Planejamento de Experimentos Aplicação ao SCAE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa qualitativa x pesquisa quantitativa
Advertisements

João Luiz Fernandes e Aura Conci Universidade Federal Fluminense
O método científico em Psicologia
Abordagens qualitativas e quantitativas.
Gerenciamento do escopo
Sumário – Metodologia/21-06
Prof. Esp. Mick Lennon Machado
Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses
NOÇÕES PRELIMINARES.
HOSS, Osni 2003 HOSS, O. Dr. 1 Prof. Osni Hoss, Dr. - Metodologia da Pesquisa Científica temaproblemaobjetivos.
Por Que o Pesquisador Social Utiliza a Estatística
PESQUISA E DADOS BARBETTA, Pedro Alberto. ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS. 7.ed. Florianópolis : Ed. da UFSC, CAPÍTULO 2
Análise de Alimentos Introdução à Análise de Alimentos
Modelagem e simulação de sistemas
I Seminário de Modernização Fazendária do Estado do Pará GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA CADASTRO SINCRONIZADO.
Data 09/12/08 Integração de Estudos Macroeconômicos para Planejamento Fiscal I Seminário Nacional de Cooperação e Integração Fiscal.
PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE EXPERIMENTOS
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Pesquisa HOSS, Osni.
Portfólio de Matemática
UFRPE – Modelos de Qualidade Teresa Maciel
ICC2 Aula 5 Fábio Nakano.
J. Landeira-Fernandez Ética e Ciência
Experimentos Fatoriais
ME623 Planejamento e Pesquisa
PLANEJAMENTO M I METODOLOGIA: S Ã O RESULTADOS AMBIENTE EXTERNO
Conceito de Controle Estatístico de Processos - CEP
Práticas Investigativas
Classificações Econômicas no Brasil Set/2003 Classification Workshop Santiago - Chile.
CONCEPÇÃO, PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
Samara Pereira Docente FSA/Assistente Social do IFPI
Etapa Estatística Planejamento Análise Estatística Efeito de sequência
QUAL O REAL IMPACTO DA ESTATÍSTICA NO DESENHO EXPERIMENTAL, NOMEADAMENTE NA PREVISÃO DE METODOLOGIAS E NA ANÁLISE DE RESULTADOS?
PLANEJAMENTO DO EXPERIMENTO
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
Introdução à Estatística
A Metodologia da Pesquisa Clínica
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
MEDIDAS ELÉTRICAS Prof. Samuel Bettoni.
Estatística e Probabilidade
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
EQUIPE.
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
Antecedentes da padronização Antecedentes da padronização Enfoque da Produção de Estatísticas Enfoque da Produção de Estatísticas.
Seminário de Desburocratização do Registro e Legalização de Empresas no Estado de Rondônia 17 e 18 de Agosto de 2005 Sistema de Codificação CNAE-Fiscal.
Projeto Completo de Redes Ópticas com Topologia em Hierarquia
NOÇÕES DE ESTATÍSTICA.
SINIEF – Marco institucional na área fazendária estadual e federal.
CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE E REGIONALIZAÇÃO Conselho Nacional de Saúde – setembro 2013.
FMIE / MIE - 2º ano Economia 1º ano NI 1 Unidade 2 – FONTES DE INFORMAÇÃO. Porque a necessidade de fontes de informação? Que Informação? Que.
Aula 6. Delineamento amostral
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Capítulo 2 – Tipos, Fontes e Formas de Coleta de Dados
CNAE-Fiscal Novo degrau na padronização nacional.
CNAE-Fiscal Novo degrau na padronização nacional.
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA Prof. Ronei Baldissera.
MAPS: Um Modelo de Adaptação de Processos de Software Ciro Carneiro Coelho Orientador Prof. Hermano Perrelli de Moura.
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
MEDIDAS DE DISPERSÃO Profa Ana Clara Guedes. MEDIDAS DE DISPERSÃO Observe os dois quadros abaixo e compare a Dispersão dos pontos azuis, em torno do ponto.
- INSTITUIÇÃO - COMPOSIÇÃO - COMPETÊNCIA - ORGANIZAÇÃO REGIMENTO INTERNO DA SUBCOMISSÃO DA CNAE- FISCAL.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes Amostragem.
NOÇÕES PRELIMINARES. Propostas desse estudo Identificar os fatores que ajudam no processo de planejamento e controle da investigação; Identificar os fatores.
Transcrição da apresentação:

