Principais Aspectos da Avaliação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Manual dos Coordenadores de Polo de Apoio e Treinamento
Orientação – acesso ambiente virtual
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
Em 2013, a aplicação dos testes do SAEP seguirá o seguinte cronograma:
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Estudos de Caso.
Manual do Aplicador.
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
I REUNIÃO DE PAIS 06/02/2014.
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
Responsáveis: Elsa Pereira Timoteo e Cinira P. Prado
#3-0-1 Unidade 6: Capacitação e Supervisão. Questões de Aquecimento: Instruções Durante os próximos cinco minutos, responda às questões de aquecimento.
Ministério de Minas e Energia
Programa Ler e Escrever
Semana Pedagógica 1° Semestre 2014
SUMÁRIO CARACTERÍSTICAS DA AVALIAÇÃO DE SISTEMAS
SAEB 2011 Aneb e Prova Brasil
FIQUE SABENDO de novembro a 1º de dezembro
Principais Aspectos da Avaliação
Lembretes importantes
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Tema: Procedimentos de Logística e de Aplicação das
Logística das Aplicações do SARESP
Tema: Características do Saresp 2011
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Oficina de Apropriação de Resultados
Encontro com os Coordenadores de Avaliação das Diretorias de Ensino: Articulando as Dimensões Técnico-Operacionais.
Oficina de Apropriação de Resultados
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
Procedimentos de referenciação e avaliação
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Encontro com os Coordenadores de Avaliação Articulando as Dimensões Técnico ‐ Operacionais Atribuições e Procedimentos de Aplicação.
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
DESENHO DO.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Secretariado de Exames
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
São Paulo, 18 e 19 de outubro de 2011
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Melhor Gestão, Melhor Ensino
PROJETO FOCO NO SARESP SETEMBRO/2015.
Semana do SARESP/SAEB /10/2015 CGEB/CIMA
SARESP/ 2012 ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR DE ESCOLA. Caberá ao Diretor da Escola, entre outras atribuições: Organizar, com antecedência, o processo de aplicação.
O SisPAE e a Avaliação em Larga Escala
SAEB E ANRESC LOGÍSTICA PARA DIRETORES BRAGANÇA PAULISTA 2015.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Transcrição da apresentação:

Principais Aspectos da Avaliação

SARESP Informações Julgamento Decisão Ação Finalidade e desenho da avaliação Instrumentos de avaliação Treinamento das equipes envolvidas SARESP Divulgação dos resultados Aplicação da avaliação Uso dos resultados Melhoria do ensino Informações Julgamento Decisão Ação

Abrangência da Avaliação

** 537 Municípios aderiram *** 174 Escolas do SESI Rede de Ensino Aluno Turma Escola Estadual 1.663.908 53.441 5.024 ETE* 18.556 492 170 Municipal ** 733.151 29.289 3.267 Particular*** 53.127 1.774 204 Total 2.468.742 84.996 8.665 Base de dados: 30 de agosto/2013 – SEE/Cadastro de alunos * Centro Paula Souza ** 537 Municípios aderiram *** 174 Escolas do SESI

Calendário das Provas Data Prova Anos/ Série 26/11 Língua Portuguesa 2º, 3º e 5º anos EF Redação (amostra por rede de ensino) 5º ano EF Língua Portuguesa e Matemática 7º e 9º anos EF e 3a série EM

Data Prova Anos/ Série 27/11 Matemática 2º, 3º e 5º anos EF Redação (amostra por rede de ensino) 7º e 9º anos EF e 3a série EM Ciências Ciências Humanas (Geografia e História)

Horário de Início das Aulas Horário das Provas Horário de Início das Aulas Período de Aplicação Turmas que iniciam entre 6h45 e 10h59 Manhã Turmas que iniciam entre 11h e 16h59 Tarde Turmas que iniciam a partir das 17h Noite Turmas de horário integral

Duração das provas para o aluno: 3h Permanência mínima: 1º dia: 2h 2º dia: 1h e 30 minutos Alunos c/necessidades educacionais especiais e alunos que farão Redação: acrescentar 1 hora.

Instrumentos Avaliação Orientação Controle Manuais Formulários e SIS Cadernos de Provas e Folhas de Respostas Questionários de Contexto Avaliação Orientação Manuais Controle Formulários e SIS

Instrumentos de Avaliação

Referenciais das Provas do SARESP Habilidades Conteúdos Competências Por disciplina e ano/série avaliadas Matrizes de Referência para a Avaliação Currículo do Estado de São Paulo – SEE Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs

Itens pré-testados: habilidade avaliada, adequação da linguagem (enunciado, alternativas, suporte do item) ao ano/série avaliada, grau de dificuldade e de discriminação do item. Novidade para 2013: resultados do 3º EF na mesma escala do 5º EF à 3ª EM.

