MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Novo cenário da EAD nos cursos superiores
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
A Política Nacional de Educação: contexto,diretrizes e referenciais da educação profissional técnica de nível médio e especificidades para a área da saúde.
Instrumentos de Avaliação - MEC
CG/DDPE/SETEC/MEC Brasília – Comitês Executivos 21 de maio de 2007
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Diretrizes para os Institutos Federais
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Referencias de Qualidade adotados na Adaptação de um Curso a Distância
FORMAL NO BRASIL: Outros Desafios Contemporâneos
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
CONAE 2010 Formação de Profissionais do Magistério e Educação a Distância Carlos Bielschowsky (substituindo o Prof. Celso Costa, diretor da Capes) Ministério.
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
SABERES E PRÁTICAS EM EAD: FORMANDO PROFISSIONAIS ATUANTES Verônica D. L. Araújo FUNDAJ Rita Melo UFPE.
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
PANORAMA GERAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.

Palestra – Capacitação SEAD / PROGESP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Diretoria de Políticas de Direitos Humanos e Cidadania
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SETEC/MEC Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Educação a Distância panorama Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
1° Encontro.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Marco regulatório da Educação a Distância João Roberto Moreira Alves CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016.
ESTRUTURA ADMINISTRATIVA Aprovada pelo Colégio de Dirigentes através da Deliberação nº 08/2012, de 29/10/2012, com base na Estrutura Organizacional de.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
O papel pedagógico do órgão gestor
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Expansão da Educação a Distância nos Institutos Federais integrada à Rede e-TEC Brasil Brasília, fevereiro de 2013.

Objetivos Promover a integração e a ampliação da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica Interiorizar e democratizar o acesso à EPT Ampliar as ofertas de cursos técnicos, cursos FIC e cursos de formação de profissionais para a EPT Integrar a educação a distância e a educação presencial Expandir o uso das TICs, como forma de inclusão digital Difundir o uso das tecnologias educacionais nos cursos presenciais Fomentar a formação continuada para produção e uso de tecnologias educacionais

Reorganização da Rede e-TEC Brasil Descentralização de papéis de regulação da EaD na EPT Papel da SETEC Papel dos conselhos superiores dos IFs Reorganização do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e implicações na Rede e-TEC Expansão do currículo referência Financiamento de material didático Definição do modelo de EaD para os Institutos Federais integrado com a Rede e-TEC Consolidação da EaD e do uso das tecnologias educacionais Alinhamento do financiamento institucional Polos com infraestrutura privilegiada

Organização e definição de papéis GESTÃO SISTÊMICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA GESTÃO DO CAMPUS/ POLO DA REDE E-TEC Conselho Superior Conselho Escolar Reitoria Campus Pró-Reitoria de Ensino Gestão do Ensino Diretoria de Tecnologias Educacionais Gestão de Tecnologias Educacionais

GESTÃO SISTÊMICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Conselho Superior Autorização de funcionamento de polos da Rede e-TEC Autorização de cursos na modalidade a distância Pró-Reitoria de Ensino Políticas e diretrizes para a EaD Políticas para a elaboração e difusão de tecnologias educacionais Supervisão do desenvolvimento dos cursos na modalidade EaD Diretoria de Tecnologias Educacionais Planejamento, coordenação e execução de programas e ações de EaD Fomento à produção de material didático e à difusão de tecnologias educacionais Fomento à formação continuada de servidores em EaD, TICs e tecnologias educacionais Coordenação dos processos de autorização e reconhecimento de cursos na modalidade EaD

GESTÃO DO CAMPUS/POLO DA REDE E-TEC Conselho Escolar (opcional) Aprovação para funcionamento de polos da Rede e-TEC Aprovação para desenvolvimento dos cursos na modalidade a distância Gestão do Ensino Organização do desenvolvimento dos cursos na modalidade EaD Coordenação dos processos de autorização e de reconhecimento de cursos na modalidade EaD do câmpus Gestão de Tecnologias Educacionais Coordenação e execução de programas e ações de EaD Fomento ao desenvolvimento e à utilização de tecnologias educacionais Formação continuada de servidores em EaD, TICs e tecnologias educacionais

Modelo proposto Material didático e objetos de aprendizagem trabalhados em rede Adoção do material de referência Desenvolvimento de objetos de aprendizagem Elaboração ou adaptação de material didático Disponibilização de material didático e objetos de aprendizagem para a rede Atuação colaborativa entre os câmpus Polos especializados, em função da vocação e da atuação Professores como elaboradores, coordenadores e tutores Elaboração de material didático Execução dos cursos

Modelo proposto (cont.) Integração do estudante da EaD ao câmpus (pertencimento) Contratação de professores temporários para os câmpus Especialistas em tecnologias educacionais e EaD Formação continuada para os servidores (uso de tecnologias educacionais) Gestão sistêmica e do polo/câmpus Infraestrutura física e tecnológica Estrutura organizacional Quadro técnico específico PACTUAÇÃO DE AÇÕES E METAS CONTRAPARTIDA INSTITUCIONAL

Estrutura sistêmica: modelo funcional DIRETORIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (Institucional, e-TEC e UAB) MATERIAL DIDÁTICO E OBJETOS DE APRENDIZAGEM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Gestão administrativa Cursos de pós-graduação e formação continuada Cursos de graduação Cursos técnicos Cursos FIC Produção e difusão Material impresso Objetos de áudio e vídeo Objetos digitais Gestão e suporte Video e webconferência Teleconferência Ambiente virtual de aprendizagem 9

Pactuação e contrapartidas Descrição Instituto e-TEC Estrutura organizacional X * Quadro técnico Quadro docente X Infraestrutura física (reestruturação) Equipamentos e laboratórios móveis Material didático (elaboração) X ** Material didático (reprodução) Custeio do funcionamento e da manutenção * Complementação pelo MEC ** Apenas professores