CONTEMPORANEIDADE 1 A UNIVERSIDADE NO SÉCULO XXI: P ARA UMA U NIVERSIDADE N OVA Santos, Boaventura de Sousa Naomar de Almeida Filho (2008)

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Transcrição da apresentação:

CONTEMPORANEIDADE 1 A UNIVERSIDADE NO SÉCULO XXI: P ARA UMA U NIVERSIDADE N OVA Santos, Boaventura de Sousa Naomar de Almeida Filho (2008)

Historiando Universidades GÊNESE 1 Constituída a partir da associação livre de jovens estudantes Scietates scholarium e Associações juridicamente reconhecidas de todos (corporações e ofícios) Universi Manacorda (2010) GÊNESE 1 Constituída a partir da associação livre de jovens estudantes Scietates scholarium e Associações juridicamente reconhecidas de todos (corporações e ofícios) Universi Manacorda (2010) Itália, Espanha e França Séc. XI – XII Bolonha, Salamanca e Notre Dame

Universidades Quem eram os jovens estudantes? Scietates scholarium e os Universi Clerici Vagantes Jovens estudantes clérigos ou leigos que acorrem as cidades para ouvir um “douto famoso” Há também os estudantes laicos Goliados Quem eram os jovens estudantes? Scietates scholarium e os Universi Clerici Vagantes Jovens estudantes clérigos ou leigos que acorrem as cidades para ouvir um “douto famoso” Há também os estudantes laicos Goliados Itália, Espanha e França Séc. XI – XII Bolonha, Salamanca e Notre Dame

Universidades Clerici Vagantes Jovens estudantes clérigos ou leigos Oriundos de escolas comunais, episcopais, monastérios, ordens mendicantes Goliados Os estudantes laicos Andantes escolares, letrados, formação escolástica e clássica Amor – vinho – jogo Ver pg. 182 Manacorda. Clerici Vagantes Jovens estudantes clérigos ou leigos Oriundos de escolas comunais, episcopais, monastérios, ordens mendicantes Goliados Os estudantes laicos Andantes escolares, letrados, formação escolástica e clássica Amor – vinho – jogo Ver pg. 182 Manacorda. Itália, Espanha e França Séc. XI – XII Bolonha, Salamanca e Notre Dame

Universidades GÊNESE 2 1. regnum Poder Feudal 2. sacerdotium 3. studium generale Do direito romano Potestas para a divisão do poder entre três instituições: 1.A realeza, o governo, poder público; 2.O clero, os padres, etc..; 3.O saber, a universidade. Le Goff (1998) GÊNESE 2 1. regnum Poder Feudal 2. sacerdotium 3. studium generale Do direito romano Potestas para a divisão do poder entre três instituições: 1.A realeza, o governo, poder público; 2.O clero, os padres, etc..; 3.O saber, a universidade. Le Goff (1998) Itália, Espanha e França Séc. XI – XII Bolonha, Salamanca e Notre Dame

Universidades GÊNESE 2 1. regnum Poder Feudal 2. sacerdotium 3. studium generale O saber, a universidade -Mestres Livres: licentia docendo concedia pelo magischola e podem ensinar fora das escolas episcopais e também fora das cidades Relação direta Mestre – Aprendiz -Campos de ensino: Artes Liberais, Medicina e Jurisprudência Manacorda (2010) GÊNESE 2 1. regnum Poder Feudal 2. sacerdotium 3. studium generale O saber, a universidade -Mestres Livres: licentia docendo concedia pelo magischola e podem ensinar fora das escolas episcopais e também fora das cidades Relação direta Mestre – Aprendiz -Campos de ensino: Artes Liberais, Medicina e Jurisprudência Manacorda (2010) Itália, Espanha e França Séc. XI – XII Bolonha, Salamanca e Notre Dame

Universidades GÊNESE 1. Artes Liberais saber, a universidade 2. Medicina 3. Jurisprudência Faculdades Inferiores 1.Artes Liberais: Trivium e Quadrivium Grámatica, Lógica (Dialéctica) e Retórica Aritmética, Astronomia, Geometria e Música. Faculdades Superiores 2.Direito (Jurisprudência: Leis eclesiásticas, direito canônico, direito mercantil) 3. Teologia 4. Medicina (Sec. XV) GÊNESE 1. Artes Liberais saber, a universidade 2. Medicina 3. Jurisprudência Faculdades Inferiores 1.Artes Liberais: Trivium e Quadrivium Grámatica, Lógica (Dialéctica) e Retórica Aritmética, Astronomia, Geometria e Música. Faculdades Superiores 2.Direito (Jurisprudência: Leis eclesiásticas, direito canônico, direito mercantil) 3. Teologia 4. Medicina (Sec. XV) Itália, Espanha e França Séc. XI – XII Bolonha, Salamanca e Notre Dame

