a)Se constrói numa relação entre um eu e um tu;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS
Advertisements

Letramento: um tema em três gêneros
Leitura: Abordagem Discursiva
Um vocabulário para a interpretação
REGRAS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO
ANÁLISE DE DISCURSO ENI P. ORLANDI
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 3
Sérgio Elias Vieira Cury
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
ATIVIDADE SOCIAL E DIVERSIDADE
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
GÊNERO TEXTUAL: CARTA GÊNERO EPISTOLAR.
Rotina na Alfabetização:
8 bons presentes que não custam um centavo. 8 bons presentes que não custam um centavo.
Atribuição de significados
Linguística, Semântica e Terminologia
Habilidad lingüística comunicativa
Produção textual Turmas 02m1, 02m2 e 02m3 Profª.: Maria Anna
TEXTO E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO
GênerosTextuais Tipos textuais.
Como elaborar resumos O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração envolve habilidades.
Textualidade e textualização
Diretrizes para leitura e análise de textos
Linguagem verbal.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 3: Textualidade. Articulações sintáticas e relações semânticas.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 4 – Tipos e fatores de coerência.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
A tradução como retextualização
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
REGRAS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO Quem faz as regras? Uma introdução à hermenêutica.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
(. ) Os textos nunca dizem tudo
Viviane Yamane da Cunha
Entendimento de Texto INTRODUÇÃO Aulas 1 a 5.
Universidade Castelo Branco - UCB
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
CIED I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO Grupo de Estudos do Discurso da Universidade de São Paulo Linguística Textual: LINGUÍSTICA TEXTUAL:
Objetivo Geral Refletir sobre questões relativas à leitura e compreensão do gênero textual charge.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC – SP MARCADORES CONVERSACIONAIS Hudinilson Urbano.
Profª: Luciana Tavares
1. CONCEPÇÕES DE TEXTO É a ocorrência lingüística, na modalidade escrita, de qualquer extensão, dotada de significação. Textos têm unidade semântica e.
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
O texto: construção de sentidos
Escrita e Práticas Comunicativas
O contexto da fala Oralidade e escrita são duas práticas sociais e não duas propriedades de sociedades diversas. A fala tem sido vista na perspectiva da.
Flávia Guerra Pinto Coelho Völker
O texto e suas propriedades 1ª parte
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Como redigir um bom texto?
LEITURA: O QUE É? Criatividade
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
A Linguagem E seus termos.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
Concepções de língua(gem), leitura, escrita e suas implicações para o ensino na área de ciências exatas e tecnológicas. Prof. Me. Chico Arruda.
Fala e escrita KOCH, INGEDORE V.; ELIAS, VANDA MARIA. LER E ESCREVER: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2009.
Organização e análise de dados qualitativos Anamélia Lins e Silva Franco FRB, 2007.
O texto: construção de sentidos
ANALISE TEXTUAL Aula 9 - Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia.
ESTILÍSTICA Estudo do estilo que é o resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade.
Transcrição da apresentação:

a)Se constrói numa relação entre um eu e um tu; “...um texto é o produto de uma atividade discursiva onde alguém diz algo a alguém. [...] Em resumo, “uma seqüência verbal escrita coerente, formando um todo acabado, definitivo, publicado‟ a)Se constrói numa relação entre um eu e um tu; b)Opera com elementos que, sozinhos, são insuficientes para produzir um sentido fixo; c)Inevitavelmente tem um significado, construído na produção e na leitura, resultado das múltiplas estratégias possíveis de interpretação compartilhadas por uma comunidade lingüística, a que apelam tanto autor quanto leitor.” (GERALDI, J.W. Portos de passagem. 2aed. SãoPaulo: MartinsFontes, 1993. pp.98 e104.)

“É sabido que, conforme a perspectiva teórica que se adote, o mesmo objeto pode ser concebido de maneiras diversas. O conceito de texto não foge à regra. E mais: nos quadros mesmos da Linguística Textual, que tem no texto seu objeto precípuo de estudo, o conceito de texto varia conforme o autor e/ou a orientação teórica adotada.” (KOCH, Ingedore V. O texto e a construção dos sentidos. SãoPaulo: Contexto, 1997. p.21.)

“Pode-se definir texto ou discurso como ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal.” (COSTA VAL, M.G. Redação e Textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991, p.3)