Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Técnicas e Projeto de Sistemas
CLASSIFICAÇÃO E TIPIFICAÇÃO DE CARCAÇAS
CRIAÇÃO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS
Técnicas e Projeto de Sistemas
Curso Técnico Subsequente em Agroindústria Profª Carolina P. Porto.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Prof. Celso Gramática.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
Investigação de Surtos
DIVISÃO INFECÇÃO HOSPITALAR HISTÓRICO E ATIVIDADES
A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA BRASILEIRA
GESTÃO POR PROCESSOS ESTE MATERIAL FOI PREPARADO ESPECIALMENTE PARA NIVELAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE PROCESSOS E É PARTE DO CURSO GESTÃO POR.
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda I FÓRUM DE COMBATE.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
PROGRAMA DE ERGONOMIA.
Metodologias de Construção de Sites
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PPGEP - Jornalismo On-line
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
Técnicas de Amostragem
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
CSC E-CNS CE-235 Sistemas Embarcados de Tempo Real 2° Semestre de 2006 Componente de Software de Computador de Comunicação, Navegação, Vigilância CSC E-CNS.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
Organização e Redução de Custos
“Novas Tecnologias para a Produção de Refeições Coletivas: Recomendações de Introdução para a Realidade Brasileira” Revista Nutr. Jan/Abr 1999 Estela Deyrmendjan.
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1., SOBRENOME, Autor 2…., Verdana, 32, negrito,
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 05
Marketing de Relacionamento
PECO PROGRAMA DE EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DA CAPRINOVINOCULTURA NA REGIÃO SUDOESTE PAULISTA.
A Molécula isolada + excipientes B Molécula modificada a partir da molécula natural Como a molécula é isolada, apenas é patenteável na forma de uma composição.
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA COMO GARANTIA DA QUALIDADE E REGULARIDADE DA OFERTA José Luis Rufino Pesquisador da Embrapa Café Consultor do Projeto Educampo/Sebrae-MG.
Departamento de Engenharia Elétrica
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
SNT/GSM ENTIDADES REPRESENTATIVAS DO SETOR DE SEMENTES NO BRASIL Hugo Villas Boas - SNT/GSM João Henrique H. Vieira - Abrasem Brasília, setembro 2002.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ELETROBRÁS - PROCEL
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Juliana dos Santos Oliveira Mat.:
VELOCIDADE DE REAÇÃO 1.A CONCENTRAÇÃO E A VELOCIDADE DE REAÇÃO 2.A VELOCIDADE INSTANTÂNEA DE REAÇÃO 3.AS LEIS DE VELOCIDADE E A ORDEM DE REAÇÃO.
Tecnologia para Web JavaScript Enrique Pimentel Leite de Oliveira
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
The Data Warehouse Toolkit
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Transcrição da apresentação:

Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto

A palavra zootecnia surge pela primeira vez em 1843, na língua francesa, "zootechnie para designar o conjunto de conhecimentos já existentes relativos à criação dos animais domésticos. A exploração dos animais domésticos já existia antes da criação da palavra, inicialmente tratada como a forma de criar a partir da domesticação dos primeiros animais pelo homem primitivo. O objeto da zootecnia é o animal doméstico, ou seja, o animal que pertence a uma espécie criada e reproduzida pelo homem, dotada de mansidão hereditária e que proporciona algum proveito ao homem.

Para atingir o estado de domesticação, a espécie animal deve possuir os atributos de: fecundidade em cativeiro, de modo que os indivíduos não precisem ser continuamente aprisionados para serem utilizados pelo homem, ter tendência hereditária a mansidão, atributo pelo qual os animais que nascem no cativeiro aceitam facilmente o convívio com o homem e com outras espécies, sociabilidade, característica das espécies dotadas de hábitos gregários, que permite a vida em bando, próprias dos animais em domesticidade.

A Zootecnia é responsável pelo estudo da reprodução, desenvolvimento genético e acompanhamento da nutrição dos animais, bem como a administração das propriedades rurais. Estuda maneiras de prevenir e combater doenças que venham a comprometer a saúde de animais usados em atividades como a pecuária. O objeto de estudo da Zootecnia é o controle da reprodução, aprimoramento genético e nutrição de animais criados com fins comerciais, que visam a aumentar a produção e melhorar a qualidade dos produtos de origem animal.

Essencialmente ligada aos sistemas de produção, a Zootecnia está presente em todas as etapas que envolvem a criação de rebanhos para utilização na indústria alimentícia. Na raiz do trabalho do zootecnista está a busca pela eficiência produtiva.

estudar processos e regimes de criação; avaliar geneticamente o rebanho; selecionar os animais para formação do rebanho matriz para reprodução; determinar o sistema e as técnicas a serem usados em cruzamentos; determinar o sistema e as técnicas a serem usados no pasto; pesquisar as necessidades nutricionais do rebanho e estabelecer a dieta adequada aos animais; planejar e avaliar as instalações utilizadas para a criação de animais; verificar as condições de higiene e da alimentação dos animais; supervisionar a vacinação, a medicação e inseminação dos animais; determinar e acompanhar formas padronizadas de abate, preparação e armazenamento.

1º passo: entre na internet e digite 2º passo: na página do IFTO, clique no link campus Paraíso do Tocantins

3º passo: clique no link publicações

4º passo: clique no nome do professor 5º passo: clique na componente e no material que quer baixar