Revisão para prova de Ciência Sociais Grupo 1 Educação, justiça social e trabalho Grupo 02 Técnica e tecnologia Observação: Essa revisão consiste em.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

TRABALHO : SENTIDO ONTOLÓGICO
Quem é o homem ?.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
I- Concepção de Educação
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Sofrimento Psíquico e Trabalho
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
SLIDES ELABORADOS PELAS ALUNAS DO SEGUNDO PERÍODO DE PEDAGOGIA
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Provocação e reflexão Crítica ao mito da Ciência e Tecnologia:
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas. ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas.
A CONDIÇÃO HUMANA.
A NATUREZA E A CULTURA ENQUANTO DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Educação.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Profª Lucia Helena Amim
O CONCEITO DE INSTITUIÇÃO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
A palavra conviver originou-se
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
O MOVIMENTO SOFISTA Movimento Sofista Contribuições
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
História nas atuais propostas curriculares
O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA
CARTA DA TERRA Para crianças.
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
LEI DE LIBERDADE E IGUALDADE NA SOCIEDADE
Perguntas de Modelação
Metodologia Científica
1º Encontro da família 2015 Escola Profissional São José
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
A Ética Aristotélica.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Texto : Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Desenvolvimento Sustentável
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
TIPOS DE PERSONALIDADE
As Concepções Pedagógicas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA EDUCAÇÃO INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
A SOCIEDADE ANÁRQUICA HEDLEY BULL
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Transcrição da apresentação:

Revisão para prova de Ciência Sociais Grupo 1 Educação, justiça social e trabalho Grupo 02 Técnica e tecnologia Observação: Essa revisão consiste em orientar os estudos e não substituir a revisão dos materiais estudados durante as aulas.

Educação Quando falamos em educação, automaticamente pensamos em escola. A escola é uma instituição social concebida para a transmissão de conhecimentos sistematizados e onde se socializam os saberes.

É só na escola que as pessoas aprendem É só na escola que as pessoas aprendem? Não é só na escola que as pessoas aprendem. O processo de aprendizado se inicia na família, continua com os amigos, com a escola, com o trabalho etc. O processo educacional é contínuo e realizado em qualquer local.

Educação formal e escolar Objetivo: levar em conta, antes de qualquer situação, as necessidades de formação humana dos indivíduos a serem educados.

A Influência francesa na educação brasileira Os franceses fizeram parte da história do Brasil desde o período pré-colonial: - contrabandeavam o pau-brasil; - trouxeram a cultura francesa para a colônia; - Referência na educação brasileira (idioma francês nas escolas e a formação da USP);

Justiça social A palavra justiça significa respeito à igualdade de todos os cidadãos, tendo como principal objetivo manter a ordem social.

Mas também podemos pensar em justiça com a ideia de sermos justos ou injustos, ou seja, justiça é o mesmo que igualdade?

A justiça também pode ser confundida com igualdade, o que é um grande equívoco, pois, apesar de estes conceitos seguirem uma mesma linha de concepção, a expressão igualdade não propaga uma a ideia de justiça social, porque existem muitos indivíduos que vivem em sociedade e são discriminados por vários motivos: raciais, sexuais, econômicos, entre outros.

Trabalho O termo trabalho refere-se a uma atividade própria do homem, pois a história humana foi marcada pela luta pela sobrevivência e pelo domínio dos recursos naturais.

Trabalho humano é igual ao trabalho animal Trabalho humano é igual ao trabalho animal? O trabalho apresenta-se como uma atividade racional, diferente do trabalho realizado por formigas que armazenam alimentos, abelhas que produzem mel e aranhas que tecem suas teias. No caso desses insetos, a atividade não é planejada; não existe racionalidade e sim instinto, que os guia de modo a realizarem sempre as mesmas funções, sem nunca alterá-las.

Técnica e tecnologia Técnica é a habilidade que cada um de nós desenvolve para a produção e/ou utilização de ferramentas que nos auxiliam em nosso trabalho, garantindo as condições de nossa sobrevivência. Tecnologia é um conjunto de princípios que orientam a criação de técnicas de um determinado grupo humano.