Apostila 3 página 207 – módulo 19 CONCORDÂNCIA VERBAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Concordância Verbal.
Advertisements

Tipos de sujeito.
Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância verbal Romão Júnior.
Concordância verbal Edito Romão.
Concordância Verbal 2º ano do Ensino Médio – Colégio Status Positivo
Concordância Verbal Concordância é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se acomodarem a outras palavras. A concordância verbal trata.
PROFª ANDRÉA FÁVARO REIS BARONI
Concordância verbal – 9º ano EF Profª Andréa Fávaro Reis Baroni
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
Revisão – termos da oração
Mais concordância....
Concordância verbal.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Concordância Verbal.
Gramática da Sapatilha
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
Profª Giovana Baggio Schubert
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
“COMPARECERAM à reunião todos os diretores.”
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
CONCORDÂNCIA VERBAL REVISÃO.
Capítulo 2 Concordância verbal X SAIR STILLFX/SHUTTERSTOCK
Concordância verbal coletivo Verbo no singular
Concordância Verbal.
Tipos de sujeito.
Análise Sintática Parte 2.
Concordância verbal ·Regra geral: O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Bancários iniciam campanha eleitoral.
Concordância Verbal I Prof. Júnior Oliveira.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
Termos essenciais da oração.
Casos especiais da Concordância Nominal (Parte I)
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Concordância Verbal II
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Concordância Verbal I.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Surgiram Aconteceram CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre entre o verbo e o sujeito.
MORFOLOGIA O QUE É MORFOLOGIA?
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Nominal Professora Patrícia.
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Verbal Professora France Lima.
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS
O verbo concorda com o sujeito (SIMPLES) em número e pessoa.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Crase Professora France Lima.
CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
CONCORDANCIA VERBAL. A regra básica da concordância verbal manda que o verbo concorde com o sujeito gramaticalmente. O verbo, porém, pode concordar, por.
Transcrição da apresentação:

Apostila 3 página 207 – módulo 19 CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância que o verbo faz com o sujeito da oração.

Regra Geral: O verbo concorda com o núcleo do sujeito (em número e pessoa) Ex: Os alunos já entraram na sala de aula. Aquele exame foi difícil demais.

Apostila 3 página 209 – módulo 20 Casos especiais com sujeito simples: →Expressão Partitiva: verbo no singular ou no plural. Exemplos: Metade dos alunos faltou ao simulado. ou Metade dos alunos faltaram ao simulado. Boa parte dos funcionários aderiu à greve. ou Boa parte dos funcionários aderiram à greve.

Cerca de mil pessoas votaram nele. → Quantidade Aproximada: o verbo concorda com o substantivo a que se refere Exemplos: Cerca de mil pessoas votaram nele. Aproximadamente uma tonelada de droga foi apreendida. Perto de vinte carros se envolveram no acidente.

As Minas Gerais possuem um ótimo clima. → Nomes Próprios no Plural: Se houver artigo acompanhando o nome próprio, o verbo vai ao plural, caso contrário, verbo no singular. Exemplos: Os Estados Unidos tiveram eleições recentemente. Os Emirados Árabes não participaram da Copa Mundial. As Minas Gerais possuem um ótimo clima. Estados Unidos teve eleições recentemente. Emirados Árabes não participou da Copa Mundial. Minas Gerais possui um ótimo clima.

→ Porcentagem: ►Havendo substantivo, o verbo concorda com ele. Exemplos: 50% da população está satisfeita com o governo. 1,8% dos condôminos reprovaram a decisão do síndico. ►Havendo só o numeral, o verbo concorda com o número. 50% estão satisfeitos com o governo. 1,8% reprovou a decisão do síndico.

Casos especiais com o sujeito composto. Lembrando: O sujeito é composto quando apresenta dois ou mais núcleos. Nesse caso, haverá duas formas corretas de concordância.

Sujeito composto anteposto ao verbo O verbo vai ao plural concordando com todos os núcleos. Exemplos: O pai e o filho chegaram juntos. Uma moto e um carro foram apreendidos. Márcia, João e Sandra são irmãos.

Sujeito composto posposto ao verbo O verbo vai ao plural concordando com todos os núcleos ou concorda somente com o núcleo mais próximo. Exemplos: Chegou o diretor e a coordenadora. ou Chegaram o diretor e a coordenadora. Está pronto o contrato e a certidão. ou Estão prontos o contrato e a certidão.

Núcleos unidos pela palavra “OU” Se “ou” tiver ideia abrangente, verbo vai ao plural Exemplos: Pedro ou Teo podem ajudá-lo sem problema. Água ou leite servem para essa receita. Se “ou” tiver ideia excludente, verbo fica no singular Pedro ou Teo chegará em primeiro lugar. Brasil ou Alemanha venceu o jogo?

Aposto recapitulativo/resumitivo: o verbo concorda com o termo que resume os núcleos Exemplos: Matemática, Inglês, Química, qualquer matéria é fácil para ele. Carro, joias dinheiro, tudo foi levado no assalto.

Apostila 3 página 211 – módulo 21 Verbo HAVER, no sentido de existir, ocorrer Fica no singular, mesmo estando ao lado de termo no plural. Houve brigas naquele lugar. Ontem, havia menos pessoas que hoje na sala. Haverá outras oportunidades.

Verbo FAZER indicando tempo transcorrido ou condição climática (sempre no singular) Faz dias frios aqui. Ontem fez dois anos que ela se foi. Na locução verbal, o verbo auxiliar também fica no singular. Vai fazer cinco dias que chegamos de viagem. Já deve fazer três meses que...

SILEPSE – (CONCORDÂNCIA IDEOLÓGICA) É uma concordância especial, feita com a ideia expressa, e não com a palavra. Há 3 tipos de silepse: Silepse de NÚMERO Silepse de GÊNERO Silepse de PESSOA

A palavra está no singular, mas tem ideia plural. Silepse de NÚMERO A palavra está no singular, mas tem ideia plural. Exemplos: O casal chegou calado, mas logo começaram a discutir. A banda se apresentou ontem, tocaram de tudo!

Silepse de GÊNERO A palavra está no masculino, mas tem ideia feminina e vice-versa. Exemplos: Vossa Excelência já foi informado do ocorrido? São Paulo está pronta para a São Silvestre.

A palavra está em 3ª pessoa, mas tem ideia de 1ª pessoa Silepse de PESSOA A palavra está em 3ª pessoa, mas tem ideia de 1ª pessoa Exemplos: Todos poderemos alcançar o objetivo. Os brasileiros somos perseverantes.

Fazer exercícios 1 e 2 dos módulos 19, 20 e 21