Cadernos de Provas 2º e 3º anos do Ensino Fundamental Língua Portuguesa Matemática

Características das provas: Questões abertas 2 Cadernos de Provas diferentes por turno (manhã e tarde) e área avaliada LP: 6 questões (2º EF) e 8 (3º EF) MAT: 15 questões (2º EF e 3º EF)

Exemplar do Caderno de Prova do Professor: LP e MAT e por turno Folhas de Respostas pré-identificadas separadas do Caderno de Prova Serão utilizadas no trabalho de correção das provas

5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM Língua Portuguesa Matemática Ciências Humanas (Geografia e História)

Características das provas: Questões objetivas de múltipla escolha Diferentes Cadernos de Provas: 26 Cadernos para LP e MAT 21 Cadernos para Geografia/História 7º e 9º EF e 3ª EM: Cadernos de nº ímpar começam com LP e Cadernos de nº par com MAT; esse mesmo procedimento ocorre com Geo e Hist

Caderno de Prova e Folha de resposta são pré-identificados com o nome do aluno. Folha de resposta é parte integrante do Caderno de Prova – última capa do Caderno de Prova.

5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM Cadernos de Redação 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM Gêneros avaliados: Carta de leitor – 5º ano EF Narrativa de aventura – 7º ano EF Artigo de opinião – 9º ano EF e 3ª série EM

Redação: amostra de 10% de alunos por rede de ensino. Caderno de Prova e Folha da Redação são pré-identificados com o nome do aluno.

Cadernos de Provas Especiais 3º, 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM

Provas especiais: alunos cadastrados no CIE/Prodesp (Agosto/13) Versão em braile - (267 provas) Ampliada - (2.941 provas) Nº turmas: 3.016 envolvendo todas as rede de ensino Por ano/série e disciplina Provas especiais: alunos cadastrados no CIE/Prodesp (Agosto/13)

Aplicação das Provas 2º e 3º anos EF Professores do 1º, 2º e/ou 3º ano EF da escola trocando de turma.

5º, 7º e 9º EF e 3ª EM Professores trocando de escola (Convocação – Rede Estadual). Escolas municipais e particulares que não comportem a troca de professores de escola: Professores de turma, ano/série diferentes e, preferencialmente, de disciplinas diferentes.

Durante a realização da prova, somente o aplicador e os alunos devem permanecer na sala de aula. Exceção: outro professor para auxiliar alunos com necessidades educacionais especiais.

Correção das Provas

2º e 3º EF – correção descentralizada Provas: L. Portuguesa e Matemática: PCOPs de Ciclo I Professores coordenadores Professores do Ciclo I Roteiros de Correção – LP e MAT/Vídeo Apresenta as orientações para correção das provas e transcrição das respostas dos alunos.

5º, 7º e 9º EF e 3ª EM Prova de Redação: Vunesp Provas objetivas:

Questionários de Contexto Coletar informações sobre características socioeconômicas dos pais e alunos e perfil da gestão escolar realizar estudos dos fatores associados ao desempenho dos alunos.

Questionários de Pais e Alunos e folhas de respostas: 3 tipos 2º, 3º e 5º anos EF 7º e 9º anos EF 3ª série EM Aplicação: respondido em casa pelos pais e alunos Informativo aos diretores Devolução somente das Folhas de Respostas lacradas

Questionários da Equipe Escolar: (somente para a rede estadual) Diretor Professor coordenador Professores das áreas avaliadas Aplicação: on-line em plataforma web no site da SEE

Instrumentos de Orientação

Agenda de Trabalho Destinada aos coordenadores de avaliação e diretores de escola.

Características da avaliação. Calendário das provas. Instrumentos da avaliação. Estrutura das equipes. Cronograma do Saresp (ações de capacitação e principais atividades). Relação dos municípios participantes. Resolução do Saresp.

Manual de Orientação Destinado aos coordenadores de avaliação, diretores de escolas, agentes Vunesp e apoios regionais.

Três partes: Orientações: etapas do processo avaliativo, atribuições das equipes, materiais destinados aos treinamentos e à aplicação, processamento e divulgação dos resultados.

