicas

# Instituto Nokia de Tecnologia - INdT, Globo.com, Pitang, Instituto Atlântico, HP, EDS, Provider, Google, Objective Solutions, Throughtworks, Power Logic, UOL, Yahoo!, C&T, SERPRO, Dell, LocaWeb, Philips, Siemens, Nokia, Capital One... agile quem usa

# XP Uma filosofia de desenvolvimento de software baseada em valores de comunicação, feedback, coragem e respeito Um conjunto de práticas úteis para a melhoria do desenvolvimento de software. Um conjunto adicional de princípios e técnicas para traduzir os valores nas práticas de desenvolvimento Uma comunidade que compartilha estes valores e práticas similares. Kent Beck

# XP Comunicação Simplicidade Feedback Coragem Respeito Segurança Confiança Previsibilidade Qualidade de vida valores

# XP Planejamento decidir o que é necessário ser feito e o que pode ser adiado no projeto. Entregas freqüentes software simples, atualizado conforme os requisitos surgem Metáfora descrições do software sem a utilização de termos técnicos. Projeto simples opção pela forma mais simples possível satisfazendo os requisitos atuais. Testes validação do projeto durante todo o processo de desenvolvimento. Programação em pares implementação realizada por dois desenvolvedores trabalhando juntos. práticas

# XP Refatoração aperfeiçoamento do projeto do software presente em todo o desenvolvimento. Propriedade coletiva o código do projeto pertence a todos os membros da equipe. Integração contínua prática de interagir e construir o sistema de software várias vezes por dia, mantendo os programadores em sintonia. 40 horas de trabalho semanal horas-extras constantes não são recomendadas. Cliente presente cliente como parte integrante da equipe de desenvolvimento. Código padrão padronização na arquitetura do código. práticas

# scrum Ken Schwaber Jeff Sutherland

# scrum Focado em entrega de maior valor de negócio no menor período de tempo. Equipe auto-organizada com foco na prioridade estabelecida pelo negócio. Desenvolvimento incremental com entregas frequentes. Visibilidade diária de todo o time.

# scrumpapéis Scrum Master Product Owner Team

# Ciclos de trabalho com metas e atividades. Ocorre em um período de duas a quatro semanas. O produto é projetado, codificado e testado durante o sprint scrumsprints

# scrumcycle

# Sprint Planning Daily Scrum PRODUTO Sprint review Sprint Retrospective Product Vision Product Backlog scrumcycle

# Sprint Planning Daily Scrum PRODUTO Sprint review Sprint Retrospective Product Vision Product Backlog scrumcycle

# Sprint Planning Daily Scrum PRODUTO Sprint review Sprint Retrospective Product Vision Product Backlog scrumcycle

# Sprint Planning Daily Scrum PRODUTO Sprint review Sprint Retrospective Product Vision Product Backlog scrumcycle

# Sprint Planning Daily Scrum PRODUTO Sprint review Sprint Retrospective Product Vision Product Backlog scrumcycle

# Sprint Planning Daily Scrum PRODUTO Sprint review Sprint Retrospective Product Vision Product Backlog scrumcycle

# Sprint Planning Daily Scrum PRODUTO Sprint review Sprint Retrospective Product Vision Product Backlog scrumcycle

# 15min O que você fez ontem? O que você fará hoje? Há algum impedimento? scrumdailymeeting

# 2 horas de preparação Sem slides Todo o time participa e quem mais puder agregar Foco na validação do que foi feito e do objetivo da sprint. scrumsprint review

# scrumretrospective Cerca de 30min Todos os envolvidos participam Foco na melhoria continua O QUE DEU CERTO; O QUE PODEMOS MELHORAR; O QUE DEVEMOS CONTINUAR A FAZER. O QUE DEU CERTO; O QUE PODEMOS MELHORAR; O QUE DEVEMOS CONTINUAR A FAZER.

#

# agilelinks

# Obrigada! Teresa M M Maciel