Informática Aula 12.

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 Mantenha o mouse e outros acessórios próximos ao teclado e no mesmo plano.
Transcrição da apresentação:

Informática Aula 12

Definição A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. A Ergonomia (ou o estudo dos factores humanos) é a disciplina científica relacionada com a compreensão das interacções entre os seres humanos e os outros elementos de um sistema, e a profissão que aplica os princípios teóricos, dados e métodos pertinentes para conceber com vista a optimizar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema. Definição de ergonomia estabelecida pela APERGO (Associação Portuguesa da Ergonomia) em 2007;

História e evolução Foi em 1857 que o termo Ergonomia foi utilizado pela primeira vez por um polaco, de nome Wojciech Jastrzebowski que intitula uma das suas obras “Ensaios de Ergonomia ou ciência do trabalho, baseada nas leis objectivas da ciência sobre a natureza”. No início da década de 50, Murrel, engenheiro de origem inglesa, começa a dar um conteúdo mais preciso a este termo, e faz o reconhecimento desta disciplina científica criando a primeira associação nacional de Ergonomia, a Ergonomic Research Society. A partir daqui,o termo Ergonomia foi adoptado nos principais países europeus, onde se fundou em 1959 em Oxford, a Associação Internacional de Ergonomia (IEA – International Ergonomics Association), e foi em 1961 que esta Associação realizou o seu primeiro congresso em Estocolmo. Nos Estados Unidos foi criada a Human Factors Society em 1957, e até hoje o termo mais frequente naquele país continua a ser Human Factors (Factores Humanos), embora Ergonomia já seja aceite como sinónimo. Em Portugal a Apergo foi fundada a 12 de Janeiro de 1992.

Tipos de Ergonomia Ergonomia Física: diz respeito às características humanas anatómicas, antropométricas, fisiológicas e biomecânicas que se relacionam com a actividade física. Ergonomia Cognitiva: diz respeito aos processos mentais, como a percepção, memória, raciocínio, e resposta motora, que afectam as interacções entre humanos e outros elementos de um sistema. Ergonomia Organizacional: diz respeito à optimização de sistemas socio-técnicos, incluindo as suas estruturas organizacionais, políticas e processos. Er.Física: Os tópicos relativos incluem posturas de trabalho, manipulação de materiais, movimentos repetitivos, lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho, layout do posto de trabalho, segurança e saúde. Er.Cognitiva: Os tópicos relevantes incluem a carga de trabalho mental, tomada de decisão, desempenho especializado, interacção homem-computador, fiabilidade humana, stress do trabalho, e formação relacionadas com a concepção homem-sistema Erg.Organizacional: Os tópicos relevantes incluem comunicação, gestão de recursos de equipas, concepção do trabalho, organização do tempo de trabalho, trabalho em equipa, concepção participativa, “community ergonomics”, trabalho cooperativo, novos paradigmas do trabalho, cultura organizacional, organizações virtuais, tele-trabalho, e gestão da qualidade.

Aplicações da Ergonomia No desenho de equipamentos e sistemas computarizados; No desenho de equipamento militar e espacial; No desenho de equipamentos e organização do trabalho; Na definição de tarefas; Na arquitectura da informação; Na concepção de ambientes de trabalho.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE TRABALHO:  "A Ergonomia consiste na aplicação das ciências biológicas do Homem em conjunto com as ciências de engenharia, para alcançar a adaptação do homem com o seu trabalho medindo-se os seus efeitos em torno da eficiência e do bem estar para o Homem".

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE:  "A Ergonomia é uma ciência que visa o máximo rendimento, reduzindo os riscos do erro humano ao mínimo, ao mesmo tempo que trata de diminuir, dentro do possível, os perigos para o trabalhador. Estas funções são realizadas com a ajuda de métodos científicos e tendo em conta, simultaneamente, as possibilidades e as limitações humanas devido à anatomia, fisiologia e psicologia“.

Estimular os Sentidos Os 5 sentidos Paladar Tacto Visão Audição Olfacto Tacto Audição tentei fazer a hiperligação às imagens do diapositivo a seguir mas não consegui

LER/DORT Dá-se o nome de LER ao conjunto de doenças causadas por esforço repetitivo. A LER envolve tenossinovite, tendenite, bursite e outras doenças. Embora conhecida há mais de 100 anos as LER tornaram-se, a partir da década de 1990, muito frequentes devido ao advento da informática e dos computadores. Muitos estudiosos e instituições já preferem chamar as LER de DORT-doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho;

FATORES DESENCADEANTES DAS LER/DORT Trabalho repetitivo e/ou Trabalho Muscular Estático Sobrecarga das Estruturas Anatômicas Falta de Tempo para a Recuperação

Você já pensou na Sua Postura Hoje ? Ergonomia no Escritório ? Você já pensou na Sua Postura Hoje ? O Segredo está na Postura Correta.

Novas Tecnologias de Informação A informática é, então, a ciência do tratamento racional, nomeadamente, através de máquinas automáticas e da informação considerada como suporte de conhecimento e de comunicação, nos domínios técnico, económico e social (no lar, na empresa, na escola, na administração pública, etc.) .

