I Conferência Brasileira de Mulheres na Física Mulheres nas Ciências Básicas Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas Rio de Janeiro -, 17-18 agosto de 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acta Cirúrgica Brasileira no Medline
Advertisements

Política de Incentivo no Âmbito do Programa Nacional de DST e Aids
TÍTULO – Centralizado, Arial 45
Metas de Atividade Física Health People 2010 Efetividade da intervenção.
Qualidade de vida relacionada à saúde
Fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis: Inquérito domiciliário no município de São Paulo,
OGMs na Agricultura Mundial e Brasileira
Dos brasileiros, 11,6% com mais de 12 anos já usaram drogas...
Bom (boa) dia tarde noite !!.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SITUAÇÃO DIDÁTICA 12:16:33 DRE - ARAGUAÍNA.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
1ª Reunião Extraordinária do 1º semestre de 2007 PAUTA: ENADE 2006.
PERSISTÊNCIA.
Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos NOVAS GERAÇÕES.
PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA – DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE OSASCO
A Indústria de Intermediários de Síntese Desempenho em 2006 Isaac Plachta Presidente do C.A. da IQT 21 de novembro de 2006.
PotenCial ElÉTRICO Universidade Federal do Paraná
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
CONDOMÍNIOS FECHADOS O PRÓS E OS CONTRAS Camila D’Ottaviano.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Controle Social Palestrante: Dra. Zilda Arns Neumann
1.
JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA.
Casos de sucesso de São Carlos - SP em TI Encontro Nacional de Tecnologia da Informação para os municípios e do software público brasileiro Apresentação.
Matemática e Educação Ambiental.
29/3/2014Prof. José Arnaldo B. Montevechi1 Pesquisa Operacional Universidade Federal de Itajubá Informações sobre o trabalho final.
O Ensino de Probabilidade Paulo Cezar Pinto Carvalho IMPA.
I – Informação Digital – Trabalho Grupo Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA DISCIPLINA: CIENCIAS DO AMBIENTE PROFESSOR(A): SELMA MARIA DE ARAUJO ALUNO:
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ
Ministério do Meio Ambiente 28, 29 e 30 de novembro Brasilia Fortalecendo o Sistema Nacional do Meio Ambiente Ministério da Educação.
Direito Desportivo Novos rumos legais PARCERIAS NO FUTEBOL Ivandro Sanchez.
José Eduardo Bevilacqua Divisão de Qualidade das Águas
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. A TEIA É O ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUE REVELA AO BRASIL A RICA PRODUÇÃO CULTURAL DOS PONTOS.
Paulo E. Lovato; Jacinta V. Soares
Legislativo, Democracia e Liberdade Seminário. Legislativo e Sociedade: uma perspectiva educacional Rildo Cosson.
App mobile de voluntariado com Geolocalização
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Aluno: Israel Paulo Araujo Carvalho Mat.: Professor: Luis Sebastião – 2010/02 ESTÁGIO SUPERVISIONADO Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Projeto v.i.d.a. 1 31/3/2014. Projeto v.i.d.a. 2 31/3/2014 Projeto v.i.d.a. Uma iniciativa: Com apoio:
1 31/3/ Projeto V.I.D.A. Uma iniciativa: Com apoio:
Para administração de testes motores voltados à avaliação do componente de força/resistência muscular, em geral, recorre-se à utilização de pesos adicionais,
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
Frações Professor: Graciano Pianezzer Beletti.
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Vírus A maior de todas as pragas virtuais.
José Esdras Costa Lopes
Probabilidade Condicionada. Acontecimentos Independentes.
Números de 0 a 1,000,000,000 É uma dúvida de muitos estudantes do nível básico como dizer os números em inglês. Segue abaixo a lista de 0 a 1,000,000,000.
ECONOMIA NACIONAL.
Economia brasileira plano real e seus desdobramentos cap. 16
I SEMINÁRIO AIDS UM DESAFIO MISSIONÁRIO DE SETEMBRO DE SÃO PAULO - SP
Desindustrialização: Qualificações,
Probabilidades e Combinatória Distribuição de Probabilidades
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Triângulo de Pascal. Propriedades das Combinações ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
Datas da Páscoa 1980 à 2024.
Ensino fundamental e Mudanças
Transcrição da apresentação:

I Conferência Brasileira de Mulheres na Física Mulheres nas Ciências Básicas Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas Rio de Janeiro -, agosto de 2012 Suely Druck - Universidade Federal Fluminense

