SICCA Sistema do Controle de Comércio de Agrotóxico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

A TARGET.IT surgiu da iniciativa de profissionais da área com a finalidade de prover soluções e softwares para WEB e integrações entre sistemas. Atuando.
Monitoramento da execução do Projeto Travessia Social
SIGES Sistema de Gestão de Estabelecimentos
Cadastro Único do Governo Federal Projeto CadÚnico 7
PROGRAMA SIPIA NO PARANÁ
Visão Geral de Projetos
Reunião de Kick-off Projeto para Implantação do Modelo ITIL v2 Sebrae Nacional Luciano Muniz Flávio Oliveira Cleber Sousa Fabrício Carlos 21 de agosto.
Documentação de sistemas / processos
COMISSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA
1. Motivação 2. Patrocinador e Responsável 3. Escopo da Solução 4. Premissas 5. Restrições 6. Recursos 7. Departamentos Envolvidos 8. Cronograma 9. Aprovação.
Superintendência de Programas e Projetos - SPP Período: Julho/2008 Superintendência de Programas e Projetos - SPP Relatório de Progresso do Projeto Projeto.
Projeto Informações Gerenciais
Procedimentos Fábrica
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO - SEPLAG Coordenadoria de Gestão de Compras - COGEC Célula de Estratégia de Compras DIRETRIZES.
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS MARCO LEGAL MARCO LEGAL - LEI Nº O marco legal de avaliação do PPA 2004/2007 é constituído pelo Art. 12 da Lei nº ,
Belo Horizonte, 16 de Junho de 2008
Belo Horizonte, 28 de março de 2011
Belo Horizonte, 16 de Junho de 2008 Proposta de Projeto.
Arlon Cunha Eduardo Moschetta Felipe Varga Giovani Facchini Renato Frederico V. da Costa Rossana Queiroz Gerência de Projetos – 2005/2 Professor: Cândido.
Capacitação para o Gestor Setorial SIAD Gestão de Projetos
Implementação de Sistemas
Prefeitura Municipal de Campinas Secretaria de Saúde
Projeto para Desenvolvimento de Sistema
Requisitos Funcionais e Não-Funcionais/ Documento de Requisitos
Projeto para Desenvolvimento de Sistema
Escritório Virtual Londrisoft Informática
MOBILIZAÇÃO PARA A OFICINA DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Gerenciamento de Implantação
Ministério de Minas e Energia
Estruturação do processo de rastreabilidade bovina e bubalina
Projeto: Capacitação em GP
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOTELEIRA
ENTERPRISE RESOURCE PLANNING NA
9º Encontro da Qualidade com a RBMLQ-I Auditoria da Qualidade
Engenharia de Requisitos
Sistema de Protocolo Eletrônico Integrado do Poder Executivo - UPO
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
Projeto de implantação de um software
Equipe André L. Schikovski Anderson C. Oliveira Felipe Pazinatto Jean Armstrong Rene G. Costa Ciclo Santos.
REUNIÃO TÉCNICA SIGVIG
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Projeto Melhorias de Adquirência Portfólio de Projetos 2012/13
CONSULTA PÚBLICA SEPLAG/PMMG 001/2007 Concorrência para Aquisição de Viaturas e Serviços de Gestão da Frota com Manutenção julho/2007.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Click to edit Master subtitle style 11/18/09 Gerenciamento de Congressos Carlos M., Daniel R., Rafael H. e Caio G. Desenvolvimento de Software III – 2010/1.
Convênio de Cooperação Técnico-Científico – Gestão de Tecnologia da Informação na FAPESPA   Coordenação: Profa. Dra. Carla Alessandra Lima Reis Prof.
ADS – 5º Semestre Trabalho de Conclusão de Curso
Apresentação Fábrica IESolutions
Rafael MAREGA Renato ADOLFS Bruno OLIVEIRA Daniel GEVAERD Juliana MACHADO.
Profª Daniela Mota Análise de Sistemas Profª Daniela Mota
Gestão de Projetos Daniel T. Vieira Benjamin Anversa Vitor Inoue Diogo Andrei Schroeder João Vitor Schlindwein.
TÉCNICO I – REDE EXTERNA
Projeto Engenharia de Software e Técnicas de Programação Avançada
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
1. Estudo do layout e reade- quação do espaço físico 2. 1ª fase do Sistema de Designação de Juízes Substitutos desenvolvido 3. 2ª fase do Sistema de Designação.
1. Formulário de pesquisa para envio às áreas desenvolvido 2. Regras de funcionamento da pesquisa para a intranet editadas 3. Link disponível na intranet.
Análise de viabilidade de adoção do SCMP concluída Cronograma de implementação negociado Instalação validada Migração dos dados realizada Equipes de negócios.
Projeto Ser Competente Gerente do projeto: Henrique Fagundes Carvalho Patrocinador: Maria Cristina Gonçalves Discacciati Data de status: 04/12/
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
SOLUÇÃO PRONIM E-SOCIAL
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão, aplicado na Homologação.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
A produção dos dados educacionais deve ser conhecida pelo Diretor e, após consolidado, os mesmos devem ser analisados, pois, refletem a realidade de cada.
Análise de viabilidade de adoção do SCMP concluída Cronograma de implementação negociado Instalação validada Migração dos dados realizada Equipes de negócios.
1. Formulário de pesquisa para envio às áreas desenvolvido 2. Regras de funcionamento da pesquisa para a intranet editadas 3. Link disponível na intranet.
CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL - 2º SEMESTRE/2006 RESULTADO FINAL DO CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL 2º.
Transcrição da apresentação:

