SOCIEDADE DE CONSUMO. O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

MEIO AMBIENTE E URBANISMO
Histórico Objetivos Definição Metodologia Formal ou Não-Formal?
Engenharia de produção
SOCIEDADE DE CONSUMO.
Houve uma reorganização dos parâmetros sob os quais se dá a compreensão do papel do ser humano em relação aos elementos naturais recondicionando a chamada.
Meio ambiente e desenvolvimento
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
O INÍCIO DA REVOLUÇÃO AMBIENTAL/ ESTOCOLMO- 72 : A TOMADA DE CONSCIÊNCIA Nesse primeiro encontro nasceram as primeiras polêmicas acerca desse complexo.
As questões ambientais
Consciência Ambiental.
ENEM 2008.
Conceito de Desenvolvimento Sustentável
PROMOÇÃO DA SAÚDE.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
Patrick Nunes Professor Universitário Mestre em Ciências da Saúde e do Ambiente Especialista em Pedagogia Empresarial Administrador de Empresas.
O Que é Meio Ambiente??.
PROTOCOLO DE KYOTO E AGENDA 21
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CONFERÊNCIAS AMBIENTAIS DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:
Alfabetização Científica
SUSTENTABILIDADE Paulo Cadete Ferrão.
O pensamento Neomalthusiano
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 2 - GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
ÉTICA, RESPONSABILIDADE E MEIO AMBIENTE Profº André Maia
Ecologia Educação Ambiental
PARA A SUSTENTABILIDADE
RIO +20.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
Ecologia Educação Ambiental Histórico.
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
Disciplina: Educação Ambiental
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
GRANDES PROBLEMAS AMBIENTAIS
FATORES HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL
Educação Ambiental.
Política e Meio Ambiente
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
“Pensar Globalmente... Agir localmente”
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Agenda 21 Um novo nascer para Humanidade. Planetas Conhecidos.
GESTÃO SÓCIO AMBIENTAL Prof.ª Edna Santos
Responsabilidade Socioambiental
Evolução histórica da questão ambiental
PLANEJAMENTO AMBIENTAL
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Ecologia e relações internacionais
Conceito de Economia A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Do confronto entre as necessidades ilimitadas e a limitação de recursos.
O QUE A HISTÓRIA CONTA.
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
Desenvolvimento sustentável
SOCIEDADE DE CONSUMO.
Fatores que levaram a uma crise ambiental na Europa e no mundo: 1) Visão de que os recursos naturais eram inesgotáveis e renováveis. 2) Revolução Industrial.
AGENDA 21 PLANO DE AÇÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO GUIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PLENA REALIZAÇÃO DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO.
Sociedade do consumo.
Globalização e Meio Ambiente
-Aula 01- Conceitos de Design, Sustentabilidade e meio ambiente
CLUBE DE ROMA POLÍTICAS AMBIENTAIS INTERNACIONAIS Prof. a THAIS ESPINOLA DE OLIVEIRA LIMA Centro Universitário Unicuritiba.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
ÁGUA DOCE O ouro de século 21. O consumo mundial de água subiu cerca de seis vezes nas últimas cinco décadas.
Transcrição da apresentação:

SOCIEDADE DE CONSUMO

O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção e pela formação de uma sociedade fortemente estimulada ao consumo de mercadorias e serviços.

SOCIEDADE DE CONSUMO É possível afirmar que as raízes do comportamento consumista estão, em grande parte associadas a sociedade norte-americana do século XX. Originando um estilo de vida, conhecido como: AMERICAN WAY OF LIFE

SOCIEDADE DE CONSUMO A Manutenção do atual modelo de desenvolvimento capitalista não é sustentável a longo prazo.Na verdade para satisfazer o modo de vida da sociedade de consumo seriam necessários pelo menos mais quatro ou cinco planetas Terra.

SOCIEDADE DE CONSUMO Uma típica cidade industrial dos E.U.A com aproximadamente 1 milhão de hab.consome diariamente: 568 mil toneladas de água; toneladas de combustível; toneladas de alimentos.

SOCIEDADE DE CONSUMO Essa mesma cidade despeja no ambiente: 454 mil toneladas de esgoto; 864 toneladas de poluição atmosférica; toneladas de lixo.

SOCIEDADE DE CONSUMO Pode-se afirmar que apenas 20% da população mundial,ou cerca de 1,3 bilhão de pessoas, possui renda suficiente para ter amplo acesso aos bens e serviços oferecidos pela sociedade de consumo; Aproximadamente 80% dos hab. do planeta, cerca de 5 bilhões de pessoas,não tem acesso aos bens e serviços básicos.

Os recursos ambientais são finitos, limitados e estão dinamicamente inter- relacionados Necessidade de repensar seu modelo estratégico de crescimento econômico e desenvolvimento social

O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Preservação Conservação

Rachel Carlson denunciou a desatenção ao meio ambiente O livro Primavera Silenciosa, publicado, na década de 60, pela jornalista norte– americana Rachel Carson, já alertava sobre os efeitos danosos de inúmeras ações humanas sobre o ambiente. O livro Primavera Silenciosa, publicado, na década de 60, pela jornalista norte– americana Rachel Carson, já alertava sobre os efeitos danosos de inúmeras ações humanas sobre o ambiente.

O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Reino Unido - Conselho para Educação Ambiental, reunindo mais de 50 organizações voltadas para temas de educação e meio ambiente.

O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA 1968: Roma 1968: Roma Consumo; Reservas de recursos naturais não-renováveis Crescimento da população mundial até meados do século XXI Atividades industriais nos países ricos

Clube de Roma: Conservação dos recursos naturais Controle do crescimento populacional Mudança radical: mentalidade consumo e procriação. O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

O.N.U 1972 O.N.U 1972 Primeira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente Humano (Estolcomo, Suécia) Brasil milagre econômico a poluição é o preço que se paga pelo progresso. cidadão deve ser educado para a solução dos problemas ambientais.

O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Programa Internacional de Educação Ambiental (P.I.E.A.) Belgrado, Iugoslávia (1975): Programa Internacional de Educação Ambiental (P.I.E.A.) (Princípios e orientações sobre a Educação Ambiental) Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO*) Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO*) em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Tibilissi (Geórgia, ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) 1ª Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental (1977) UNESCO e PNUMA: Congresso Internacional sobre Educação e Formação Ambientais Moscou, Rússia (1987) Análise das conquistas e dificuldades da Educação Ambiental em todo o mundo e traçadas as metas para a década de 90.

O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil em 1988: Capítulo especial - Meio Ambiente (Cap. VI) e um item específico sobre a Educação Ambiental (Art. 225, item VI) que diz: Promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil em 1988: Capítulo especial - Meio Ambiente (Cap. VI) e um item específico sobre a Educação Ambiental (Art. 225, item VI) que diz: Cabe ao poder público promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do Meio Ambiente. Cabe ao poder público promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do Meio Ambiente.

1992 Conferencia sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, UNCED, Rio/92 Criação da Agenda 21 Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis FORUN das ONGs- compromissos da sociedade civil com a Educação Ambiental e o Meio Ambiente. FORUN das ONGs - compromissos da sociedade civil com a Educação Ambiental e o Meio Ambiente. O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ECOLÒGICA Agenda 21- Compromisso com a sustentabilidade; Tratado de Kyoto- Japão,1997; Rio + 10 –Johannesburgo, 2002.