Universidades GÊNESE As universidades são tributárias de tradições Grega, Persa e Romana - Academia de Platão – Atenas 386 a.C - Liceum – Aristóteles – Atenas 337 a.C. - Museum Alexandria – A casa do Saber- Biblioteca (pergamum) Pérsia 331 a.C. - Monastérios (Cristãos) - Ordens Mendicantes - Escolástica - Universidade GÊNESE As universidades são tributárias de tradições Grega, Persa e Romana - Academia de Platão – Atenas 386 a.C - Liceum – Aristóteles – Atenas 337 a.C. - Museum Alexandria – A casa do Saber- Biblioteca (pergamum) Pérsia 331 a.C. - Monastérios (Cristãos) - Ordens Mendicantes - Escolástica - Universidade Escolástica Itália, Espanha e França, Oxfod Séc. XI – XII Clássica Renascença Reforma Protestante e Estados Religiosos XV - XVIII Vocacional Revolução Francesa Sec. XVIII Pesquisa Humboldt e Kant Séc. XIX

Universidades Universidade Pesquisa Kant Faculdades Superiores: Teologia, Direito e Medicina inserção Faculdade de Filosofia: escrutínio científico do mundo Humboldt Universidade de pesquisa Universidade Pesquisa Kant Faculdades Superiores: Teologia, Direito e Medicina inserção Faculdade de Filosofia: escrutínio científico do mundo Humboldt Universidade de pesquisa Escolástica Itália, Espanha e França, Oxfod Séc. XI – XII Clássica Renascença Reforma Protestante e Estados Religiosos XV - XVIII Vocacional Revolução Francesa Sec. XVIII Pesquisa Humboldt e Kant Séc. XIX

Universidades ROTEIRO 1.Em que contexto a universidade emerge como instituição de ensino no ocidente? 2.Quais foram as primeiras universidades? 3.Qual seu fundamento pedagógico- curriuclar? 4.Explique o que o autor chama de universidade de arte-cultura? 5.Explique qual a importância da obra “O conflito das faculdades” para o nascimento da universidade moderna. ROTEIRO 1.Em que contexto a universidade emerge como instituição de ensino no ocidente? 2.Quais foram as primeiras universidades? 3.Qual seu fundamento pedagógico- curriuclar? 4.Explique o que o autor chama de universidade de arte-cultura? 5.Explique qual a importância da obra “O conflito das faculdades” para o nascimento da universidade moderna. Escolástica Itália, Espanha e França, Oxfod Séc. XI – XII Clássica Renascença Reforma Protestante e Estados Religiosos XV - XVIII Vocacional Revolução Francesa Sec. XVIII Pesquisa Humboldt e Kant Séc. XIX

Universidades ROTEIRO 6. Qual a importância do relatório Humboldt para o estabelecimento da universidade moderna? 7. Na perspectiva do autor, a formação das engenharias sempre fez parte da formação universitária? Explique. 8. Qual a primeira instituição de ensino superior do Brasil? 9. Qual a data de institucionalização da UFBA como universidade? 10. Quais faculdades e institutos compuseram esta primeira formação oficial da ufba como universidade? ROTEIRO 6. Qual a importância do relatório Humboldt para o estabelecimento da universidade moderna? 7. Na perspectiva do autor, a formação das engenharias sempre fez parte da formação universitária? Explique. 8. Qual a primeira instituição de ensino superior do Brasil? 9. Qual a data de institucionalização da UFBA como universidade? 10. Quais faculdades e institutos compuseram esta primeira formação oficial da ufba como universidade? Escolástica Itália, Espanha e França, Oxfod Séc. XI – XII Clássica Renascença Reforma Protestante e Estados Religiosos XV - XVIII Vocacional Revolução Francesa Sec. XVIII Pesquisa Humboldt e Kant Séc. XIX