SICCA Sistema do Controle de Comércio de Agrotóxico Proposta de Projeto SICCA Sistema do Controle de Comércio de Agrotóxico Belo Horizonte, 23 de Agosto de 2010 1

Ficha Técnica GERENTE DO PROJETO Nome: Thales Almeida Cargo: Fiscal Agropecuário- Engenheiro Agrônomo Fone: (31) 3235-3426 ANALISTA DO PROJETO Nome: Alexandra Silva G. Ribeiro Fone: (31) 3235-3408 Leonardo: descrição das tarefas realizadas de 16/01 a 23/01 2

Dados do Projeto JUTISFICATIVA: O decreto federal nº 4074 de Janeiro de 2002 e a Portaria 862 de Agosto de 2008 do IMA estabelece que até o 5º dia útil dos meses de janeiro e julho de cada ano, as revendas de agrotóxicos enviem eletronicamente um relatório sobre o controle de estoque do semestre anterior. Atualmente o Estado de Minas Gerais possui 914 revendas que inserem dados em um sistema (SISAGRO) e a firma que desenvolveu o software não demonstra interesse em continuar a dar assistência. O programa não tem manutenção a 3 anos. Sendo assim justifica-se o desenvolvimento de um novo sistema pois o atual vem se tornando a cada ano desatualizado, com tecnologia ultrapassada não atendendo dessa forma os usuários. Com o novo sistema, o IMA terá maior rastreabilidade na fiscalização, já que os dados serão inseridos por município/propriedade aumentando a qualidade e eficácia da fiscalização no campo. Leonardo: descrição das tarefas realizadas de 16/01 a 23/01 3

Dados do Projeto Controlar o comércio de agrotóxico em MG OBJETO: Desenvolver e implantar um sistema de controle do comércio de agrotóxicos no Estado de Minas Gerais OBJETIVOS: Controlar o comércio de agrotóxico em MG Rastreabilidade durante as fiscalizações de uso de agrotóxico ESTRATÉGIA DO IMA: Gestão eficaz com sistemas de informação integrados e processos otimizados . PRAZOS: DATA DE INÍCIO: 23/08/2010 DATA DE TÉRMINO: 10/12/2010 CUSTO DO PROJETO: R$ 0,00 Leonardo: descrição das tarefas realizadas de 16/01 a 23/01 4

Escopo (o que) Desenvolvimento do sistema Relatórios O QUE VAI SER FEITO: Desenvolvimento do sistema Relatórios Teste com usuários Manual do usuário Divulgação do software Leonardo: descrição das tarefas realizadas de 16/01 a 23/01 5

Escopo (o que) Integração com o SIDAGRO O QUE NÃO VAI SER FEITO : Leonardo: descrição das tarefas realizadas de 16/01 a 23/01 6

