Ao surdo faz ouvir e aos mudos, falar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Bíblia é a Palavra de Deus
Advertisements

NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A VIDA POR SEUS AMIGOS
3 º DOMINGO DA QUARESMA.
QUE DEUS UNIU, O HOMEM NÃO SEPARE..
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
Surdos e Mudos Ligue o som.
TOQUE DE JESUS.
TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO.
EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE
O Tabor.
VÓS ABANDONAIS O MANDAMENTO DE DEUS PARA SEGUIR A TRADIÇÃO DOS HOMENS.
Efatá! Abre-te!. Efatá! Abre-te! ENTRADA ATO PENITENCIAL.
6º DOMINGO DO TEMPO COMUM
ESTE MENINO FOI ESTABELECIDO PARA QUE MUITOS CAIAM OU SE
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
Eu vos dou um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros, como
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR Aprofundando os textos bíblicos:
DEUS FARÁ JUSTIÇA A SEUS
DESEJEI ARDENTEMENTE COMER CONVOSCO ESTA
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013
VENDE TUDO O QUE TEM E SEGUE-ME!.
DOMINGO DA ASSUNÇÃO DE MARIA - MÃE DO SENHOR
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
Mestre que eu veja !.
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
O REINO DOS CÉUS pode comparar-se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha.
Fala com Autoridade.
O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo.
JESUS APROXIMOU-SE, TOMOU O PÃO E DEU-LHES, FAZENDO O MESMO COM OS PEIXES.
NÃO HOUVE QUEM VOLTASSE PARA DAR GLORIA A DEUS,A NÃO SER ESTE ESTRANGEIRO ! 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM 13 DE OUTUBRO DE 2013 APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS.
primeiro, que seja aquele que
JOVEM, EU TE ORDENO ,LEVANTA-TE !
SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM de fevereiro de 2012
Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.
O Profeta.
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
NEM MESMO EM ISRAEL ENCOnTREI
2 ° domingo do advento 9 de dezembro.
16º DOMINGO DO TEMPO COMUM
A Lei.
Somos inúteis servos: fizemos o que devíamos fazer».
Marcos 2,1-12 Jesus cura o paralítico.
4º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1, º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1, de janeiro de de janeiro de 2012 Aprofundando os textos bíblicos:
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
«Todos vós Me abandonareis, como está escrito: ‘Ferirei o pastor e dispersar-se-ão as ovelhas’. Mas depois de ressuscitar, irei à vossa frente para a Galileia»
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE 3 de junho de 2012.
5º DOMINGO DA PÁSCOA 18 DE MAIO DE 2014 Atos 6,1-7 Salmo 32 (33) 1 Pedro 2,4-9 Jo 14,6.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
SEU ROSTO MUDOU DE APARÊNCIA.
A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS
19º DOMINGO DO TEMPO COMUM 12 de agosto de 2012 Aprofundando os textos bíblicos: 1Reis 19,4-8 Salmo 34(33) Efésios 4,30-5,2 João 6,41-51.
21º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 de agosto de 2012
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
DOMINGO DE PENTECOSTES
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
A liturgia do 11º Domingo do Tempo Comum Convida-nos a olhar para a vida e para o mundo com confiança e esperança. Deus, fiel ao seu plano de salvação,
HOJE SE CUMPRIU ESTA PASSAGEM DA ESCRITURA! 27 de JANEIRO DE 2013.
4º DOMINGO DA QUARESMA 4º DOMINGO DA QUARESMA 18 de março de Aprofundando os textos bíblicos: 2Crônicas 36, ; Salmo 137(136); Efésios.
A paz esteja convosco! 2 º DOMINGO DA PÁSCOA OU DA DIVINA MISERICÓRDIA 7 de abril de 2013.
No mês de setembro, dedicado à Bíblia,
"Segui-me, eu farei de vós
17º DOMINGO DO TEMPO COMUM 29 de julho de 2012 Aprofundando os textos bíblicos: 2Reis ; Salmo 145(144); Efésios 4,1-6; João 6,1-15.
TU ÉS PEDRO E EU TE DAREI AS CHAVES DOS CÉUS !
2 2 º Domingo do Tempo Comum A primeira leitura garante-nos que as “leis” e preceitos de Deus são um caminho seguro para a felicidade e para a vida.
Tema do 28º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 28º Domingo do Tempo Comum convida-nos a refletir sobre as escolhas que fazemos; recorda-nos que.
DOMINGO DO BOM PASTOR 4º DOMINGO DA PÁSCOA 29 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 4,8-12; Salmo 118(117); 1João 3,1-2; João 10,11-18.
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia deste domingo coloca no centro da nossa reflexão a Palavra de Deus: ela é, verdadeiramente, o centro.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Transcrição da apresentação:

Ao surdo faz ouvir e aos mudos, falar

23º DOMINGO DO TEMPO COMUM 9 de setembro de 2012

Aprofundando os textos bíblicos: Isaías 35,4-7a Salmo 146(145) Tiago 2,1-5 Marcos 7,31-37

As atividades misericordiosas de Jesus, realizadas em diversas cidades, revelam a presença do Reino de Deus. Um homem incapaz de ouvir, e que falava com dificuldade, é levado até Jesus para que lhe impusesse a mão (v.32). Como Mestre por excelência, ele coloca os dedos nos seus ouvidos e, com a saliva, toca-lhe a língua (v.33), para que se torne verdadeiro discípulo.

As palavras do Mestre de Nazaré transformam a situação do surdo-mudo: imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade (v.35 )).

O Messias prometido se revela abrindo os olhos dos cegos A 1ª leitura, Isaías 35,4-7ª, indica que a profecia messiânica de vida melhor para o povo se torna realidade no ministério de Jesus. O Messias prometido se revela abrindo os olhos dos cegos (cf. Mc 8,22-26), os ouvidos dos surdos, soltando a língua dos mudos para que anunciem as maravilhas da salvação.

a vista aos cegos e levanta do chão os caídos. O Salmo 146(145); revela a fidelidade eterna do Senhor, o defensor dos excluídos, que devolve a vista aos cegos e levanta do chão os caídos.

Na 2ª leitura, Tiago 2,1-5; a adesão a Jesus Cristo impulsiona a superar todas as formas de privilégios, que conduzem à acepção de pessoas. Os pobres, por causa de sua fé, são ricos, herdeiros do Reino, objeto do cuidado especial de Deus (Sl 35,10) e das bênçãos messiânicas (Is 61,1).

No Evangelho, Marcos 7,31-37 , Jesus denuncia a atitude daqueles que fizeram do cumprimento externo e superficial da “lei” um valor absoluto, esquecendo que a “lei” é apenas um caminho para chegar a um compromisso efetivo com o projeto de Deus. Na perspectiva de Jesus, a verdadeira religião não se centra no cumprimento formal das “leis”, mas num processo de conversão que leve o homem à comunhão com Deus e a viver numa real partilha de amor com os irmãos.

Atualizando Jesus realiza o sonho profético, abrindo os olhos dos cegos e os ouvidos dos surdos, fazendo o aleijado pular e a língua dos mudos entoar o cântico da libertação. É preciso manter os ouvidos atentos para escutar suas palavras e acolher com fé os milagres de seu amor.

A palavra de Deus na celebração Alimentados e fortificados pela Palavra do Senhor somos chamados a caminhar com ânimo, fé e coragem. Não basta só ouvi-la, é preciso colocá-la em prática. Sigamos os passos de Jesus Cristo, sem medo.

TEXTO EXTRAÍDO DA REVISTA LITÚRGICA Ir.Veronice Fernandes é discípula do Divino Mestre. Possui mestrado em liturgia, é membro do Centro de Liturgia e assessora cursos de formação litúrgica. Ir. Helena Ghiggi é discípula do Divino Mestre, mestra em Bíblia e assessora cursos de formação bíblica

Marineves Jesus de Lima