Professor da Educação Básica Heleno Araújo Filho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
Advertisements

SASE/MEC Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino
Proposta da Rede Nacional Primeira Infância
A educação no federalismo brasileiro
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
EDUCAÇÃO E O PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL Heleno Araújo Filho Secretário de Assuntos Educacionais da CNTE Presidente do SINTEPE.
Ministério da Cultura.
O Plano Nacional de Educação e a Conferência Nacional de Educação
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Plano Nacional de Educação
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
ASSESSORIA E CONSULTORIA PREVENTIVA – PARECERES TÉCNICOS DEFESA EM AÇÕES CIVÍS PÚBLICAS, POPULARES E MANDADOS DE SEGURANÇA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE LEI,
CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS INTERMUNICIPAIS, TERRITORIAIS DE EDUCAÇÃO Conferências Municipais Nesse conjunto: 18 Conferências Intermunicipais e 2.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
Plano Nacional de Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- DÉCADA DA EDUCAÇÃO
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
Fórum Nacional de Educação
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Participação do Segmento de Ensino Superior Particular O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
UNDIME – MT REUNIÃO AMPLIDA SISTEMA NACIONAL ARTICULADO (Cooperação) Antônio José Medeiros – SASE/MEC 13/Setembro/2011 Cuiabá-MT.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL Questões e Desafios Brasília, abril 2013.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Planejando a Próxima Década
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum
Perspectivas para a Carreira Docente Condições de Trabalho Docente.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - SASE Planejando a Próxima Década IV SEMINÁRIO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO INTEGRAL Itajaí/SC.
Na conquista dos direitos de aprendizagem
O financiamento da educação
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
PNE PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Plano nacional de educação é uma série de metas, medidas, estratégias, objetivos e prioridades que visam melhorar.
Processos de incidência política em moradia e habitat.
SEMINÁRIO DE POLÍTICA EDUCACIONAL Emendas Constitucionais nº 53/2006 e nº 59/2009.
Encontro de Conselhos de Educação de Mato Grosso.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
O PNE e o Pacto Federativo Secretaria Nacional de Articulação com os Sistemas de Ensino Ministério da Educação I SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E NORMAS DE COOPERAÇÃO Audiência Pública em 14/6/16 Na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados Adão Francisco de Oliveira.
TEMA: DERECHO A LA EDUCACIÓN Y MODELOS PÚBLICOS ALTERNATIVOS EN LATINOAMERICA: ¿QUÉ NOS MUESTRAN LOS MODELOS ALTERNATIVOS A LA EDUCACIÓN NEOLIBERAL? Experiencias.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

Professor da Educação Básica Heleno Araújo Filho III Seminário de Educação Brasileira O PNE em construção: prioridades, metas, estratégias e ações Professor da Educação Básica Heleno Araújo Filho Presidente do SINTEPE Secretário de Assuntos Educacionais da CNTE

Plano Nacional de Educação P - Conjunto de ações governamentais, visando determinado objetivo; N - relativo a uma nação; E - Processo de desenvolvimento do ser humano, visando à sua melhor integração individual e social.

Mudanças na Estrutura do Estado Reforma Tributária; Reforma Política; PNE.

Contexto do PNE (2011-2020) ou (2012-2021) como Plano de Estado: 3 Eleições Municipais; 2 Eleições Estaduais e Nacionais; 2 Planos Plurianuais; Década de crescimento econômico; Superação da Miséria; Copa do Mundo de Futebol; Olimpíadas; 2 Conferências de Educação.

Bases do PNE a) Da construção: CONAE; b) Da efetivação: Financiamento e SNE; c) Do acompanhamento: FNE / FEE / FME.

V - proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação e à ciência; Constituição Federal Art. 23 - É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios V - proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação e à ciência; Parágrafo único - Leis complementares fixarão normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006).

Conteúdos do PNE Acesso, Permanência e Apredizagem (EC 59/09, CAQ); Gestão Democrática (PEC 104/99); Valorização Profissional (Lei 11.738/08, PL 1.592/03, PL 2.738/03, art. 61 da LDB); Financiamento (Fundo Social do pré-sal).

Mobilização pró PNE CNTE: Metas 17 e 20, estratégias e LRE; CNDE: Metas e Estratégias; FNE: PNE como Plano de Estado/Projeto de Nação.

Sigamos firmes na luta! “Creio importante chamar a atenção nesta altura para algo que se acha enfatizado na Pedagogia do oprimido – a relação entre a clareza política na leitura de mundo e os níveis de engajamento no processo de mobilização e de organização para a luta, para a defesa dos direitos, para a reivindicação da justiça. Educadoras e educadores progressistas têm de estar alerta com relação a este dado, no seu trabalho de educação popular, uma vez que, não apenas os conteúdos, mas as formas como abordá-los estão em relação direta com os níveis de luta acima referidos”. (Paulo Freire – Pedagogia da Esperança).

CONTATOS www.cnte.org.br cnte@cnte.org.br heleno@cnte.org.br Heleno Araújo:(81) 99750241/21278850. (61) 32251003/81620916.