Logística: procedimentos operacionais e de logística e cronograma. Suporte e Comunicação: plantão para esclarecimentos de dúvidas e contatos.

Manual do Aplicador

Destinado aos aplicadores – 3 tipos: 2º EF 3º EF 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM

Detalha as atribuições do aplicador e os procedimentos de aplicação das provas. Anexos: modelos de folhas de respostas, formulário de controle da aplicação, termo de compromisso e sigilo do aplicador e lista de presença.

Manual do Sistema Integrado do Saresp Destinado ao agente Vunesp, fiscal, coordenador de avaliação, apoio, diretor de escola e aplicador. Detalha o Sistema Integrado do SARESP (SIS) para cada um de seus usuários.

Instrumentos de Controle

Instrumentos de Controle Sistema Integrado do Saresp – on-line Cadastro e alocação de todos os colaboradores envolvidos na avaliação; Controle do recebimento e devolução de materiais de aplicação;

Registra o Plano de Aplicação das Provas – a ser elaborado pela DE/SME –, detalha por ano/série, turma, o nome dos aplicadores e local de aplicação; Controla on-line a aplicação das provas (por meio de planilhas/ questionários);

Relatórios gerenciais para acompanhamento de todas as etapas envolvidas na avaliação; Disponibiliza materiais para download; Relatório Regional de Acompanhamento da realização da Avaliação (novo).

Instrumentos de Controle Carta de apresentação do fiscal Autoriza e comprova a presença do fiscal na escola.

Formulário do fiscal Registra as atividades desenvolvidas pelo fiscal durante a aplicação das provas.

Termo de compromisso e sigilo do aplicador Preenchido e assinado pelo aplicador antes do início das provas.

Formulários de controle da aplicação – 2º e 3º anos EF Para registrar as ocorrências durante a aplicação das provas, pelo aplicador.

Formulários de Controle da Aplicação – 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM Para registrar as ocorrências durante a aplicação das provas, pelo aplicador.

Formulário de observação dos pais Coleta opinião dos pais ou responsáveis dos alunos sobre a aplicação das provas – cinco pais por período/escola.

Lista de presença dos alunos por turma Preenchida com o nome dos alunos, nº do Registro do Aluno (RA) e nº do Caderno de Prova.

Multiplicação das vídeos Ações de Treinamento Videoconferências Centralizadas Dimensões técnico-operacionais – (Coordenadores das DE e SME-Polo) Uso dos Aplicativos do SIS – (Diretores) Aplicação das provas do 2º e 3º EF Correção das provas do 2º e 3º EF Multiplicação das vídeos

Videoconferências Descentralizadas regionais Retransmissão das videoconferências: Dimensões técnico-operacionais Aplicação e correção das provas do 2º e 3º EF c/suporte dos manuais e vídeo de treinamento

Presencial Descentralizadas – Escolas Divulgação do Saresp Procedimentos e preparação para aplicação Retomada dos procedimentos de aplicação das provas (diretores e fiscais em todos os períodos da escola ) c/suporte dos manuais e vídeos

Presencial Descentralizadas – Vunesp c/suporte dos manuais e vídeos Apresentando o Saresp definindo papéis Procedimentos e preparação para o desenvolvimento dos trabalhos Preparação para a aplicação das redes municipais Preparação dos fiscais

Aplicação dos Questionários dos Pais e Alunos

Atividade Responsável Data Recebimento dos questionários entregues pela Vunesp DE/SME-Polo 15 a 18 de outubro Retirada dos questionários Escola e SME 21 de outubro Aplicação dos questionários (respondidos em casa) Escola 22 a 28 de outubro Devolução para a escola das folhas de respostas lacradas preenchidas pelos pais e alunos Alunos/Pais 29 a 31 de outubro Entrega das folhas de respostas lacradas para a DE/SME-Polo 1º a 4 de novembro Recolhimento das folhas de respostas lacradas na DE/SME-Polo Vunesp 5 a 8 de novembro

Aplicação dos Questionários da Equipe Escolar Rede Estadual Aplicação escalonada Datas Diretores de escola, professores coordenadores e professores dos 2º, 3º e 5º anos EF 18 de outubro a 1º de novembro Professores de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História – 7º e 9º anos EF e 3ª série do EM 2 a 14 de novembro Repescagem para todos 15 a 20 de novembro

Material de Treinamento Caixa por escola Manuais: Orientação; Aplicador; Fiscal; SIS Agenda de Trabalho Vídeo de Treinamento