Mulheres e o Prêmio Nobel Literatura -12 Paz-15 Química -4 Física – 4 (homens=190) Medicina - 7

Prêmios na Matemática-1 Fields-1936 Abel Homens Medalha Fields: 52 Prêmio Abel: 9 Mulheres Medalha Fields: 0 Prêmio Abel: 0

Medalha Fields: Previsão e Esperança A female Fields Medalist is predicted to surface once every 103 years. SEX DIFFERENCES IN MATHEMATICAL APTITUDE, La Griffe du Lion Vol 7Number 2 – July 2005 Is There Hope for a Female Fields Medalist ? Elevar-se acima de si mesmo e compreender o mundo

Premiadas em Matemática-2 International Mathematical Olympiad-IMO (1959) 962 medalhas de ouro sendo 38 para meninas Lida Goncharova- (Alemanha) Tanya Khovanova- (URSS) 1989/90/91-Evgenia Malinnikova (URSS) 1995/96 - Maryam Mirzakhani (Rep. Islâmica do Irã) 1999/00- Suh Hyun Choi (Coréia do Norte) 2002/03-Ana Caraiani (Romênia) 2005/06-Ju Gang Nam (Coréia do Norte) 2008/09/10/11-Lisa Sauerman (Alemanha) Dados recentes: participação feminina 10% premiação feminina 4%

Premiadas em Matemática-3 International Mathematical Olympiad-IMO (1959) Participação do Brasil : 1978 Meninos:7 ouros Meninas:0 ouros Participação: prata 2003-MH MH bronzes 9 alunas em 200 participantes 4,5%

Voici ce que jai trouvé Sofie Germain Último Teorema de Fermat Não existem inteiros positivos, x, y e z tais que x n +y n =z n, n>2. Pierre Fermat Andrew Willes O Último Teorema de Fermat - S. Sigh

International Mathematical Union (1950) I. Daubechies ( ) Sociedade Brasileira de Matemática (1969) K. Teneblat ( ) S. Druck ( / ) Gestão em Matemática

Premiadas em Matemática-4 Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) Nível I - 45% Nível II - 20% Nível III - 7%

Entender essa situação Sócio-cultural Trabalho x demandas da família Preconceito e estereótipo Restrições organizacionais das instituições acadêmicas Ausência de mulheres em posições de tomada de decisões

Entender essa situação O efeito cumulativo de diversos fatores foi criar barreiras infraestruturais que impactam o número de mulheres nas ciências básicas, e logo nas carreiras científicas e tecnológicas

Uma questão social Gender Gap Index(GGI)- World Economic Forum/ PISA 2003/ GGI Ambientes com igualdade em gênero resultam igualdade de gênero no desempenho em Matemática. Teorema: A razão meninas/meninos em todos os níveis de desempenho em Matemática cresce monotonamente com a inteligência geral da população. Isto é: quanto mais inteligente o país mais as meninas teem desempenho semelhantes ao dos meninos.

A relação entre cultura e o desempenho das mulheres na Matemática Dos 12 pa íses com a pior participação no PISA( ), 9 são muçulmanos ou latino-americanos, dominados por uma cultura machista e que não se destacam por facilidade cognitiva. O QI médio nacional é estimado em 90.1 Kazaquistão, Colômbia, Tunísia, Argentina, México, Brasil, Tailândia, Romênia, Chile, Bulgária, Uruguai e Turquia,

O mais importante: iniciativas Mix: Física, Matemática, Engenharia (STEM) Criar uma Fundação(?) Adolescentes & Pesquisadoras Programa intenso de atividades Divulgação

Olimpíadas de Matemática p/ Meninas Chinese Girls Mathematical Olympiad (CGMO) European Girls Mathematical Olympiad (EGMO) Contra A matem ática era o mais democrático dos esportes. Competições mixtas para matemática demonstravam o espírito de igualdade na comunidade matemática. Favor Ajudar as meninas talentosas em matem ática se sentirem menos isoladas e discriminadas Promover a idéia de que matemática também é para mulheres Promover para a sociedade a imagem de mulheres matem áticas

É possível chegar lá ? Confiança é 90% da batalha! E a maternidade?

Muito obrigada!

Preconceito Suas demonstrações são inacreditavelmente surpreendentes. Eu não tinha precebido que era tão simples.(não era!) Eu tentei por uma semana e você resolveu em 1 hora. Como eu sou estúpido! Qual é a fonte das suas soluções e idéias matemáticas? Tanya Khovanova