Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADE II - ASSUNTO 1 – Conjunto dos Números Racionais
Advertisements

Radiciação O número n é chamado índice;
Matemática “O calcanhar de Aquiles de quase todos os estudantes” 9ºAno.
Trabalhando Figuras Planas No Graphmática
ASSUNTOS ABORDADOS Potenciação Radiciação.
Conjunto dos números Naturais
Conjuntos Numéricos.
Professor: Douglas Esteves
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
Trabalho de matemática
Os números racionais Com o sistema de numeração hindu ficou fácil escrever qualquer número, por maior que ele fosse.   0   13   35   98  1.024  
CONJUNTOS Prof.Alexandre Mello.
Projeto e Desenvolvimento de Algoritmos
Conjunto Dos Números Racionais
CONJUNTOS e CONJUNTOS NUMÉRICOS
Conjuntos numéricos e os números reais
AGORA É COM VOCÊ... Simplifique a expressão:. AGORA É COM VOCÊ... Simplifique a expressão:
Portfólio final Bom último trimestre.
OS CONJUNTOS NUMÉRICOS
MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Fundamentos de Matemática Ciências Biológicas Prof. Marco Marins
Recordando conceitos já elaborados e construídos ...
Prof.: Sergio Wagner.
Matemática I AULA 2 Profª Ms. Karine R. de Souza .
Matemática I AULA 4 Profª Ms. Karine R. de Souza .
Matemática Fundamental Conjuntos Numéricos
Números naturais. Números racionais não negativos.
OS CONJUNTOS NUMÉRICOS
Conjuntos numéricos Prof. Marcelo Silva, M. Sc..
O número n é chamado índice; O número a é chamado radicando;
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
Prof. Dirceu Rocha de Almeida
Exercícios de Revisão Teste seus Conhecimentos
Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 8º ano
Isabelle Silva de Araujo- Engenharia de Produção
Frações e porcentagens
REVISÃO Efetue as adições e subtrações abaixo: (+50 ) + (+72 ) =
CONJUNTOS NUMÉRICOS.
OS CONJUNTOS NUMÉRICOS E OS NÚMEROS RACIONAIS
CONJUNTOS NUMÉRICOS Revisaremos os conjuntos numéricos que são subconjuntos do conjunto dos números REAIS o qual será o nosso UNIVERSO para o estudo de.
UT 01 Números Reais.
O que são? (clique para passar os slides)
Números 1 1 DISCIPLINA TELETRANSMITIDA GABARITANDO - MATEMÁTICA AULA 4
Potenciação an = a . a . a a (a ≠ 0) n fatores onde: a: base
Conjuntos numéricos Conjunto dos números naturais ( )
NÚMEROS REAIS.
Contato: Professor: Sérgio Contato:
Prática de Ensino em Matemática II Aula 3
A linguagem dos números
O menor caminho entre você e o futuro
Professores Adriana e Wellington
Administração - UFMT Modalidade – Educação a Distância
Números Reais 9.º Ano Ano Letivo 2011/2012.
CSJ COLÉGIO SÃO JOSÉ MATEMÁTICA PROF.° ANDRÉ LUIS ASSUNTO: - Conjunto dos Números Racionais.
Números racionais Fabio Sgroi, Digital. O conjunto dos números naturais, é formado por números que resultam da contagem de unidades e de algumas.
Matemática Renato Tognere Ferron.
CONJUNTOS NUMÉRICOS Projeto INFO
Naturais (N) N = {0,1,2,3,4,...} Problemas do conjunto:
Conjuntos Numéricos.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA 1º ANO Conjuntos Numéricos PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA E.E. Dona Antônia Valadares
CONJUNTOS.
Conjuntos Prof. Dirceu Melo.
Matemática Básica Fonte: Prof Msc SANDRO FABIAN FRANCILIO DORNELLES
Naturais Qualquer número que resulte de uma contagem de unidades é chamado de número natural. Indica-se por N o conjunto dos números naturais e por N*
Conjuntos Numéricos.
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Transcrição da apresentação:

Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através de pedras, ossos, desenhos, dos dedos ou outra forma qualquer, em que procurava abstrair a natureza por meio de processos de determinação de quantidades. E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos

Naturais (N) N = {0,1,2,3,4,...} Problemas do conjunto: Subtração: 3 – 4 = ? Divisão: 1 : 2 = ? Como o zero originou-se depois dos outros números e possui algumas propriedades próprias, algumas vezes teremos a necessidade de representar o conjunto dos números naturais sem incluir o zero. Para isso foi definido que o símbolo * (asterisco) empregado ao lado do símbolo do conjunto, iria representar a ausência do zero. Veja o exemplo abaixo:

Inteiros (Z) Inteiros não negativos sem o zero Problema no conjunto: Divisão: 1 : 2 = ? Assim como no conjunto dos naturais, podemos representar todos os inteiros sem o ZERO com a mesma notação usada para os NATURAIS. Inteiros não negativos sem o zero Inteiros não positivos sem o zero

Racionais (Q). Q = {a/b | a, b  Z e b  0}. Todo número que pode ser escrito em forma de fração. Exemplos: - Decimais finitos; - Dízimas periódicas; - Raízes exatas; Problema no Conjunto: Como escrever  em forma de fração?

3,14159265... Este não é um número Racional, pois possui infinitos algarismos após a vírgula (representados pelas reticências) 2,252 Este é um número Racional, pois possui finitos algarismos após a vírgula. 2,252525... Este número possui infinitos números após a vírgula, mas é racional, é chamado de dízima periódica. Reconhecemos um número destes quando, após a vírgula, ele sempre repetir um número (no caso 25).

Há quatro formas de se apresentarem os números racionais: Frações (próprias ou impróprias), números mistos (que é uma variação das frações impróprias), números decimais de escrita finita e, por fim, as dízimas, que são números decimais em cuja escrita aparecem períodos numéricos infinitos. Eis alguns exemplos: Fração: ¾ Numeral misto: 1 ½ Números decimais de escrita finita: 8,35 Dízimas: 8,2323...; 1,23555... ; 7,23965965965...;

Irracionais (I). Raízes inexatas; Decimais infinitos e não periódicos; O "IRRACIONAIS“ é formado por todos os números que, ao contrário dos racionais, NÃO podem ser representados por uma fração de números inteiros. São eles: Raízes inexatas; Decimais infinitos e não periódicos;  = 3,14...; e = 2,72...

. Com o estudo contínuo dos elementos da matemática, os matemáticos se depararam com a necessidade de calcular o comprimento de uma circunferência; e com cálculos contínuos, notaram que um número se repetia para qualquer que fosse a circunferência, número este que outrora foi denominado de número pi (π). Esse número é encontrado através da razão do comprimento pelo diâmetro da circunferência.

Veremos alguns exemplos de números irracionais e notaremos que a sua parte decimal não possui nenhuma estrutura que possa ser fundamentada em forma de fração, assim como ocorre em frações periódicas. Constantes irracionais ou números transcendentais: Números irracionais obtidos pela raiz quadrada de um número: Estes são os números irracionais, cujo valor da última casa decimal nunca saberemos.

Reais (R). o conjunto dos números Reais é formado por todos os números Racionais junto com os números Irracionais, portanto: Q  I = R.