Material de Prova Caixas por Escola e por dia de aplicação Indicação de 1º e 2º dias de aplicação com tarja colorida

1º dia – azul 2º dia - vermelho Caixas com Material de Aplicação das Provas 1º dia – azul 2º dia - vermelho

Identificação das caixas Escola Rede de Ensino Estadual – letra “E” Municipal – letra “M” Particular – letra “P” Paula Souza (ETE) ‐ letra “S”   Códigos de controle Conteúdo da caixa Código de barra

Provas Especiais 1- Braile: embalada em pacote plástico, devidamente identificado, armazenado em caixa específica (exemplar do Caderno de Prova). 2- Ampliada: embalada em pacote plástico específico, devidamente identificado, armazenado na caixa da escola.

Identificação dos Pacotes com Cadernos de Provas e Cadernos de Redação Folha de Rosto Colorida por ano/série

Folha de Rosto

Conteúdo das Caixas com Material de Aplicação Planilha de controle de recebimento de material (1 por dia de aplicação - 1ª caixa da Escola de cada dia) Pacote com Instrumentos de Controle (1ª caixa da Escola do 1º dia de aplicação) Pacotes de provas por turma

Materiais de Aplicação

Conteúdo do pacote de provas (5º, 7º, 9º EF e 3ª EM) Folha de rosto Cadernos de Prova Reserva de Cadernos de Prova (3 por turma) Lista de presença Formulário de controle de aplicação 2 Pacotes plásticos identificados para devolução Instrumentos de Avaliação - Folhas de Respostas, Formulário de Controle da Aplicação e Lista de Presença Folha de Rosto - Cadernos de Prova

Conteúdo do pacote de provas (2º e 3º EF) Folha de Rosto Cadernos de Prova Reserva de Cadernos de Prova (3 por turma) Exemplar da Prova do Professor Lista de presença Formulário de controle de aplicação 1 Pacote plástico para devolução Instrumentos de Avaliação – Folha de Rosto, Cadernos de Prova, Formulário de Controle da Aplicação e Lista de Presença

Conteúdo do pacote dos instrumentos de controle (escola) Folha de rosto Formulário de observação dos pais Termo de compromisso e sigilo do aplicador Formulário do fiscal Pacote plástico identificado para devolução

Atenção Garantir na sala de aplicação a presença exclusiva do aplicador. Em hipótese alguma poderão ser utilizados Cadernos de Prova/Redação pré-identificados de alunos que faltarem no dia da aplicação.

Alguns Cadernos de Prova começam com questões de Língua Portuguesa e outros com questões de Matemática. A mesma sistemática é usada com os Cadernos de Prova de Geografia e História.

O Caderno de Redação somente será entregue ao aluno após o preenchimento da Folha de Respostas da Prova Objetiva. Depois que o aluno conferir seus dados, o aplicador destacará a Folha de Redação.

Todos os alunos com necessidades educacionais especiais participarão da avaliação e será oferecido a eles um tempo maior para a realização das provas.

Para o aluno que fará prova em braile ou ampliada, haverá no pacote da turma o Caderno de Prova original, pré-identificado. O aplicador deverá proceder da seguinte maneira:

Prova ampliada: destacar a Folha de Respostas do Caderno de Prova original, utilizá-la para transcrever as respostas do aluno e acondicioná-la no pacote da turma.

Prova em braile: destacar a Folha de Respostas do Caderno de Prova original, utilizá-la para transcrever as respostas do aluno e acondicioná-la no pacote da turma. O Caderno de Prova especial deverá voltar na mesma embalagem que fora enviado (pacote/caixa).

Análise das Ocorrências Data de reaplicação – analisada caso a caso. Turmas com número de alunos maior que o número de Cadernos de Prova (incluindo os reservas) – programar outra atividade. (Consultar o SIS)

Os materiais de aplicação devolvidos fora do prazo – não serão processados. Verificação cuidadosa dos pacotes nas escolas. Os instrumentos de controle ficarão disponíveis no SIS.

Pagamento dos Colaboradores Data de pagamento: até 8 de janeiro de 2014.

Aplicador (atuou fora de sua sede de exercício): R$ 65,00 por período .Fiscal: R$ 60,00 por período Diretor de escola (rede estadual): depende da distância do município/DE

Distâncias do Município/DE Valor 0 a 50 km 130,00 51 a 100 km 150,00 acima de 100 km 200,00