Características das Modalidades: oral e escrita..

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÒ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR Linguística Textual.
Advertisements

O texto original É aquele texto que tem origem no indivíduo que o produziu. Não existe originalidade absoluta, pois a produção textual pressupõe intertextualidade.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
DISCIPLINA: LLE 9332 – LITERATURA OCIDENTAL I
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
César Coll. César Coll Juan Ignácio Pozo Os Conteúdos Procedimentais devem proporcionar aos alunos autonomia para analisar e criticar os resultados.
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
A Escrita como Processo
Seminário de Tradução – FLUP 8 de Fevereiro de 2007
SINAIS DE PONTUAÇÃO REVISÃO.
Vestibular 2012 REDAÇÃO Profª. Aliete.
Oralidade e escrita Páginas 37 a 53.
Linguagem, alfabetização e letramento
Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
CITAÇÃO Descrição, conteúdo ou informações em um texto, retirados de alguma fonte (livros , documentos,etc.) Transcrição do que um autor escreveu Tem o.
Produção Textual.
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Professora Mara Redação. A redação de cada candidato terá uma pontuação na escala de 0,00 (zero vírgula zero zero) a 15,00 (quinze vírgula zero zero).
Esquenta Enem 2014 Redação Professora Cíntia Maia
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Aferição de Regras a Nível da Expressão Escrita
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Professora Aline Duarte
Organizando o trabalho pedagógico
Normas para redação de TCC
ECOSSISTEMA MANGUEZAL E MATA ATLÂNTICA
Texto Dissertativo Argumentativo
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Técnicas de comunicação oral/ escrita e Redação Técnica
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
Etapas de uma sequência didática
Webquest Matemática EMEF GUIDO ARNOLDO LERMEN CICLOS DE FORMAÇÃO
Reescrita - conceituações
Nosso último encontro... Começou, é claro, com uma leitura de fruição: Muito divertida e propícia para a época... Fica aqui a sugestão de leitura: o texto.
Reflexões sobre Produção Textual
BILHETES E CONVITES Angela e Camila UME Barão do Rio Branco
Secretaria Municipal de educação
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
fornecem cópias de arquivos localizados em recursos compartilhados instante. existiram no passado  As cópias de sombra de pastas.
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
 Os dicionários costumam definir tradução como “ato ou efeito de traduzir”. Enquanto ato, leva o tempo que o tradutor emprega no seu trabalho; como efeito,
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Escola:Coopen Série:5°ano A Aluno:João Vitor
 Escolher um registro e uma variante linguística adequados à situação formal de produção de texto escrito.  Serão considerados os conhecimentos de texto.
Aluno: Enzo Escola: Coopen Série: 5º ano B. E a nossa comunicação, como vai?
Escola: COOPEN Série: 5° Aluna: Isabela Sousa Freitas.
FICHAMENTO.
Abrir o Apetite Poético
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Interpretação e compreensão de textos Profª Djane Ferraz.
Texto escrito: o texto expositivo
Citações e Referências
Leitura e Documentação
Autoria, plágio e acesso ao conhecimento no contexto da EaD Profas. Cristiane Borges e Iraci Schmidlin.
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Modelos para o ensino da escrita. 1.Escrita Desenvolvida e Escrita em Desenvolvimento 2.Modelos da Escrita: modelo dos estádios e modelo cognitivo 3.Dois.
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Transcrição da apresentação:

Características das Modalidades: oral e escrita.

Gênero textual: NARRAÇÃO

Objetivos: Identificar características das modalidades oral e escrita. Transpor uma narração oral para o texto escrito, praticando atividades do processo de re-escrita (transcrição, edição e revisão). Produzir um registro de memórias.

Atenção! Vejam os comandos: Formando duplas (C1 e C2 – COMPONENTE 1 E COMPONENTE 2)... Hora de escrever (O assunto deve ser uma passagem marcante da vida)... Hora de revisão... (Re-escrita)

Quais adaptações são necessárias para transformar um relato oral em um texto bem escrito?

Que recursos são exclusivos da fala?

Quais as funções dos gestos e da entonação?

E as hesitações e repetições de palavras, por que são tão usuais?

Quais desses aspectos devem ser mantidos num texto, para preservar sua forma e conteúdo, e quais devem ser retirados?

Como organizar a produção? 1º - Saber claramente o objetivo do texto a ser escrito; 2º - Transcrever trecho a trecho da forma que ouvir; 3º - No ato de re-escrita cortar passagens que beneficiam a oralidade e não se adequam à escrita (repetições...); 4º - Substituir termos vagos por termos mais precisos; 5º - Inserir os sinais de pontuação adequadamente; 6º - Redigir a versão final com as correções devidas;

Como avaliar? Compare a versão falada com a versão escrita. Verifique se o depoimento transcrito manteve a emoção original. Indique quais palavras poderiam ser utilizadas caso o objetivo não tenha sido atingido. Os passos da re-escrita foram bem feitos ou faltou algum deles para que o texto ficasse adequado à proposta sugerida?

OBRIGADA PELA ATENÇÃO!