Agroecologia e tecnologia social – um caminho para a sustentabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRIMEIRO PRINCÍPIO: O SOLO TEM VIDA MANEJO ECOLÓGICO DO SOLO
Advertisements

Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
O que é Educação Ambiental?
Alimentos: qualidade e modos de vida
Turma B: Adelina, Ana Carolina, Amélia,
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
GEOGRAFIA.
Projeto de Inclusão produtiva e social
AGRICULTURA DE PRECISÃO
EXPOSIÇÃO HUMANA À AGROTÓXICOS NA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?
PROJETO INTEGRADOR ADMINISTRAÇÃO – 1.SEM PROFa. ZÉLIA HALICKI
Sustentabilidade da Agropecuária Brasileira:
Informativo Número 1 | Abril de 2012 | Botucatu/SP Realização : Financiamento: Apoio: Prefeitura Municipal de Botucatu Subsecretaria.
PROGERIRH / PRODHAM.
Energia limpa.
A certificação de sistemas e produtos rurais usando emergia
Introdução a Ciência do Solo
Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável
Gestão Sustentável do Uso da Energia
A CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS E PRODUTOS RURAIS USANDO EMERGIA. ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DO SÍTIO “DUAS CACHOEIRAS”. Dr. Enrique Ortega Professor, FEA, Unicamp,
Marcos Djun Barbosa Watanabe , Prof. Dr
Seminário Lançamento CF 2011 Esforços da Economia Solidária Esforços da Economia Solidária.
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
Heitor Oliveira de Souza Diretor Administrativo
Agroecologia.
11 AVALAIÇÃO DOS MODELOS DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE: um estudo bibliográfico de seu escopo e abrangência. Francisco I. Giocondo César (IFSP)
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
D ESTRUIÇÃO DE FONTES DE ALIMENTOS SELVAGENS Genética e Questões Socioambientais Profª: Silvia Molina Mariana Gomes Vanessa Bassinello.
Alternativas para a recuperação de áreas degradadas na Amazônia
Iniciação Científica º Série/EM.
Agroecologia.
Agroecologia.
Curso Agroecologia e Tecnologia Social:
EDUCADORES AMBIENTAIS
Dom Pedrito Bacharelado em Enologia Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável Prof. Dr. Cleiton Stigger Perleberg Eng.º Agrônomo.
Curso Agroecologia e Tecnologia Social:
Curso Agroecologia e Tecnologia Social: um caminho para a sustentabilidade Eng. Agr. Dr. Luiz Augusto F. Verona (EPAGRI) Prof. Marcio Gonçalves (UFFS)
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
IEP Introdução à Engenharia de Produção
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO
Neoquímica como ferramenta de assimilação conceitual UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Nádya Pesce da Silveira, Lucas Sartori Piatnicki Instituto.
Programa da Disciplina
Agricultura Regenerativa
O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e os PCNs
1 Professor Dr. Murilo Battisti Professor Ms. Silvestre Braguini Filho Metodologia Científica
AGRICULTURA ORGANO BIOLÓGICA
CLÁUDIA PICCININI ISABEL MARTINS
ASPECTOS DA ECONOMIA AMBIENTAL
Tecnologia em Agronegócio
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MG
1 Grupo de Agroecologia e Agricultura Orgânica (GAO); Campus UFV; Metodologia de trabalho do GAO O Grupo é formado por uma equipe.
O GAO é um grupo composto por estudantes de diversos cursos que discutem muitos assuntos importantes e atuais como agricultura orgânica, alimentação saudável,
Titulo do Projeto Nome do (a) bolsista
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
Compostagem: Construção e Benefícios DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA
Impactos econômicos das áreas de APP e Reserva Legal nas propriedades agrícolas familiares do Estado de São Paulo. Érica Silva Mendonça Eng. Florestal,
Aula 5. Diversidade e Agrobiodiveridade
Concepções em Educação Matemática
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
TÍTULO TAMANHO 60 NEGRITO JOÃO DA SILVA Universidade A, MARIA DE SOUZA Universidade B,
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Permacultura Uma breve Introdução Ian Mikael Paiva LGN0479-PEEG-2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO AGRÍCOLA Sistemas de Produção e Processos de Trabalho.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – CAMPUS PROFESSORA CINOBELINA ELVAS
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Curso de Ciências Contábeis - 6º Período Princípios e conceitos de administração econômico financeira Por: Prof.ª Paula Trindade Contato:
Transcrição da apresentação:

Agroecologia e tecnologia social – um caminho para a sustentabilidade

Módulo 2 – Agroecologia – aspectos teóricos e conceituais Curso Agroecologia e Tecnologia Social – um caminho para a sustentabilidade Ministrantes da Rede CONSAGRO: Luiz Augusto Verona, Marcio de Medeiros Gonçalves, Sergio Roberto Martins Módulo 2 – Agroecologia – aspectos teóricos e conceituais

Capítulo 1 – Introdução ao tema Agroecologia – aspectos teóricos e conceituais Capítulo 1 – Introdução ao tema Marcio de Medeiros Gonçalves Eng. Agrônomo – Dr Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó marcio.goncalves@uffs.edu.br

Objetivos Compreender as bases conceituais da Agroecologia como processo de construção social no contexto da sustentabilidade.