Trabalho com o computador Jogo dos 7 erros 1- Não apoiar na cadeira 4 2- Joelhos dobrados e pés não apoiados no piso 5 6 1 7 3- Mesa instável ou inadequada 3 4- Monitor e teclados lateralizados 5- Posição inadequada do teclado 2 6- Flexão dos punhos 7- Falta de suporte de documentos

Postura correta frente ao computador 1- Dorso apoiado 2- Pés apoiados e ângulo dos joelhos > 90° 4 3- Mesa firme, ajustada 1 7 6 4- Monitor e teclados em frente ao operador 3 5 5- Suporte de teclado ajustável 2 6- Ângulo de cotovelo > 90° e punhos retos 7- Braços juntos ao corpo

Torcer o pescoço Errado ! Monitor muito alto Monitor muito baixo

Certo !

Classificam-se 4 grandes áreas de aplicação da Ergonomia informática : a Ergonomia dos materiais e dos postos de trabalho; a Ergonomia da programação; a Ergonomia dos processos de informatização; a Ergonomia do software.

ERGONOMIA DOS MATERIAIS E DOS POSTOS DE TRABALHO centrada, essencialmente, nos equipamentos que constituem o posto de trabalho informatizado e áreas que lhe são adjacentes, nomeadamente, ao nível: dos periféricos (monitor, teclado, écran, rato, impressora, etc.); de todo o meio de trabalho (iluminação, ruído, temperatura, etc.); do layout (disposição física de todo o equipamento de trabalho).

ERGONOMIA DOS PROCESSOS DE INFORMATIZAÇÃO centrada no processo de informatização de serviços, cujo objectivo principal consiste, não apenas em informatizar mas, em distinguir o que deve efectivamente ser informatizado, visando uma melhor eficácia das futuras instalações.

Eis… … o que NÃOOOO devem fazer!

Quais os Possíveis Efeitos da Má Postura ?  Dor no Pescoço  Dor nas costas  Dor nos braços ou ante-braço  Dor nas mãos  Sensação de cansaço  Desconforto  Outros problemas de saúde (LER / DORT)

Prevenção OBJETIVO: músculo-esqueléticas Limitar exposição a fatores predisponentes Diminuir a prevalência das dores músculo-esqueléticas Assunção, 1998

Prevenção nos Postos de Trabalho Redução dos esforços: porte de cargas posicionamento de peças, manipulação de ferramentas Limitação de posturas penosas: movimentos articulares extremos, posturas estereotipadas Concepção de ferramentas que limitem amplitude das articulações Manter espaço de trabalho com possibilidade de regulação da atividade Desde a concepção - diminuir exigências posturais e de esforços Assunção, 1998

O QUE É ESTRESSE (Stress)? É O CONJUNTO DE REAÇÕES DO ORGANISMO ÀS AGRESSÕES DE ORDEM FÍSICA, PSÍQUICA, INFECCIOSA, E OUTRAS, CAPAZES DE PERTURBAR-LHE A HOMESTASE OU EQUILIBRIO (Dicionário Aurélio)

Causas de Stress no Trabalho Falta de segurança no emprego Mudanças nas condições de trabalho Atitudes da gerência Falta de consulta Horário anti-social e mudança de turno Carga de trabalho excessiva ou insuficiente Falta de controle sobre o próprio trabalho Assédio sexual ou moral Falta de treinamento

Causas de Stress em Casa Mudança de turno (trabalho nocturno) Filhos Mudança de residência Barulho Vizinhos Dinheiro e contas Responsabilidades Ambiente local Divórcio Desempenho escolar dos filhos O quadro mundial (medo de guerras)

Doenças Relacionadas ao Stress Transtornos de Saúde Mental Fadiga Crônica Distúbios do Sono Depressão Burnout (esgotamento) Alcolismo Tabagismo

Dicas Ergonomicas para usuários de computadores Postura e posiçao são importantes: 1. Mantenha uma boa postura quando usar o teclado. Use uma cadeira que tenha suporte para as cotas;   2. Mantenha os seus pés apoiados no chão ou num suporte apropriado para apoiar os pés, isso ajuda a reduzir a pressão nas costas; 3. Evite girar ou inclinar o tronco ou o pescoço ao trabalhar, colocando todos os objectos necessários durante o trabalho ao seu redor para evitar esforço; 4. Mantenha os ombros relaxados, com os cotovelos junto ao corpo; 5. Evite apoiar os cotovelos em superficies duras ou na mesa, use pequenas almofadas se necessário; 6. Faça pausas frequentes durante o dia. Essas pausas podem ser breves e incluir alongamentos para otimizar os resultados. Se possivel, dê 1 ou 2 minutos de pausa a cada 15 ou 20 minutos e 5 minutos a cada hora. A cada duas ou tres horas levante-se, de uma volta e faça uma actividade alternativa.

Tecnicas de trabalho: 1. Diminua o numero de movimentos repetitivos. Isto pode ser feito em auxilio de teclas de atalho e com o uso de programas especiais para esse fim. O uso de combinaçoes de teclas tambem contribui muito para reduzir o uso do rato e de cliques. 2. Altere as tarefas a fim de não permanecer com o corpo na mesma posição, por tempos prolongados, durante o trabalho;   3. Mantenha os dedos e articulações relaxadas enquanto estiver a escrever; 4. Evite bater no teclado com muita força. As mãos devem ficar relaxadas, pois, estudos mostram que a maioria dos usuários bate no teclado com força 4 vezes maior que o necessario; 5. Descanse os olhos olhando, de vez em quando, para objectos diferentes enquanto trabalha;

CONCLUSÕES O cadenciamento das atividades do teclado/mouse no computador e na maneira de se sentar é fundamental para a prevenção da DORT/LER; Os fatores psicológicos no trabalho e fora dele têm muita influência no aparecimento de DORT/LER;