3º Seminário Temático Desenvolvimento Institucional na Política de Habitação 9 e 10 DE AGOSTO DE 2011 PLANO CATARINENSE DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
Advertisements

Programação 09h00 Recepção dos convidados (ITESCS) 09h15 Abertura e apresentação da pauta do dia (Fernando) 09h20.
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
Educação Aprendizagens de Jovens e Adultos ao Longo da Vida
COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL – ESPANHA Brasília, 23 e 24 de abril de 2009 PROJETO DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO SOCIAL DO.
9h30 - Boas Vindas Direcção Regional de Educação e Plano Tecnológico da Educação 9h40 – A Microsoft e Iniciativa Magalhães Visão e Contexto Desafios e.
SEMINÁRIO SOBRE TUTORIAS NA UFRGS Reflexões a partir da experiência da Universidade Aberta do Brasil – Escola de Administração.
Conteúdo Programático (Preliminar):
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva 6º Encontro de Coordenação do PNAFM CENÁRIOS PARA O PROGRAMA.
A agenda estratégica para a política habitacional
Fortaleza (CE) – 19/08/2011 Apresentação. Data: 09, 10 e 11 de novembro de 2011 Local: Sede do Banco do Nordeste – Fortaleza (CE) Público-alvo: Representantes.
Plano Catarinense de Habitação de Interesse Social
SEMINÁRIO TEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
1.
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
COMITÊ TEMÁTICO MBC REDE DE COMPETITIVIDADE Ricardo Motta Coordenador do Comitê Sexta Reunião São Paulo, 01 de dezembro de 2006.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
COMITÊ TEMÁTICO MBC REDE DE COMPETITIVIDADE Ricardo Motta Coordenador do Comitê Quinta Reunião São Paulo, 05 de outubro de 2006.
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Sistema Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO – SÃO PAULO
PLENÁRIA FINAL.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO PEH-SP.
1a. Oficina Técnica ConCidades Paraná 28 e 29 de Agosto de Juliano Geraldi A Cohapar e a Política Habitacional.
Ministério da Cultura.
COHAB/SC.
PROJETO ORLA EM SANTA CATARINA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
PROJETO: Cidades da Copa Lançamento Oficial do Projeto Cidades da Copa - Mesa com autoridades e Ana Moser – 14h00 Apresentação Institucional Instituto.
FEF - FÓRUM DAS ENTIDADES E FEDERAÇÕES
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
TEMA: Construindo as Políticas Públicas com a Comunidade Gaúcha
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
CALENDÁRIO DEZEMBRO 2008.
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
44ª Assembleia Nacional da Assemae
CERTIFICADO DE EXTENSÃO (Atividades Complementares)
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Política Estadual de Convivência com o Semiárido Reunião – Conselhos Estaduais Casa Civil
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
04/03/10 Reunião do I Curso de Estudos Estratégicos em Administração Pública: Bem vindos!
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
CURSO GESTÃO PÚBLICA SUSTENTÁVEL PETRÓPOLIS - RJ
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Consocial METODOLOGIA.
Semana de Planejamento FACE - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas Comissão de Planejamento da FACE Slide : 1/18 Agosto/2014.
Recursos e Fontes de Financiamento
PAINEL ASSECOR PPA : ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS Brasília, 03 de março de 2015.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Gestão Municipal da Habitação
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Política Nacional de Habitação
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
OFICINAS REGIONAIS E SEMINÁRIO ESTADUAL DE HABITAÇÃO.
GOVERNANÇA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: DIAGNÓSTICO E PROPOSTAS DE APERFEIÇOAMENTO COORDENAÇÃO: FERNANDO ABRUCIO PROJETO DO INSTITUTO NATURA.
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
A Federação Catarinense de Municípios – FECAM é uma instituição que presta assessoria e consultoria aos municípios e Associações de Municípios de Santa.
SANEAMENTO AMBIENTAL E A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
Transcrição da apresentação:

3º Seminário Temático Desenvolvimento Institucional na Política de Habitação 9 e 10 DE AGOSTO DE 2011 PLANO CATARINENSE DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

OBJETIVOS Definir pontos para o aperfeiçoamento do arranjo institucional visando à melhoria da política estadual de habitação Definir o arranjo institucional mais adequado à realidade do estado: papéis e atribuições dos agentes na política habitacional no estado Municípios de maior porte: como fortalecer as estruturas existentes Municípios de menor porte: desenho institucional mais adequado e papel das instâncias regionais Agentes da produção social da moradia no estado (cooperativas, sindicatos, associações etc.): articulação com as políticas municipais e estaduais de habitação

OBJETIVOS Conhecer o papel dos consórcios e das associações de municípios na gestão da política de habitação no âmbito regional Estruturar uma política estadual de desenvolvimento institucional Estimular a participação e controle social da política habitacional: como implementar os fundos e conselhos do setor habitacional

PROGRAMAÇÃO 09 de agosto (terça-feira) 19h30 às 20h00 – Abertura Oficial 20h00 às 20h15 – Objetivos do Seminário 20h15 às 21h00 – Palestra Inicial: Arquiteta e Urbanista Margareth Matiko Uemura O papel estratégico dos Planos de Habitação no contexto da Nova Política Nacional de Habitação 21h00 às 21h30 – Debate com o público

PROGRAMAÇÃO 10 de agosto (quarta-feira, manhã) 08h30 às 09h00 – Recepção dos participantes 09h00 às 09h45 – DEMACAMP/COHAB/SC – Flávio H. Ghilardi Diagnóstico das condições institucionais e administrativas da política de habitação em Santa Catarina 09h45 às 10h30 – Federação Catarinense de Associações de Municípios – FECAM – Vania Fátima Guareski Souto A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Municipais de Habitação de Interesse Social 10h30 às 10h45 – Intervalo para café 10h45 às 12h00 – Debate com o público 12h00 às 13h30 – Almoço

PROGRAMAÇÃO 10 de agosto (quarta-feira, tarde) 13h30 às 14h00 – Caixa Econômica Federal – RSN/FL – Sandro Marcelo Xavier Assistência técnica aos municípios catarinenses 14h00 às 14h45 – Sérgio Vital e Silva Políticas Públicas de Habitação, o fundo e o orçamento 14h45 às 16h00 – Debate com o público 16h00 às 16h15 – Encerramento