Vantagens e Benefícios (Por que) Informações mais confiáveis para a área técnica já que o sistema atual não teve manutenção e atualizações sobre a inserção de dados. O IMA será pioneiro em adotar um sistema de controle de agrotóxico on-line em nível de propriedade rural, podendo ser acessado por todos os ESEC’s. O SICCA servirá como base para o desenvolvimento de um sistema de controle do comércio de produtos veterinários. Maior subsídio para o desenvolvimento dos trabalhos do núcleo ambiental do IMA. O desenvolvimento de um novo software irá minimizar o suporte às revendas durante o período de envio dos relatórios, possibilitando maior disponibilidade da área de informática. Leonardo: descrição das tarefas realizadas de 16/01 a 23/01 7

Matriz de responsabilidades (Quem) Órgão Setor Responsável Atribuições E-mail Telefone IMA GDV Thales Almeida Gerente do projeto agrotoxico_gdv@ima.mg.gov.br 3235-3426 GPM Informática Bruno Silva Câmara Desenvolvedor do sistema bruno@ima.mg.gov.br 3235-3409 GPM Alexandra Silva G. Ribeiro Analista do projeto alexandra.silva@ima.mg.gov.br 3235-3408 Nataniel Nogueira Apoio Técnico e Executivo nataniel@ima.mg.gov.br 3235-3440 ACS Paulo Renato Couto de Carvalho Divulgação da implantação do sistema acs@ima.mg.gov.br 3235 3504 DGE Dr. Altino Rodrigues Neto Apoio executivo e tomada de decisão dge@ima.mg.gov.br 3235-3503 VGER Antônio Carlos de Moraes vger@ima.mg.gov.br 3235-3480 DPGF Eunice José dos Santos dpgf@ima.mg.gov.br 3235-3465 DTEC Pedro Luiz Ribeiro Hartung Apoio executivo, técnico e tomada de decisão dtec@ima.mg.gov.br 3235-3449 8

Critérios de aceitação e Encerramento das Etapas PRODUTO CRITÉRIOS DE ACEITAÇÃO DE CONCLUSÃO DA ETAPA Desenvolvimento do sistema Diagramas documentados Módulos desenvolvidos Diagramas condizentes com o sistema Módulos funcionando integrados e corretamente Desenvolver os relatórios; Relatórios desenvolvidos Relatórios com informações fidedignas Teste com usuários Versão de homologação pronta para o teste Sistema testado e funcionando corretamente Manual do usuário Manual descrito Manual disponível no SICCA e no site do IMA Divulgação do software Software divulgado nas 914 revendas Atingir no período de envio de relatório 100% de cadastro das revendas Leonardo: descrição das tarefas realizadas de 16/01 a 23/01 9

Critérios de Encerramento do projeto PRODUTOS META UNIDADE DE MEDIDA RESPONSÁVEL LIMITES Desenvolvimento do sistema 01 Unidade Bruno Câmara Diagrama DDL e DER; Módulos Desenvolver os relatórios; Relatórios com mínimo de informações disponibilizado pelo sistema anterior. Teste com usuários 10 Revendas Máximo de 10 erros encontrados no sistema Manual do usuário Manual Manual entregue junto com o sistema Divulgação do software Software Paulo Renato Conhecimento do software nas 914 revendas Leonardo: descrição das tarefas realizadas de 16/01 a 23/01 10

Stakeholders (Partes interessadas) Revendas de Agrotóxicos MAPA FORNECEDORES E/OU PARCEIROS EXTERNOS GDV- agrotóxico Coordenadorias Regionais Escritórios Seccionais GPM- informática DGE Leonardo: descrição das tarefas realizadas de 16/01 a 23/01 VGER GPM DTEC GDV ACS FORNECEDORES E/OU PARCEIROS INTERNOS 11

Riscos Descrição Causa Conseqüência P I C Contramedidas Responsável Prob x Imp = Risco Descrição Causa Conseqüência P I C Contramedidas Responsável Até Impossibilitar a implantação do software Mudança para a Cidade Administrativa sem os servidores de informática Atraso na entrega do sistema A Instalar o sistema na própria máquina Bruno Câmara Durante todo o projeto Atraso no término do projeto Alocação do desenvolvedor do sistema em outras áreas Não cumprimento do prazo; Utilização do SISAGRO no próximo ano Cronograma realista considerando as demandas do analista de sistema Início do projeto Leonardo: descrição das tarefas realizadas de 16/01 a 23/01 12

FIM Thales Almeida agrotoxico_gdv@ima.mg.gov.br