Ementa Origens da Agroecologia Aspectos conceituais

Metodologia didático-pedagógica Exposição teórica do tema Leitura individual de textos Exercícios teórico-práticos Realização de teste com base nos exercícios

Capítulos do Módulo 1- Introdução ao tema 2- Origem da Agroecologia 3 – Conceitos 4 – Aplicações

LITERATURA DE BASE: Marco referencial em Agroecologia. Embrapa Informação Tecnológica, 2006. 70p. AQUINO, A.M. de; ASSIS, R.L., Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. EMBRAPA Informação Tecnológica, Brasília, DF, 2005. 516 p GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000. Minhocário campeiro de baixo custo para agricultura familiar. Comunicado Técnico 171, Embrapa Clima Temperado, 2007.

LITERATURA DE BASE: SCHIEDECK et al. Minhocultura em camadas: um manejo para otimizar o minhocário na propriedade familiar. Comunicado Técnico (Embrapa) Nr. 172, 2007. FILHO, M. M. et al. Manejo de pragas em hortaliças durante a transição agroecológica. Circular técnica 119, Brasília, Embrapa, 2013. SCHIEDECK et al. Minhocultura e produção de húmus para a agricultura familiar. Circular Técnica (Embrapa Clima Temperado) Nr. 57, 2006.

Páginas eletrônicas: Associação Brasileira de Agroecologia – Revista eletrônica -http://www.aba-agroecologia.org.br/revistas/

PERGUNTAS FUNDAMENTAIS: O que é Agroecologia? É possível fazer agroecologia? Ecologia é igual a agroecologia? Como começou? Qual a utilidade da agroecologia hoje?

Aspectos fundamentais introdutórios Diversos estudos apontam que a produção de alimentos hoje se dá através de uma relação insustentável do homem com os recursos naturais

Aspectos fundamentais introdutórios Necessariamente a valorização deste campo do conhecimento chamado agroecologia vem desta necessidade de melhorar ou tornar mais eficiente a relação homem x recursos naturais, com vistas a produção de produtos agrícolas (alimentos ou outros como fibras etc)

Aspectos fundamentais introdutórios O modelo atual de agricultura é predominante, ou seja, dados apontam que de 70 a 95% da agricultura hoje é praticada segundo uma base tecnológica idêntica. Apesar de hoje suprir nossas necessidade alimentares, a qualidade e a manutenção no tempo desta produção é questionada.

Aspectos fundamentais introdutórios Os principais aspectos considerados como negativos nos sistemas de produção de alimentos hoje são: degradação do solo e impactos no meio ambiente (ar, água e biodiversidade) contaminação dos trabalhadores rurais e consumidores com agrotóxicos relações de mercado que desfavorecem a agricultura familiar

Aspectos fundamentais introdutórios Desconexão do homem com a natureza (não sabemos de onde vem, nem de que forma é produzido nosso alimento) Considera a natureza como externalidade da economia, ou seja, considera a economia como um sistema fechado; Considera a economia como um sistema e a natureza como um de seus subsistemas;

Ventos de mudança Ao redor do mundo, ventos de mudança sopram, e a Agroecologia representa parte deste esforço, com ênfase na produção agrícola no contexto da sustentabilidade. Um dos fatos históricos que impulsionaram isso foi a ECO 92, ocorrida no Rio de Janeiro onde foi referendado pelos países participantes o paradigma da sustentabilidade.

Ventos de mudança A globalidade humana, fato bastante moderno, tende a globalizar problemas e soluções. Por isso a Agroecologia tem hoje vertentes similares ao redor do mundo, e utiliza ao máximo os recursos materiais e imateriais para compor soluções locais.

Ventos de mudança A Agroecologia constitui-se num campo do conhecimento que busca não somente o aumento de eficiência dos sistemas, mas a mudança estrutural nestes sistemas como ferramenta de transformação.

Você chegou até aqui!! Parabéns!! Passe direto para o capítulo 2. AGRADECEMOS A SUA PARTICIPAÇÃO !!! Você chegou até aqui!! Parabéns!! Passe direto para o capítulo 2.