ARCADISMO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

O romantismo I – Contexto Histórico.
Barroco.
Arcadismo ou Neoclassicismo
Principais Características
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
ARCADISMO NEOCLASSICISMO.
Literatura Prof. Henrique
Arcadismo Século XVIII.
CLASSICISMO O Classicismo refere-se, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético, que os classicistas.
Tomás Antônio Gonzaga Tomás Antônio Gonzaga (Miragaia, 11 de agosto de 1744 — Ilha de Moçambique, 1810), cujo nome arcádico é Dirceu, foi um jurista, poeta.
Arcadismo no Brasil Contexto Histórico.
ARCADISMO (ou NEOCLASSICISMO)
ARCADISMO.
Classicismo.
Arcadismo no Brasil (segunda metade do sec. Xviii e início do sec XIX)
Os períodos literários
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Barroco Profª Neusa.
O PROJETO LITERÁRIO DO ARCADISMO ( )
CARACTERÍSTICAS DA S ESCOLAS LITERÁRIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
ARCADISMO Iluminismo é a denominação dada ao conjunto das tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvidas no século XVIII, como consequência.
ARCADISMO ou NEOCLASSICISMO séc. XVIII - Setecentismo
Arcadismo ou Neoclassicismo:
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
ARCADISMO Literatura                                                                                               O pintor francês Watteau é o grande.
Arcadismo (Neoclassicismo)
ARCADISMO Arcádia – região montanhosa da grecia antiga que segundo a mitologia grega era habitada por poetas e pastores. Em Portugal foi criada a Arcádia.
RENASCIMENTO CULTURAL
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
O Homem Letra da Musica de Roberto Carlos.
POÉTICAS DO SÉCULO XVIII.
O Arcadismo no Brasil.
LITERATURA COLONIAL 01 PERIODIZAÇÃO 1. Literatura Colonial
CLASSICISMO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Luís de Camões, Rimas Síntese da unidade.
SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO
LITERATURA INFORMATIVA
ARCADISMO.
ROMANTISMO.
IFES – Venda Nova do Imigrante
Arcadismo Introdução.
Arcadismo Profª. Indianara..
UFTM Universidade Federal do Triângulo Mineiro Curso de Letras
Arcadismo/Neoclassicismo
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
Barroco Prof.ª Jéssica Gravino.
ARCADISMO NO BRASIL: CLÁUDIO MANUEL DA COSTA
ARCADISMO Introdução.
Um certo dia, um homem esteve aqui.
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
Arcadismo – século XVIII
Neoclassicismo e Romantismo
ARCADISMO Pontos importantes.
Arcadismo Principais datas Publicação das Obras Poéticas, Cláudio Manuel da Costa;
Hídrias Dora Ferreira da Silva.
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
Os Lusíadas Estrutura 10 cantos 1102 estrofes 8816 versos-decassílabos heróicos e sáficos 8ª rima (ababababcc)
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Momento Histórico: Portugal,Brasil e Mundo. Barroco.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. Pecê. Colégio Santa Cecília Literatura Brasileira Professor: Paulo César (Pecê) ARCADISMO.
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
Transcrição da apresentação:

ARCADISMO

Os efeitos da Contra-Reforma foram sentidos durante todo o século XVII e manifestaram-se fortemente na arte barroca. No século XVIII, entretanto, os esforços dos artistas e intelectuais concentram-se no combate tanto à mentalidade religiosa quanto às formas de expressão do Barroco. Assim, a arte neoclássica, que no Brasil se manifestou sob a forma de Arcadismo, procura resgatar o racionalismo e o equilíbrio do Classicismo do século XVI como meio de combater a influência do Barroco.

Essa postura foi associada imediatamente à metáfora das “luzes”, que iluminariam a cultura barroca, dominada pelas “trevas” e pelo obscurantismo religioso. O grande símbolo da postura iluminista foi o físico Isaac Newton. Na base de seus estudos, a tríade definidora do Iluminismo: a Razão, a Natureza e a Verdade. No âmbito estético, o iluminista se mostra saudosista, buscando reviver os modelos da Antiguidade Clássica.

Na Grécia Antiga, a Arcádia era uma região montanhosa, habitada por pastores. Já na Antiguidade, a região era vista como um lugar mítico, onde os habitantes associavam o trabalho á poesia. No século XVIII, Arcádia passa a designar as agremiações de poetas clássico-renascentistas que deveriam seguir as regras clássicas. Por esse motivo, a expressão Neoclassicismo passou a ser utilizada como sinônimo de Arcadismo.

Características literárias do Arcadismo Desenvolvimento de temas bucólicos, ligados à natureza, retratando a tranquilidade da vida rural. Imitação dos antigos, principalmente nas referências à mitologia e na observância das regras de composição. Simplicidade linguística. Desenvolvimento de temas clássicos, referidos por expressões latinas que os definem: fugere urbem (fuga da cidade), aurea mediocritas ( valorização das coisas simples), locus amoenus ( lugar tranquilo), inutilia truncat ( “cortar o inútil”, eliminar os excessos). Designação dos poetas e suas musas como pastores e pastoras; os poetas adotavam pseudônimos latinos para eles e suas amadas.

O ARCADISMO PORTUGUÊS O Ano de 1756 é marcado pela fundação da Arcádia Lusitana, assinalando a chegada do Arcadismo a Portugal. O Arcadismo português coincidiu com o momento em que o Marquês de Pombal ( Sebastião José de Carvalho) liderava a economia e a política do país. Nomeado primeiro-ministro pelo rei D. José I, procurou elevar Portugal à condição das demais nações européias

Bocage nasceu em Setúbal (1765) e morreu em Lisboa (1805). A amada “Gertrúria” ( pseudônimo de Gertrudes da Cunha de Eça), casou-se com o irmão mais velho de bocage, durante o período em que este esteve em Macau, depois de ter desertado da carreira militar. Desiludido, entregou-se à vida boêmia. Convidado a ingressar na Nova Arcádia, adotou o pseudônimo de Elmano Sadino (anagrama de Manoel e referência ao rio Sado, que banha Setúbal). Sua poesia na fase inicial tem uma acomodação aos clichês árcades: pastores, pastoras, ovelhinhas, rios e pastos tranquilos. Uma vez livre dos clichês árcades, a poesia de Bocage floresce e passa a prenunciar um lirismo carregado de subjetividade e sentimento, próprio da estética do Romantismo.

Olha Marília, as flautas dos pastores Que bem que soam, como estão cadentes! Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, não sentes Os Zéfiros brincar por entre as flores? Vê como ali beijando-se os Amores Incitam nossos ósculos ardentes! Ei-las de planta em planta as inocentes, As vagas borboletas de mil cores! Naquele arbusto o rouxinol suspira, Ora nas folhas a abelhinha para, Ora nos ares sussurrando gira. Que alegre campo! Que manhã tão clara! Mas ah! Tudo o que vês, se eu não te vira, Mais tristeza que a morte me causara. BOCAGE, Obras de Bocage.