Planejamento de Experimentos Aplicação ao SCAE Eliana Zandonade Estatística elianaz@cce.ufes.br

Sumário Problema estatístico a ser resolvido Noções básicas do planejamento de experimento Como escolher uma base de dados representativa para o projeto Propostas de base de dados Atividades atuais

Definir uma base de dados representativa que Problema estatístico Definir uma base de dados representativa que tenha como missão: 1) aferir a capacidade de classificação dos classificadores manuais; 2) estudar os modelos quanto a sua capacidade de resolver o problema proposto no projeto, considerando as particularidades; 3) calibrar os modelos automatizados propostos (baseados em aprendizado); 4) aferir a capacidade de classificação dos modelos propostos; 5) comparar estatisticamente estes modelos.

Planejamento Experimentos Da metodologia científica temos: Problema definido Planejamento do experimento: organização da pesquisa experimental Cálculo do Tamanho da amostra Coleta dos dados Análise estatística do problema Conclusões

Pesquisa Experimental Definição: Experimentos aleatórios são situações que ao serem repetidas nas mesmas condições não produzem o mesmo resultado. Definição: Planejamento de Experimento é uma atividade necessária para se descobrir informações sobre um processo ou sistema em particular

Processo a ser estudado: dicionário tabela cnae 2.0 conhecimento das regras Fatores controláveis contrato social texto livre ......... x1 x2 xp Entrada Saída Processo Y códigos descritores ......... zq interpretação Codificação errada z1 z2 Fatores incontroláveis

Método do Planejamento O delineamento é um teste ou uma série de testes que modifica propositalmente as variáveis de entrada para observar mudanças nas variáveis de saída.

Conseqüências da Utilização Redução da variabilidade; Redução de tempo; Redução de custos.

Três princípios Básicos REPETIÇÃO ALEATORIZAÇÃO FORMAÇÃO DE BLOCOS OU ESTRATOS

Nossa base de dados Repetição: Para cada código CNAE precisamos ter mais de um objeto social. O número de objetos sociais em questão depende da dificuldade de classificação de cada documento. Podemos, no entanto, definir que todos os documentos têm o mesmo grau de dificuldade e assim definir um número mínimo de documentos de cada código. Vamos chamar aqui de código, o código da atividade principal.

Nossa base de dados Aleatorização: Os objetos sociais devem ser escolhidos aleatoriamente, incluindo todas as possibilidades em todas as unidades da federação.

Nossa base de dados c) Formação de estratos: Definição das possíveis fontes conhecidas de variação de classificação dos códigos, como por exemplo as três esferas do governo: federal, estadual e municipal, os Códigos no nível hierárquico de subclasse e as demandas regionais (sul, sudeste, centro oeste, nordeste e sul).

Nossa base de dados BASE 1: dados da central de dúvidas do IBGE (texto da atividade principal, perguntas do IBGE e o código atribuído pelos especialistas). Ver documento! Ver Protótipo de avaliação BASE 2: dados de objeto social das prefeituras de Vitória e Belo Horizonte (texto das atividades e códigos atribuídos pelos órgãos). Ver documento!

Nossa base de dados BASE 3: Dados da pesquisa econômica do IBGE. Em torno de 30 mil empresas. Dados da atividade principal, perguntas e códigos. Ver documento! BASE 4: Base montada para os experimentos do projeto. Será criado um protótipo de entrada de dados com texto livre de atividades, perguntas adicionais e estes dados serão classificados pelos classificadores manuais. Ver documento!