Desenvolvimento da Consciência Fonológica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
Advertisements

Memorizando as clothes
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
OFICINAS: JOGOS E BRINCADEIRAS.
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
ASPECTOS FORMAIS DA OBRA SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
Portefólio de Turma Baraçal.
ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO JOSÉ PANIAGO PROFESSORA: ANGELA SPALANZANI
O EGA chega à Escola.
Destinatários O TEXTO POÉTICO Alunos de 5º e 6º anos.
Nome Integrantes do grupo e Professor Orientador
alfabetização INTRODUÇÃO
Banda desenhada A banda desenhada combina imagens com palavras. O texto aparece em balões (pensamentos, falas, gritos, sons…) ou em legendas.
EB1 nº3 de Lagos Nome do estabelecimento: EB1 nº3 de lagos Nome do agrupamento: Agrupamento Vertical de Escolas de Lagos Morada: Avenida da República Telefone:
Texto poético.
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
NOME: ANO: TURMA: PROFESSORA: DATA:
 Após ter apresentado o projecto a outros professores, três colegas de língua portuguesa, disponibilizaram-se para participar e para nos ajudar a pô-lo.
Desenvolver a Consciência Fonológica… Instrumentos e Actividades
LEITURA EM INGLÊS ATRAVÉS DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Atividade_3.8_MarciaCessel
ORGANIZANDO-SE PARA O TRABALHO
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Resumo.
Organizando o trabalho pedagógico
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Vamos compartilhar poesia
Fernando Pessoa Suzete Beppu..
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
LEITURA COMPARTILHADA
Desenvolver a consciência fonológica (4.ª sessão)
Introdução à Computação Prof. Walter Mascarenhas Segundo semestre de /09/04 MAC110.
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
PROFª Leila de Souza Ganem
Etapas de uma sequência didática
Animais em extinção Nome: Patrícia Lopes Santhusa Pacheco
Algoritmo Triângulo Problema: Precisa-se de um programa capaz de ler três valores para os lados de um triângulo e verificar se os lados fornecidos formam.
Sugestões de Diagnóstico DA LEITURA E DA ESCRITA
TEXTO POÉTICO Algumas noções
POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”
PROFª. Leila de Souza Ganem
Leitura e escrita PALAVRAS SOLTAS Formação de Língua Portuguesa
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 2ª Semana
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
Uma proposta de discussão
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
PROFESSORES ENVOLVIDOS: ALESSANDRA LOPES DAIANE BARBOSA.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Carmen Cinara Edrimara Mirtes Pomerode, 14 de setembro.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Aventuras com Chapeuzinho Vermelho
Texto escrito: a entrevista
ALGUNS CONSELHOS. NOME: Fonte da imagem:
GRAMÁTICA I – Módulo 7 Análise de questões.
Texto escrito: o diário
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CED CURSO DE PEDAGOGIA PROFESSORA: Maria Aparecida Lapa de Aguiar
ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA
TÍTULO/ASSUNTO PRINCIPAL
ORIENTAÇÃO TÉCNICA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento da Consciência Fonológica Formação de Português

2º ano A – “O abecedário Maluco” de Luísa Ducla Soares O livro foi apresentado aos alunos e foi lido o texto.

Conversámos sobre o que são rimas e escrevemos alguns exemplos no quadro. Verificámos que alguns alunos ainda não tinham noção do que são rimas. Outros não sabiam que palavras rimam com o seu nome.

Fizeram leitura do texto e identificaram as rimas

Para trabalho de casa investigaram 3 nomes que rimam com os seus nomes.

Construímos em grande grupo um poema com os nomes dos alunos da turma tendo cada um dito o verso referente ao seu nome.

Por fim os alunos passaram o poema para o papel e fizeram a leitura do mesmo.